Menu

Escreva uma carta para o seu ex...

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:27


Sim, isso mesmo! E não somente para o último ex, mas para todas as pessoas com quem você já teve um relacionamento amoroso (ou pelo menos tentou ter um).

Não importa se as lembranças que você carrega desse encontro são boas ou ruins, se os sentimentos que você alimenta em relação a esse passado são de saudades ou de horror.

Mas, principalmente e sobretudo, não deixe de escrever a carta caso você ainda se culpe ou se arrependa ou se ressinta quando pensa nesta pessoa!

E você pode estar pensando: "Mas, Rosana, para que isso? Para que mexer no que vai feder? Para que falar com alguém que nem faz mais parte da minha vida? E pior: para que perder tempo com quem me desperta sentimentos tão desagradáveis, como tristeza, dor, raiva ou mágoa?"

Pois é! É por isso mesmo que quero que você escreva uma carta para essa pessoa!

Porque se você ainda carrega sentimentos pesados e difíceis em relação a essa experiência vivida, você precisa urgentemente se livrar desse "entulho", desse "peso morto" para ficar, enfim, livre e pronta para novas e maravilhosas possibilidades.

O que tem de gente que não consegue viver de um jeito leve e espontâneo porque está o tempo todo remoendo sentimentos ruins do passado, é impressionante! Ou melhor, é muito triste!

E para mudar isso, é preciso que você ressignifique essa experiência dolorosa! É preciso que você olhe para o passado com olhos de presente! Com olhos de aprendizado! Com olhos de gratidão!

"Mas, Rosana, como assim ser grata por alguém que me fez tanto mal, que me fez sofrer tanto?"

Bem, para começar, posso quase apostar que você concordaria com a frase a seguir se a lesse na traseira de um caminhão, numa estrada qualquer:

"Ninguém entra na vida da gente sem motivo. Com todas as pessoas, temos algo a aprender!"

Claro! Parece poesia ou filosofia. E tendemos a gostar disso. Adoramos pensar que nada na vida acontece por acaso e que a vida não erra! Mas na hora de usar essas teorias em nossa própria realidade, por que precisa ser tão complicado?

Por que não aproveitar uma experiência passada para aprender algo que nos ajude no presente e no futuro?

E é exatamente para isso que você precisa escrever a carta para o seu ex. Ou para todos eles. Ou para quantos você achar necessário!

Mas ouça bem! Anota aí! Presta atenção: você não vai enviar a carta! Entendeu? Não é para enviar! A carta não é para chegar nas mãos do dito cujo! É só um exercício de desapego do passado. É um exercício de amor próprio, de limpeza interior, de soltar o que só está servindo para deixar a sua vida contaminada, pesada e difícil. Entendeu???

"Tá, Rosana, mas o que eu escrevo?"

Ótima pergunta! Vou explicar, antes, por que a carta é tão importante!

A carta é algo concreto. Quando você coloca num papel, com tinta de caneta, palavras que revelam seus sentimentos mais profundos, e faz isso de um jeito consciente, gentil e emocionalmente inteligente, você consegue transformar intimamente o seu espaço amoroso.

É como se os sentimentos e pensamentos dolorosos em relação a essa pessoa do passado estivessem ocupando toda a sua disponibilidade de viver a vida que você quer, de encontrar alguém que esteja em sintonia com o amor que você realmente merece viver.

Ao escrever a carta, você vai limpar seu coração. Você vai desobstruir esse espaço. Vai arejar e permitir que floresça ali o seu melhor. E, assim, vai atrair o que realmente deseja. Porque enquanto não se livrar desse passado que desperta em você sentimentos pequenos e limitados, não vai sobrar espaço para o novo.

Portanto, trata-se de uma Carta de Gratidão. Isso mesmo. Se você acredita que a vida não erra e que nada acontece por acaso, então é óbvio que o que você viveu com essa pessoa era o que você precisava ter vivido. Ela só foi um instrumento para algum aprendizado muito importante

Sendo assim, ela merece seu reconhecimento e sua gratidão.

Algo como "Querido Fulano, agradeço pelo tempo que você dedicou de sua vida a mim. Agradeço pela sua disponibilidade em servir como meu mestre naquele momento. Por me permitir aprender que eu precisava me amar mais, me respeitar mais e ouvir mais a minha intuição. Agradeço por todas as vezes que suas duras palavras me fizeram doer tanto que finalmente aprendi que o outro só faz comigo o que eu permito. Agradeço por você ter sido um instrumento tão importante do meu amadurecimento e do meu autoconhecimento. (...)"

E por aí vai. Sintonize-se com o seu coração e lembre-se de tudo o que essa pessoa fez e que contribuiu para que você se tornasse melhor e mais preparada para o amor que merece viver.

E, quanto terminar de escrever, faça o ritual de transmutação. O ritual do desapego e do amor próprio.

Esse é um dos exercícios que proponho no meu curso online Viva o Amor que VOCÊ Merece! Porque é impossível viver um presente feliz se você não soltar o que te fez doer, se você não ressignificar as experiências que já viveu.

Não desperdice tudo de bom que a vida está pronta para te oferecer simplesmente porque suas mãos, sua mente e seu coração estão cheios e ocupados com o que já não existe mais e, pior, com o que faz você sofrer de novo e de novo e de novo, infinitas vezes, sem nenhuma necessidade.

Use sua inteligência emocional e afetiva e construa um novo espaço de amor dentro de você. Sua vida será nova. Será como você sempre quis e de fato merece!

>> Venha fazer parte da nova turma do VIVA O AMOR QUE VOCÊ MERECE! Clique e comece agora mesmo sua carta e muitos outros exercícios.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa