Menu

Foco! O excesso é tão prejudicial quanto a falta dele...

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 28/04/2006 11:47:04


Clareza de objetivo, planejamento e persistência são quesitos fundamentais para se conquistar qualquer coisa na vida. Ou seja, dificilmente alguém consegue chegar onde deseja quando não tem foco!

No amor também é assim! Ou você sabe o que quer, faz a sua escolha e toma atitudes coerentes ou, muito provavelmente – mais cedo ou mais tarde – vai ver a pessoa que você deseja nos braços de outra.

Porém, tenho notado que é bem fácil perder a noção de limite quando o alvo é o coração de alguém. Ou seja, foco demais pode ser tão prejudicial quanto foco de menos! Então, qual é a medida ideal?

Muito bem! Em primeiro lugar, a medida é pessoal. Cada um tem de encontrar a sua, baseando-se em seus próprios limites e na intensidade de seus sentimentos. Depois, é preciso reconhecer os parâmetros do bom-senso.

Tem gente que foca só por focar, sem ponderar se realmente está interessado no alvo. Isto está mais para desfoco, como quem atira para todos os lados, do que para atitude de quem realmente sabe o que quer.

Se a idéia é esta – não acertar ninguém – o desfoco pode até ser válido. O único cuidado recai sobre o perigo de atingir algum desavisado e feri-lo deliberadamente, conquistando desafetos desnecessariamente.

Por outro lado, focar demais também pode render preocupações e angústias que só empatam sua vida e lhe roubam a leveza de atitudes. Você fica com a atenção e o coração tão rendidos que perde a noção do todo e, principalmente, não consegue avaliar se tanta dedicação vale mesmo a pena.

Além de facilmente desrespeitar seus limites, aceitando situações que não lhe satisfazem, é bom lembrar que, neste caso, o alvo é móvel, tem vida própria. Quando você se excede, é bem provável que o assuste e ele se afaste.

O fato é que, quando há excesso ou falta, o verdadeiro sentido do foco se perde. A medida certa tem a ver com os sentimentos decorrentes desta arte. Até porque, focar exige destreza, sensibilidade e perspicácia.

Seja para namorar, casar ou simplesmente ser feliz sem rotular o alvo, o ideal é saber onde você deseja chegar. No mais, o processo da conquista precisa lhe render prazer, alegria e, sobretudo, aprendizado... Assim você termina descobrindo que foco de menos te faz sentir vazio e foco demais te faz sentir sufocado.

Deste modo, desejo que sua conquista signifique amadurecimento, afeto e uma doce constatação: a de que a intensidade do seu foco está em sintonia com o ritmo com que bate seu coração...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa