Menu

Homens que nunca se apegam. Será que um dia mudam?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:14


Há quem acredite que são eles, os homens, que comumente não se apegam. Como se as mulheres fossem mais carentes e românticas. Será? Entre rótulos, fórmulas e crenças, penso que, especialmente nos tempos atuais, tanto alguns homens quanto algumas mulheres têm lá suas defesas! E algumas vezes bem radicais!

Mas, convenhamos, é verdade que a nossa cultura ainda abre mais espaço e, de certa forma, compreendem mais -- pelo menos socialmente -- os homens que não querem nada sério, que desdenham do compromisso e, principalmente, do casamento até a morte. A pergunta que todos fazem em torno dele é: até quando?

Se você acredita mesmo que "pau que nasce torto, morre torto", vai defender que tipos assim não mudam nunca. Uma vez "sabonete", sempre "sabonete". Mas eu não acredito totalmente nisso! Claro, pode até ser que os homens tipo George Clooney - solteiro convicto que já chegou a apostar alguns mil dólares afirmando que nunca mais vai se casar - existam mesmo. Embora até o próprio já tenha sido casado. Mas isso não chega a ser, necessariamente, um veredicto eterno de que eles nunca mais vão se render ao amor. Apenas que estão defendidos de alguma grande dor.

Sim, porque toda vez que adotamos uma postura radical, ainda mais sustentando uma promessa para "todo o sempre", é porque estamos tentando nos proteger de alguma decepção sofrida e com a qual foi (e continua sendo) muito difícil de lidar. Porém, não se engane: relacionar-se com tipos assim pode ser uma imensa armadilha.

Sei que muitas mulheres, quando conhecem um sujeito do tipo 'impossível' transformam a conquista numa espécie de desafio e, muitas vezes inconscientemente, enchem-se do desejo de promover um milagre. Algo dentro delas parece se impor: 'comigo vai ser diferente. Ele vai terminar se apaixonando e me assumindo'.

Em geral, essas mulheres entram no relacionamento se dando a desculpa de que também não querem nada sério. De que estão apenas aproveitando o momento. Mas, no fundo, muitas sabem que estão testando seu poder de conquista. E costumam se dar mal.

O fato é que é preciso ouvir o que eles dizem no momento presente. Dificilmente, os homens mentem sobre não estarem dispostos a se dedicar a um relacionamento. Na verdade, nunca vi ou ouvi sobre um que tenha repetido durante anos que não queria se casar e, do nada, tornou-se um ótimo marido.

Se o discurso continua sendo, mês após mês, de que não quer se apegar e de que não vai assumir compromisso, é muito provável que esta seja mesmo uma decisão tomada. E raramente ele vai mudar de ideia. E se mudar, vai mudar também seu discurso.

Portanto, minha dica para as pretensas milagrosas de plantão é que tomem muito cuidado para não viver de frustração após frustração, cultivando frases do tipo 'não tenho sorte no amor', 'tenho dedo podre para escolher namorados', entre outras. Em vez de culpar o mundo por sua mania de se envolver com quem não quer se comprometer, que tal parar e se perguntar qual é o gancho dentro de si que a está prendendo nesse perfil de parceiro?

Pois é fato: se você vive encantada com quem não quer, é porque, no fundo, você também está defendida de alguma dor. Qual? Até quando? E, principalmente, o que é que impede você de buscar ajuda para encontrar recursos a fim de lidar com ela e transformá-la em oportunidades reais de experimentar um amor gostoso e que tem espaço para ser vivido até o fim?

Quer saber que tipo de amor você atrai? Clique aqui para fazer o teste!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa