Menu

Lindo, bem-sucedido e apaixonado por mim? Como?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 09/11/2022 11:46:23


Fiquei pensando, várias vezes, se esse título pareceria arrogante, embora eu acredite nele. Se eu tenho orgulho da minha vida? Demais!!! Demais mesmo. Me amo profundamente por ter chegado onde cheguei, contabilizando, inclusive, os inúmeros erros que cometi e ainda cometo. E não passei a me amar somente depois dessas conquistas. Não mesmo! Já me amava antes! Mas não escrevo isso pra me gabar. Escrevo pra dizer que não sou a única que consegui. E muitas outras pessoas também podem! Você, inclusive!

E talvez você pense algo como "mas você é escritora!", "mas você é especialista em relacionamento", "mas você é isso ou aquilo". Cada um vai ter as suas crenças sobre como e por que tenho um relacionamento tão bacana. Mas eu posso lhe garantir que só existe uma resposta certa para esse como e porquê! Resposta essa que nada tem a ver com quem eu sou hoje e, sim, com quem eu trabalhei pra me tornar. O que conquistei é consequência desse trabalho!

Vou lhe contar a resposta, claro que não detalhadamente, porque isso não é um livro e, sim, um artigo. Mas antes, quero lhe dizer que não nasci escritora, especialista e, modéstia à parte, nem autoconfiante como sou há alguns anos. Tive de construir tudo isso. E antes de construir, tive de desconstruir. Tive de desmontar a mulher que eu acreditava que era para montar a mulher que eu queria ser, ainda que usasse partes da "velha mulher" neste novo modelo.

Se fizéssemos uma metáfora com uma casa, poderíamos considerar que, pra você derrubar boa parte de uma casa pronta e reconstruí-la, precisa conhecer muito bem o terreno, todos os detalhes da casa velha e, principalmente, que casa nova você quer construir, com todos os detalhes, projeto, arquitetura, decoração etc.. Reconhecendo o que é possível mudar e o que não é. E, sobretudo, sendo flexível!

Dificilmente, portanto, uma pessoa conseguiria fazer isso sozinha. Precisaria de ajuda especializada, de pesquisas, comparações e ideias. Precisaria se dedicar, incluindo tempo, dinheiro, paciência e vontade, muita vontade. Quem já viveu um processo como esse, de fazer uma grande reforma, mexendo até na estrutura de uma casa antiga, sabe que não é fácil, mas que dá para obter resultados incríveis.

Pois essa é a resposta certa! O foco não pode estar, em princípio, em quem você deseja encontrar, com quem quer se relacionar. O foco deve estar em quem você é agora e em quem deseja se tornar para que, diante da pessoa dos seus sonhos, você não se pegue com pensamentos do tipo "é muita areia pro meu caminhãozinho". Ou seja, trate de aumentar a caçamba do seu caminhão! Se não, vai passar a vida carregando entulho. O seu e o de outros.

Esse foi o meu foco! Aos 14, minha autoestima era muito, muito frágil. Aos 17, descobri que podia ter namorados, mas era brava, inflexível, cheia de preconceitos e regras. Aos 21, casei-me. Aos 24, separei-me e não conseguia acreditar que tinha dado errado. Fiquei arrasada, inconformada. Perdida.

Podia ter desistido de acreditar no amor neste momento. Mas fui buscar ajuda. Fui reformar a minha casa. O meu ser. Terapia, cursos, leitura, conversas, estudos, observação, tentativa e erro, outras frustrações e muito, muito aprendizado mesmo! E como o tempo não pára até que a gente esteja pronta, vieram os 26, 28, 32, 35.

Durante todo esse tempo, embora tenha me questionado várias vezes sobre por que ainda não tinha encontrado o meu grande amor, nunca, em nenhum momento, deixei de acreditar. Mesmo doendo, mirei nos casos de sucesso. Sempre olhei para os casais felizes. E sempre apostei na possibilidade de superação dos que estavam em crise. Ou ainda na possibilidade de recomeçar.

E a cada passo, mesmo sem ver, fui chegando mais perto. Minha casa foi ficando exatamente como eu sempre sonhei. E mais e mais eu fui me amando e ampliando a caçamba do meu caminhão. Quando vi meu marido pela primeira vez, eu o achei realmente lindo. Mas juro que nem por um segundo eu o achei 'demais' pra mim. Eu estava pronta. E você, está?

Se não estiver, tudo bem. Mas pare de inventar milhões de desculpas, de dizer que amor não existe, que homem é tudo igual, que mulher é interesseira, que ninguém quer nada sério, que os homens não gostam de mulheres independentes e blá, blá, blá! Pare de mentir para si mesmo! E comece agora a agir em busca do melhor que existe em você, de todo o seu potencial.

Dá trabalho! Mas vale muito a pena! Porque, em última instância, não se trata de encontrar o seu grande amor. Trata-se de encontrar a si mesmo - sua pérola escondida!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 263


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa