Menu

O que é e onde está a sua libido?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:29


Muito embora esse termo - ainda desconhecido para muitas pessoas - seja usado com frequência para determinar o quanto uma pessoa sente de desejo sexual, seu significado, dentro da psicologia e do comportamento humano, pode ser entendido de forma bem mais ampla e profunda.

Aliás, quando compreendemos nossa assombrosa complexidade e, mais do que isso, quando nos damos conta do quanto cada parte de nosso ser está intrinsecamente ligada às demais, começamos a ter uma noção mais clara e integral de nossas infinitas e poderosas possibilidades.

Somos capazes de sentir e de experimentar a vida e as relações, incluindo a que temos com a gente mesma, de múltiplas formas e com muitas intensidades diferentes. E à força dessa capacidade podemos também chamar de libido.

Ou seja, libido tem a ver com vontade, energia, entusiasmo, motivação, dedicação. Resumidamente, desejo. Desejo por qualquer coisa que seja. Desejo de ser, em sua mais completa definição.

Portanto, quando você se permite parar e se questionar como anda a sua libido e onde você a tem colocado, qual destino tem dado ao seu desejo, muito provavelmente, vai descobrir que pode estar vivendo uma vida infeliz ou insatisfatória simplesmente por desconhecer esse seu poder.

Isto é, talvez você esteja empregando sua energia em pensamentos, sentimentos, palavras e ações que não colaboram para a realização da sua essência. Que não dão lugar a quem você realmente é. Que não respeitam a sua verdade e a sua singularidade.

E é certo que a grande dúvida, a partir de então, deixa de ser o que é libido para se tornar: como usar a sua libido de forma coerente para que você pense, sinta, fale e aja de acordo com quem verdadeiramente é e, assim sendo, possa se sentir bem feliz com a vida que tem levado?

Certamente não há palavra mais assertiva para essa questão do que "consciência". "Com ciência". Com conhecimento.

Mas conhecimento sobre o que? Sobre si mesmo, sem sombra de dúvida. O famoso e cada vez mais requisitado autoconhecimento.

Sim, eu sei, esse termo é usado, muitas vezes, de forma tão subjetiva, e até mística, que fica difícil apreender seu significado aplicável. Sua função na vida real, prática.

Mas é simples de entender quando a gente pensa sobre qualquer outro tipo de conhecimento. Começa sempre com um grande interesse pela questão. A partir daí, deve passar por um período de pesquisa, perguntas, entrevistas, leituras, estudos e reflexões.

Tem a ver com conhecer desde a origem. Com conversar com aqueles que detêm algum histórico. Averiguar fatos passados, investigar a linha do tempo.

E quando a gente aplica essa fórmula do conhecimento à nossa própria jornada, descobre-se que pouquíssimas pessoas dedicam-se à esse precioso e mágico trabalho. Sabe por quê?

Porque a verdade sobre quem somos, quem fomos, de onde viemos, quem são nossos antepassados, qual é a nossa história e a nossa pré-história é, na grande maioria das vezes, assustadoramente dolorida.

Sim, claro que também é encantadoramente linda e emocionante! Mas de qualquer forma requer coragem, tempo, força de alma e uma gigantesca disponibilidade para se deparar com o fato de que temos muito a lapidar, a ajustar, a retirar de "mentiras" e "enganos" e "cacarecos ultrapassados" de dentro de nós até atingirmos o brilho de nossa lucidez.

E eis que, somente então poderemos acessar a fonte inesgotável da libido, seja na sexualidade, na criatividade, na inspiração, na espiritualidade, no conhecimento ou em qualquer dimensão de realização que desejarmos.

E que assim seja! Que eu e você mergulhemos em nós mesmos em busca do Deus que habita os recônditos de nosso santuário particular. Porque do lado de dentro de cada ser mora a genuína libido, aquela que faz a vida acordar.

Agora, basta escolhermos se desejamos viver sob o sono escuro da inconsciência ou sobre a luz divina da consciência transbordante de plena libido.

Rosana Braga é psicóloga, escritora e especialista em relacionamento e autoestima.
Conheça mais do seu trabalho no Insta - @braga_rosana ou no site rosanabraga.com.br


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 49


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa