Home > Almas Gêmeas
O que eu faço quando estou com ciúmes?

O que eu faço quando estou com ciúmes?

por Rosana Braga

Outro dia, fiz essa pergunta para os meus seguidores do Insta e Face e dei 3 opções para que escolhessem o que cada um acreditava que eu faço quando estou com ciúmes.

As opções eram as seguintes:
Finjo que não estou nem aí!
Fico muito brava e vou tirar satisfação.
Falo o que estou sentindo e o que está me incomodando.

Confesso que o resultado foi surpreendente para mim. Porque por mais que eu saiba que as pessoas costumam idealizar umas às outras e, especialmente, alguém que é psicóloga especialista em relacionamento e autoestima, não imaginei que os percentuais seriam tão diferentes.

O fato é que 14,55% das pessoas acreditam que eu finjo que não estou nem aí quando estou com ciúme! Apenas 3,65% que eu fico brava e vou tirar satisfação! E 82%, que é um número bem alto, acreditam que eu falo o que estou sentindo e o que está me incomodando!

Claro que a atitude mais madura e eficiente é a de falar o que a gente está sentindo e o que está incomodando. Ou seja, o mais acertado é ter clareza na comunicação, assumir que os sentimentos são nossos e criar um vínculo e uma cumplicidade com o parceiro.

Mas dois pontos dessa questão chegaram a me preocupar.

O primeiro é que ainda existem pessoas que acreditam que fingir não estar sentindo nada é uma boa opção. Ou seja, vivem "de mentira", mascaradas, protegidas, não entregues, negando sua vulnerabilidade, fazendo "joguinho" na ilusão de que isso fará com que pareçam mais seguras e bem-resolvidas do que o outro.

Porém, realmente aposto (por tudo o que estudo e vivencio nas minhas sessões de psicoterapia com meus pacientes) que quando não podemos nos posicionar por inteiro, com toda a nossa força, mas também com toda a nossa fragilidade, torna-se impossível construir um relacionamento afetivo baseado em conexão e verdade.

Portanto, não, eu não finjo que não estou nem aí! Essa não é uma opção, até porque eu nem conseguiria. Ao longo desses 25 anos de processo de autoconhecimento, meu canal emocional felizmente está desobstruído. Sei que sempre terei ajustes a fazer, mas fingir não faz parte deles.

E o segundo ponto é que menos de 4% acreditam que eu fico brava. E eu fico. Várias vezes. Sim, mais vezes do que gostaria, mas fico e compreendo que esse comportamento faz parte da minha personalidade intensa, bem como da minha vulnerabilidade. Sem contar que considero humano e compreensível que nem sempre conseguimos demonstrar o que estamos sentindo de modo elegante, equilibrado e maduro.

E ainda que eu seja uma estudiosa do tema, também sou humana, mulher e tenho crenças a serem observadas e cuidadas para sempre, como todas as pessoas conscientes de sua história e de seu passado.

Enfim, a ideia desta reflexão é que eu, você e todos aqueles que estão empenhados em evolução afetiva e pessoal, consigam aceitar que não existe o ponto da perfeição ou a linha de chegada. O trabalho é para sempre. A vida é um constante movimento de erros e acertos, aprendizados e enganos, dores e prazeres.

Assim como a onda do mar que avança e recua, e assim como a lua que se torna plena para, em seguida, esvaziar-se, e assim como o dia ilumina e a noite escurece, fazemos parte de um ciclo sagrado cujo objetivo é ganhar em sensibilidade, percepção e amorosidade.

Que possamos cada vez mais sentir e, de bem com todos os sentimentos, tornar o mundo um lugar bem mais acolhedor!

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 19/09/2019 10:55:29

foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Não se reprima
Faça uma lista de 3 prazeres com seu amor!
Quando as Colunas Luminosas Cantam Espiritualmente no Coração
O que você escolhe, amor ou medo?
Procuram-se trabalhadores dedicados a fazer o Bem
Aqui se faz, aqui se paga...


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 14 de outubro de 2019

energia
I-Ching: 50 – TING - O CALDEIRÃO
Expresse livremente sua luz interior. Aqueles que contribuem para o maior benefício espiritual de outros alcançam o sucesso.


energia
Runas: Talismã da Saúde
Dê atenção à saúde. Cuide da alimentação.


14
Numerologia: Liberdade
Sinta-se livre para enfrentar as experiências que este dia tem a oferecer. Escape da rotina e procure hoje fazer suas coisas de modo diferente. Varie e experimente liberte-se de padrões.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa