Menu

O que você sente é amor ou dependência afetiva?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 07/07/2003 11:25:20


Você já teve a sensação de que não suportaria continuar vivendo caso não pudesse mais estar ao lado de uma determinada pessoa? Já se pegou depositando todas as razões de sua felicidade num relacionamento? Já sentiu, alguma vez, desespero só de pensar que poderia deixar de ser amada?

Caso tenha respondido sim à alguma das perguntas acima, tenho três sugestões para lhe dar! A primeira é que você relaxe, pois a maioria de nós, especialmente na adolescência, já viveu essa experiência. Quando nossa capacidade de exercitar e vivenciar o amor está se desenvolvendo, muitas vezes precisamos levar um sentimento ao extremo para somente depois encontrarmos o seu equilíbrio. Seria algo como calibrar o coração...

A minha segunda sugestão é que você se questione agora, depois de adulto, se realmente aprendeu a amar ou se a sua maneira de exercitar o amor ainda é imatura e se seu coração não está descalibrado?

Infelizmente, muitas pessoas, por falta de consciência, autoconhecimento e amor-próprio, mesmo depois de adultas, continuam vivendo relações de dependência. Ou seja, ao invés de estarem ao lado de alguém por uma escolha consciente, por uma opção dentre tantas outras, levam adiante uma história que tende a se transformar num verdadeiro tormento!

Tudo o que vivenciamos como se fosse a única ou última alternativa termina nos fazendo experimentar mais o sofrimento do que a felicidade. Relações baseadas na dependência afetiva são alimentadas com sentimentos como ciúme, insegurança e um medo constante de não corresponder às expectativas do outro - o que termina fazendo com que os envolvidos não sejam eles mesmos e, assim, sintam-se cada vez mais insatisfeitos e tristes...

Enfim, caso você tenha se identificado como dependente afetivo, preste atenção na minha terceira sugestão! É absolutamente possível reverter esse quadro. Requer vontade de mudar e o reconhecimento da “fraqueza” em questão. Isto é: você precisa se tornar forte, reconhecer suas qualidades e os motivos pelos quais acredita que essa pessoa poderia lhe amar.

Pegue uma caneta e um papel. Comece a anotar tudo o que o ser amado é e faz para que você o julgue tão importante na sua vida. Escreva os motivos que o levam a amar e querer que essa pessoa fique ao seu lado.

Em seguida, torne-se consciente de que você precisa merecer essa pessoa. Para tanto, anote agora os seus atributos. Descreva cada um deles, colocando sua marca pessoal, explicando o que faz com que essas características o tornem digno de ser correspondido.

Assim, esclarecidas as qualidades, você poderá perceber se a sua dependência afetiva tem razão de ser ou se você está sofrendo sem motivos. No primeiro caso, você precisará começar a investir mais em si mesmo. Saiba que ninguém ama gratuitamente. Portanto, se você quer ser correspondido, trate de fazer por merecer, de cultivar e alimentar razões para que a pessoa amada seja recíproca!

Mas caso perceba que esteve sofrendo simplesmente porque não conseguia enxergar suas qualidades, sugiro que você comece a perceber, diariamente, o seu valor, a sua preciosidade. Toda vez que descobrir um novo atributo, anote, detalhe, assuma como seu e admita que você pode se tornar cada dia melhor...

E acredite: não há maneira mais fácil de ser amado do que reconhecer que você merece!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa