Menu

Pergunta pra ele, uai!!!

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 12/04/2007 16:59:27


Outro dia, estava no MSN, conversando com uma amiga mineira, de Belo Horizonte. Ela me contava sobre a relação que vinha tendo com um rapaz há alguns meses. Eu já conhecia a história e vinha constatando uma angústia recorrente nela.

O fato é que o tal pretendido aparecia de vez em quando, comportava-se como um verdadeiro Don Juan, mas depois sumia por dias... o que provocava nela o que eu costumo chamar de ‘cara de ué’, ou seja, um ponto de interrogação interno, um ‘não-sei-o-que-faço-agora’ que, geralmente, nos deixa sem rumo...

Ansiosa e confusa, ela começou a me falar de como estava se sentindo, como era difícil estar numa relação tão incoerente e como gostaria de esclarecer a situação de uma vez por todas.

Contou-me que, quando estavam juntos, ele era carinhoso, atencioso e parecia gostar bastante da companhia dela. Entretanto, se saíam, era porque ela ligava e sugeria um encontro. Nos dias seguintes, porém, ele não dava sinal de vida... ao que ela o procurava e ele rapidamente se manifestava: “Poxa, você sumiu. Estou com saudades...”.

Daí, na tentativa de entender o que é que estava acontecendo, já que ele demonstrava, ao mesmo tempo, interesse e desinteresse, começou a disparar uma série de indagações, cujas respostas provavelmente já vinha tentando descobrir a semanas:

- Rô, por que será que ele é tão carinhoso quando está comigo?
- Será que gosta mesmo de mim?
- E se gosta, por que some depois, não me liga, não me procura?
- Será que tem outra?
- Será que não tá a fim de namorar ninguém?
- Você acha que devo ligar de novo e convidá-lo para sairmos?
- Mas pode ser que ele só queira ficar comigo, não é?
- O que você acha que ele quer?


E enquanto ela disparava suas dúvidas feito atirador com uma metralhadora nas mãos, fiquei pensando em como costumamos alimentar fantasias; no quanto insistimos na idéia – tão equivocada – de que devemos tentar ‘descobrir’ as respostas em vez de fazer as perguntas certas para a pessoa certa!

Conversamos com a melhor amiga, o terapeuta, a mãe, o irmão ou com quer que seja que confiemos o suficiente para escancarar toda nossa insegurança diante de uma situação que só pode nos fazer sentir assim: inseguros! Mas não nos atrevemos a conversar justamente com a pessoa cujo comportamento tem nos causado toda essa aflição!

E como até aquele momento eu não havia me manifestado, por um simples e óbvio motivo – o de que EU NÃO SEI E NÃO TENHO COMO SABER, já que não conversei com ele – aproveitei a pergunta-chave que ela me fez!

Ao indagar: “O que você acha que ele quer?”, eu imediatamente respondi:
- Pergunta pra ele, uai!!!

Ela ficou em silêncio por um tempo e depois escreveu: “como assim?!? ”, demonstrando o quanto essa possibilidade de falar clara e diretamente a assustava, a decepcionava e a deixava em pânico...

Daí insisti, para provocá-la:
- Bem, se você quer saber a verdade, só existe uma maneira – fazendo a ele exatamente todas as perguntas que acabou de me fazer. Porque, afinal, só ele tem as respostas!
Mas ela ainda retrucou: “mas, Rô, ele pode achar que estou cobrando, querendo uma decisão da parte dele! ”.

Ok, querida, então vamos lá:
- E não é exatamente isso que você ta me dizendo que quer saber? Que importa o nome que isso tem – se cobrança, se pergunta, se desejo de entender ou qualquer outra expressão? Agora, se você está com medo de ouvir a resposta, talvez então deva rever sua postura e assumir que prefere ficar na dúvida a correr o risco de ouvir uma verdade que vai doer... A escolha é sua e você tem o direito de querer ficar na dúvida, mas precisa saber qual é a escolha que está fazendo!

Depois de outro silêncio, ela escreveu:
- Acho que você está certa. Vou pensar melhor no que quero...

Pois sugiro que façamos isso sempre. Que fiquemos atentos. E, acima de tudo, que aprendamos a fazer as perguntas certas para a pessoa certa, de forma clara e direta!

Porque embora a clareza ainda nos assuste tanto e possa realmente nos machucar, é somente ouvindo-a ou estando cientes de que não desejamos ouvi-la neste momento, que poderemos baixar a ansiedade e parar de sentir tanta angústia diante da dúvida...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa