Menu

Perigo: 3 sinais de que um relacionamento é abusivo!

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:26


Você começa um relacionamento e parece que vai tudo muito bem, obrigada! De repente, como se fizesse parte da intensidade da paixão ou de algum tipo de mal entendido, um rompante inesperado e destemperado acontece.

Por alguma situação qualquer, o outro reage de maneira exagerada e extrema, assustando você de um jeito alarmante. Ou talvez faça uma chantagem emocional daquelas que você não consegue ficar indiferente e se sente seu coração trincar. E embora talvez peça desculpas depois, a situação desproporcional e descabida se repete. E se repete de novo.

Chega um momento em que você já não sabe se o que está vivendo no seu relacionamento é algo realmente estranho, perigoso e inadmissível ou se você está fazendo algo para provocar no outro tamanha irritação, agressividade e até violência.

Algumas pessoas talvez tentem te avisar. Outras apenas assistem às cenas com um silêncio constrangido e indignado. Mas o fato é que você já perdeu a noção do bom senso. Sente que tem algo que machuca, sangra e dói dentro de você, mas não sabe como reagir ou o que fazer para se livrar dessa dinâmica tão destrutiva.

Cuidado! Muito provavelmente você está vivendo um relacionamento abusivo! E abuso psicológico, de uma forma que pode confundir o abusado, também despedaça, destrói e deixa marcas. E pode terminar muito, muito mal.

Portanto, observe se alguns desses sinais fazem parte do seu relacionamento, ainda que seja de forma esporádica.

1- O outro aumenta o tom de voz, usa palavras pesadas, ofende você e faz acusações sem fundamento real? Ele te expõe, te constrange e te ameaça? Faz você se sentir culpada por algo que você não fez? Faz você duvidar de suas próprias convicções? Sim, isso é abuso psicológico!

2- Num momento seguinte, ele se mostra completamente arrependido, chora e pede perdão? Jura que isso nunca mais vai se repetir e se justifica dizendo que só fez o que fez e disse o que disse porque te ama demais e não sabe o que fazer só de pensar em te perder? Sim, isso é abuso psicológico!

3- O outro faz comentários sobre você, seu corpo, seu trabalho e sua performance na vida que diminuem seu valor? Constantemente, dá a entender que você é uma pessoa incapaz, feia, burra, egoísta, entre outros adjetivos que submetem e humilham você? Sim, isso é abuso psicológico!

Talvez você reaja e grite também. Ou talvez você se ressinta profundamente e não consiga conter as lágrimas. Ou ainda talvez você fique tão indignada que paralise, em silêncio, sem saber o que fazer.

Mas o fato é que as consequências podem ser desastrosas se você não conseguir se posicionar e colocar limites. Se não acabar com aquilo que está acabando com você!

Não sabe como? No meu livro OUTONO NA GRÉCIA, conto a história da Bárbara, uma mulher que viveu uma relação abusiva e agora tenta resgatar sua autoestima e voltar a acreditar que é possível ser feliz na vida e no amor.

Ela começa uma jornada de autoconhecimento através das deusas da mitologia grega. Conta com a ajuda de seus melhores amigos. Revê suas relações familiares e ressignifica seu passado, até que decide viajar para a Grécia e se conectar com sua Afrodite.

A partir daí, toda sua vida se encaixa e ganha um novo e surpreendente sentido. Ela conhece Leo, fotógrafo e terapeuta tântrico, com quem se permite viver uma história de amor completamente nova, diferente e surpreendente. Mas logo se dá conta de que isso só foi possível porque ela estava diferente. Porque ela aprendeu a se colocar e a conquistar o outro sendo quem ela desejava ser.

link aqui e saiba mais! O livro está realmente imperdível!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa