Home > Almas Gêmeas

Sabe por que não tem dia dos casados?

por Rosana Braga

Sabe por que não tem dia dos casados?

Estive pensando: por que só comemoramos o dia dos namorados? E o dos casados? Por que será que dentre tantas e tantas datas comemorativas, nunca se inventou o dia dos casados? Será que é porque criamos a crença de que quando a gente casa vira chatice?

Credo, né? Parece que não há o suficiente pra comemorar! Mas há, sim. Tanto que muitos casados comemoram seu status de relacionamento no dia dos namorados mesmo. Mas existe um lado muito bom nisso! É um dia pra nos lembrar do quanto é bom namorar. Namorar é leve, como tão lindamente escreveu Carlos Drummond de Andrade em seu poema sobre ter namorado...

Quando a gente namora, a gente investe, conquista, entende que nada está garantido. Mas quando casa, infelizmente, muitos casais se dão por garantidos. E esse é o começo do fim. Param de namorar. Deixam de ser leves. Enganam-se e se perdem em meio às responsabilidades do dia a dia. Em meio às cobranças e pressões.

Entretanto, estranho... o que era para ficar até mais fácil, por conta da ajuda um do outro, parece que se torna tenso, como se fosse uma disputa de poder, de força, de razão, de opinião... Sim, porque antes de se casar, a maioria das pessoas já era responsável. Isso não mudou. O que mudou foi o jeito de encarar a vida, sempre com pressa, sem paciência e cansado. Sempre sem tempo para relaxar e deixar rolar...

Que tal aproveitar esse tempo de relembrar o namoro para descasar no sentido que se dá à palavra, e renamorar no sentido de resgatar o lado prazeroso e leve desse encontro? Que tal parar de complicar tanto, de falar somente de problemas, de tentar estar sempre certo? Que tal brindar a vida e esse encontro de amor?

Sabe, tenho visto - cada dia mais - como as pessoas, especialmente os descasados e na faixa dos 30, 40 anos, têm se decepcionado com encontros fúteis, focados somente no prazer fugaz, efêmero e superficial. Não tem nada de errado em querer experimentar prazer, mas só isso não aquece, não conecta com o essencial, não faz laços. E é dos laços que a felicidade nasce.

Como já disse outras vezes, não precisa ser para sempre. Só precisa ser até o fim. Só precisa ser com o coração. Olho no olho. Vontade de trocar afeto e se entregar um pouco mais. Vontade de fazer conexão com o que realmente importa.

Então, sendo você solteiro ou casado, sozinho ou acompanhado, sob qualquer título, minha sugestão é para que celebremos o amor. Para que a gente se dê a chance de namorar. De viver o presente. De dar risada, gargalhada. De desligar a tevê e ligar o som. De dançar, brindar, rodopiar. De olhar estrelas, deitar na grama e fazer o impensável. Sair do lugar comum. Permitir-se o desconhecido. Render-se à grande surpresa que pode ser a vida!

É isso que vou fazer, não só no dia dos namorados, mas sempre que eu olhar para o meu marido e me lembrar de que ele é meu parceiro na busca pelo que realmente quero: laços e abraços, contentamento e gratidão. Leveza e prazer. Porque, enfim, amo ser casada com o meu namorado!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach.
Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse www.rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 10/06/2019 22:08:55

Veja também
Seja paciente consigo, as mudanças requerem tempo para nossa adaptação
Por que Deus não me responde?
O Poder das Decisões
Lidando com as oscilações em nosso caminho
Diga não às vozes em sua cabeça
Por que é tão difícil mudar?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 18 de julho de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





Siga-nos:   Facebook   Twitter   Instagram   Youtube
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - Mapa do Site | Política de Privacidade
Site Parceiro do UOL Universa