Menu

Se você não fala, o outro não tem como saber!

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:22


Dani estava saindo com Pedro havia menos de um mês. Estavam se conhecendo e tudo ia muito bem! Até que, certo dia, aconteceu uma situação que incomodou Dani profundamente e nem tinha a ver com Pedro, embora estivessem juntos no momento do constrangimento.
Dani ficou irritada, em silêncio e com a cara fechada. Pedro considerou a reação dela um exagero e criticou seu comportamento de forma explícita. Ela pensou "ele não sabe do que está falando. Não sabe tudo o que aconteceu até chegar nesta situação!". E ela estava certa. Ele não sabia mesmo.

Não sabia porque não estava junto desde o início da história. E não sabia também porque ela não contou, mesmo depois do comentário dele. Ficou brava pelo julgamento que ele fez sem que tivesse todas as informações e continuou em silêncio.

O fato é que, por conta disso tudo, ele foi embora antes do previsto e eles não se falam faz quase uma semana. Apesar das mensagens que ela tem mandado e das respostas evasivas e lacônicas dele, não estão se entendendo e ela não sabe o que está acontecendo.

Na sua opinião, quem errou? Dani ou Pedro?

Na verdade, houve uma falha de comunicação significativa entre os dois e agora ambos estão lidando com as consequências! E esse tipo de falha é extremamente comum entre os casais, infelizmente. Aliás, entre pessoas, seja qual for o tipo de relacionamento que elas tenham.

Agora, imagine essa falha sendo repetida por anos e anos a fio! Imagine o silêncio ocupando um espaço cada vez maior entre os dois! imagine uma sequência de mal entendidos e de situações não compreendidas por um e por outro!

Pronto! Está declarada a crise na relação. E se não cuidada, é certo que vai se transformar num desgaste desastroso do amor, da confiança, da conexão e da vontade de compartilhar sonhos, vida e sentimentos.

E aí? O que você quer para sua vida e para os seus relacionamentos? Clareza ou confusão? Conversas ou silêncios? Aproximação ou distância? Confiança ou desconexão?

Imagino (e espero) que você queira tudo de bom e de melhor para você e para as pessoas que ama. Então, anota aí: é absolutamente necessário que você se expresse. Converse, fale, esclareça o que está pensando e sentindo.

Mas não precisa fazer isso acusando o outro, criticando as atitudes e comportamentos dele. Veja como Pedro e Dani poderiam ter feito diferente:

Certo dia, aconteceu uma situação que incomodou Dani profundamente e nem tinha nada a ver com Pedro, embora estivessem juntos no exato momento do constrangimento. Dani ficou irritada, em silêncio e com a cara fechada. Pedro considerou a reação dela um exagero, mas resolveu tentar entender o que estava acontecendo.

Ele disse que, em princípio e na opinião dele, aquele comportamento dela parecia exagerado, mas que gostaria de entender porque ela estava se sentindo daquela forma. E ela, por sua vez, teria, no mínimo, duas opções: ou contaria a Pedro tudo o que tinha acontecido e por que ela estava tão arrasada OU diria que naquele momento não se sentia em condições de falar porque estava muito irritada, mas que assim que melhorasse ela iria explicar. Poderia até se desculpar pelo silêncio e explicar a ele que é assim que ela lida com a irritação, mas que logo passaria.

Diante dessa clareza, o mais provável é que os dois se sentissem cúmplices um do outro, acolhidos e ouvidos e que ficasse tudo bem! O que você acha?

Quais novos comportamentos você poderia ter diante de uma situação como essa? De que forma você poderia ser mais clara e gerar uma comunicação muito mais criativa e eficiente com as pessoas?

Enfim, quanto você está disposta a investir no sucesso do seu relacionamento e na construção diária do seu amor?

Viva o Amor que Você Merece - Programa Online para Viver um Relacionamento de Gente Grande!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa