Menu

Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 21/06/2022 16:49:39


Tem muita gente com dificuldade não só de dizer "não" em seus relacionamentos, mas também de ser clara, de se posicionar, de mostrar ao outro qual é o seu limite.

São pessoas que não falam sobre o que incomoda, que não conversam sobre as regras e a dinâmica da relação, seja com o parceiro, seja com os filhos, os funcionários ou colegas de trabalho. São aquelas que têm medo de falar o que pensam e causar desconforto, confusão ou até discussão.

Acontece que não existe relacionamento saudável sem posicionamento de todos os envolvidos. Isso é estar presente de fato. É existir enquanto indivíduo e enriquecer o encontro com suas particularidades. É proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento para todos.

Por isso, se você quer viver mais leve, menos tenso, menos frustrado e muito mais satisfeito consigo mesmo e com quem você convive, comece a se posicionar. Comece a pontuar o que você quer, como quer e, principalmente, a ouvir o outro e fazer ajustes.

Ceder e se impor é como uma dança. Precisa de equilíbrio. Mas precisa, sobretudo, de sensibilidade e flexibilidade. Você não está sempre certo. Nem sempre errado. Para descobrir e se reposicionar, caso seja necessário, é preciso ter clareza sobre o que foi combinado e quais expectativas um tem em relação ao outro.

Tudo isso é exercício, treino. Quanto mais você se posiciona e quanto mais se reposiciona depois de dar espaço para o posicionamento do outro, mais tranquila e fluida se torna a relação e mais o encontro (e o amor) vale a pena.

Porque viver repetindo que você prefere "ser feliz" a "ter razão" é simplesmente irracional. É fuga de si mesmo e de seus conflitos internos. Afinal, felicidade é um sentimento humano. E seres humanos são dotados de razão e emoção.

Sendo assim, a felicidade nada mais é do que o resultado de uma coerência entre o que você sente, o que você pensa, o que você fala e, principalmente, o que você faz. E tudo isso requer coragem e maturidade para se posicionar.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 116


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa