Menu

Seu relacionamento tem propósito?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:19


Se você está só e deseja viver um grande amor, o que sustenta e move esse desejo? E se você já está com alguém, sabe por que continua aí, apesar de surgirem sentimentos que, às vezes, não são tão bons de se sentir?

Se você já se envolveu com outra pessoa, que é dona de uma história de vida completamente diferente da sua (embora possa ter semelhanças), sabe que a convivência desperta emoções com as quais nem sempre sabemos ou queremos lidar.

Bem, você já deve saber que qualquer encontro com o outro pode nos colocar em contato com sentimentos como medo, insegurança, raiva, ciúme, dúvida, irritação e tristeza. Óbvia e felizmente, também pode nos colocar em contato com alegria, êxtase, prazer, sensação maravilhosa de sermos amados, entre vários outros.

A questão é que todos esses sentimentos podem ser vividos num curto espaço de tempo, já que tendem a ser efêmeros. Ou seja, que tendem a surgir como reações automáticas aos acontecimentos que se sucedem, muitas vezes, num único dia.

Por isso mesmo, essa sacola de sentimentos -que terminam provocando pensamentos, escolhas e comportamentos a todo instante- não pode ser considerada o motivo pelo qual você deseja encontrar um grande amor ou continuar investindo nesse que já está vivendo.

Esse não pode ser o seu propósito. Trata-se apenas de uma sequência de reações. Quanto maior for a sua maturidade e o seu nível de autoconhecimento, mais facilmente você conseguirá lidar com cada um desses sentimentos e melhores e mais acertadas serão suas ações.

Então, pare por uns instantes e questione-se: qual é o propósito do seu relacionamento? Qual é a verdade mais profunda por trás do seu desejo de amar e ser uma pessoa amada?

Ser feliz? Fazer o outro feliz? Muito nobre, mas o que é felicidade para você? E para o outro? No final das contas, a sua felicidade tem tudo a ver com a interpretação que você dá para o que acontece na sua vida, o tempo todo. E, nesse sentido, cada um é responsável pela sua, por mais difícil que possa ser a aceitação desse fato.

Pois bem, se todo relacionamento tem dificuldades, desentendimentos e imperfeições e, além de tudo isso, é você a única responsável por sua felicidade, por que deseja viver um amor de verdade ainda assim? Certamente, você tem um propósito.

Qual é? Satisfazer a família? Fazer inveja para as amigas? Provar algo para alguém? Corresponder aos dogmas da sua religião? Aplacar o medo que você sente da solidão? O que faz você querer começar ou não querer terminar?

Talvez a sua resposta tenha sido "amor". Ótimo! Então, defina amor para si mesmo agora!

Sim, eu também acredito nisso! Amor é o que faz ou o que deveria nos fazer ficar, insistir, começar de novo, tentar mais uma vez. Mas não um amor de sacrifícios que, em última instância, não passa de vitimismo e falta de coragem de se assumir como responsável pela própria felicidade. Não um amor passivo que teima em se confundir com pacífico. "Paz sem voz não é paz, é medo".

Propósito de amor ou amor de propósito é o que faz você aprender. Aprender a reconhecer tudo o que pode oferecer, mas também tudo o que pode crescer. Aprender a aceitar as diferenças, a relevar o que tira você das suas próprias necessidades e lhe coloca em contato com as necessidades do outro.

Aprender a enxergar no outro a sua grande chance de descobrir, de uma vez por todas, dia após dia, de um jeito cada vez mais claro e funcional, como ser autêntica e definitivamente feliz. Que esse seja o propósito que move o seu e o meu amor também.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa