Menu

Você sabe o que está sentindo?

por Rosana Braga em Almas Gêmeas
Atualizado em 08/04/2020 11:35:14


Presta atenção em você agora! O que está sentindo? Tranquilidade, ansiedade, fome, sono, cansaço, tristeza, raiva, impaciência, amor, saudade, alegria? O que? Você consegue identificar facilmente, com clareza? Ou fica em dúvida, sem saber exatamente o que é?

Num primeiro momento, muitas pessoas tendem a acreditar que é muito fácil, simples e rápido identificar seus sentimentos. Ousam até a nomear os sentimentos alheios, como se soubessem o que o outro está sentindo sem sequer perguntar. Porém, na prática, isso não é tão fácil quanto pode parecer.

Reconhecer o que você está sentindo é resultado de treino. Treino diário e atencioso. E como tudo o que se torna corriqueiro, caímos no terrível erro de considerar bobagem, sem importância. E assim vamos levando a vida. Vamos nos relacionando sem saber, de fato, o que estamos sentindo diante das situações. Diante do que o outro fez. Diante do que nós mesmos fizemos. Ou deixamos de fazer.

Ou pior: inconscientemente, sentimos uma coisa e demonstramos outra. Por exemplo: sentimos medo de perder e demonstramos raiva. Sentimos ciúme e demonstramos indiferença. Sentimos insegurança e demonstramos agressividade. Sentimos vazio interior e demonstramos entusiasmo. Sentimos tristeza e demonstramos cansaço.

Parece doideira? Não, não parece! É doideira! É de enlouquecer qualquer um. E depois ainda tem muita gente que não entende por que não consegue se sentir em paz e satisfeito em seus relacionamentos. Claro! Como é que dá para ter paz se a gente nem reconhece o que está sentindo?

E o exercício insano tem via de mão dupla. Um endoidece o outro. Um não entende o outro. Até tenta, mas não consegue. Porque não conecta, não faz sentido. Ta bravo por quê? Tá com raiva de que? O que foi que eu fiz? E os dois simplesmente não falam coisa com coisa. Inventam motivos. Perdem o foco. E a relação vai desandando, dia após dia.

E olha que isso pode acontecer até com quem você nunca viu pessoalmente. Você começa um bate papo virtual, tá tudo muito bem, tudo muito bom, até que um dos dois fica diferente. Aparentemente do nada. Pode ser que o outro pergunte. Pode ser que não. Depende do que ele decide (percebendo ou não) demonstrar.

Veja bem! Até que você se decida, de uma vez por todas, a olhar para si mesmo e aprender a reconhecer o que realmente está sentindo, é quase certo que suas relações serão uma sequência de frustrações cada vez maiores.

Mas não basta reconhecer. Você precisa aprender a mostrar. E a perguntar se o outro entendeu o que você mostrou, caso pareça que não. Até porque, quem ama mostra! E quanto mais claramente você mostrar o que sente, muito mais facilmente conseguirá resolver qualquer mal entendido.

Assim, viverá encontros leves, fluidos e saudável. Encontros que, independente do tempo que durarem, deixarão aprendizado, amadurecimento e histórias deliciosas de se contar.

Quer saber que tipo de amor você atrai? Clique aqui para fazer o teste!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa