Home > Astrologia
2020 será regido por Mercúrio ou pelo Sol?

2020 será regido por Mercúrio ou pelo Sol?

por Graziella Marraccini

O novo ano se aproxima tão rapidamente que cria ansiedade e uma grande necessidade de saber com quais energias ele nos irá presentear. Na realidade, o Ano Novo Astrológico não inicia no dia 1º de janeiro, porém o simples fato desse ser o início marcado em nosso calendário ocidental, serve para marcar uma mudança de energia. Para a Astrologia moderna, o Ano Novo Solar e sua regência são calculados no ingresso do Sol a 0º de Áries. Porém no Brasil temos esse costume de procurar a regência anual que na realidade não se embasa na Astrologia, mas no esoterismo. Nenhum outro país do mundo usa esse método de regência que parece ter sido introduzido pelo Almanaque do Pensamento.

De maneira geral os esotéricos procuram oferecer orientações de forma a poder ajudar as pessoas a entrarem em sintonia com as energias cósmicas que irão prevalecer no ano que se inicia. Em cada método utilizado, búzios, tarô, runas, astrologia, obtemos uma resposta valiosa que não deve ser desprezada pois é a tradição milenar desses métodos adivinhatórios que lhe confere a sua validade. Não precisamos questionar se tudo deve ser considerado ao pé da letra, mas podemos manter nosso senso comum para fazermos nossas escolhas e endereçarmos as nossas iniciativas para o novo ano aproveitando as informações obtidas com o método que preferimos.

A Astrologia permite várias interpretações que dependem de tradições diferentes que transmitem conhecimentos milenares de sabedoria e tradição e por essa razão todas podem servir de orientação. Com a visão da astrologia ocidental e com base cabalística, tentarei esclarecer algumas das formas usadas para escolher o Regente do Ano.

Alguns astrólogos esotéricos buscam nos antigos Caldeus este conhecimento. Eles se baseiam na chamada "Estrela dos Magos", uma estrela de sete pontas onde são colocados o Sol, a Lua e mais cinco planetas que seguem a ordem dos dias da semana. A sequência em que são colocados os planetas segue uma ordem antiga, como aquela dos dias da semana, como segue:


Segundo essa imagem vemos que os Caldeus utilizavam as regências contando o Ano Zero (ou 1) sempre como sendo o Ano regido pelo Sol e alternavam as regências conforme as setas. Como encontrar o Ano Zero? Simplesmente dividindo um ano determinado pelo número 7 e obtendo um número de "sobra". Esta sobra é o número correspondente ao planeta regente do Ano. Quando a sobra for "zero" teremos então um ano Solar que iniciará novamente um ciclo. O último ano zero foi 2016, 2020 nos dá como sobra o número 4. Portanto temos Sol, Lua, Marte e Mercúrio etc. Porém na figura abaixo vemos que, a existe uma outra forma de sequência, que segue o sentido horário e parece que tem mais relação com as regências anuais.


Segundo essa sequência, após a regência de Marte que aconteceu o ano passado, teremos o Sol como regente do ano seguinte. Nesse caso, a roda exterior indicaria a regência anual e a roda interior representaria a regência do ciclo de 36 anos que indicou Saturno em 2017. Mas falarei dessa regência solar em próximo artigo.

Por enquanto vou me ater ao meu cálculo que me indica Mercúrio como regente de 2020. Mas será que ele irá reger sozinho?

Mercúrio é o planetinha que se encontra mais perto do Sol, nunca se afastando dele a mais de 30º. Astrológicamente rege o signo de Gêmeos (do elemento Ar) e de Virgem (do elemento Terra). Mitologicamente se relaciona com o Deus grego Hermes e o Deus romano Mercúrio. Ele representa o raciocínio, a inteligência, e nos indica como nossa mente funciona ao armazenar as noções abstratas que recebemos e aproveitamos o aprendizado de forma pratica em nossa vida. Resumindo, Mercúrio representa nossa forma de aprender, comunicar, resolver de forma ágil e astuciosa os desafios da vida. Quanto melhor está Mercúrio em nosso Mapa Natal, melhor será nosso raciocínio e nossa capacidade de comunicação e de aprendizado.

Do ponto de vista psicológico, Mercúrio tem uma importância primordial, pois governa o lado intelectual e racional de nosso cérebro e serve de complemento ao lado instintivo e animal, regido principalmente pela Lua (sensações e emoções), por Vênus (prazer e satisfação) e por Marte (energia e sexualidade). Mercúrio representa, entre outras coisas, a capacidade de nossa mente de captar um estímulo, seja externo ou interno, e transformá-lo em informação, formar a combinação entre diferentes ideias, a sua assimilação e sua difusão sob forma de representações simbólicas que permitem a comunicação. Podemos dizer que a habilidade de usar as palavras para traduzir percepções sensoriais em conceitos é uma função mercurial, um dom, um talento que nos distingue dos demais seres.

Mercúrio era chamado de mensageiro dos deuses, e é representado com asas nos pés, um caduceu nas mãos, e um capacete alado na cabeça. Deus do vento, da rapidez, da agilidade, Mercúrio é relacionado de um lado com o elemento Ar, em seu domicilio em Gêmeos, e com o elemento Terra, em seu domicilio em Virgem. Quem possui Mercúrio num desses signos é privilegiado por um raciocínio claro e rápido, facilidade de assimilação e concepção de conceitos, capacidade de comunicação, agilidade mental, método e analise. Em signos de Ar, Mercúrio consegue dar o máximo de sua capacidade, determinando um intelecto ágil, uma assimilação rápida e uma comunicação clara. Em signos de Terra ele se exterioriza através da capacidade de cálculo e de analise, e uma comunicação menos espontânea.

Mercúrio também predispõe a outras qualidades ou defeitos, dependendo de sua posição no mapa, e seus aspectos com outros planetas. Se ele se encontra perto demais do Sol - a menos de 3º - o astrólogo o considera 'combusto', o que indica que a mente da pessoa pode ter problemas de aprendizado, sofrer de dislexias, desordens nervosas e dificuldade para manter um raciocínio claro onde possa expor claramente suas idias. A mente torna-se compulsiva com pensamentos repetitivos e as vezes negativos. Se ele se encontra em marcha direta no mapa natal o intelecto será evidentemente mais vivo, mais compreensivo; no entanto, se o planeta estiver retrogrado, a mente torna-se mais lenta na assimilação, ou, ainda, se ele se encontra estacionado no mapa, pode dificultar o aprendizado, o entendimento e a comunicação da pessoa. E quando esse planetinha sapeca retrograda (pelo menos quatro vezes por ano) ele atrapalha o transito, a comunicação e nos obriga a sermos mais cuidadosos ao emitirmos nossas opiniões para não causarmos mal-entendidos.

Bem, e o que tudo isso tem a ver com 2020? Geralmente um ano regido por Mercúrio facilita a comunicação e intercâmbio, com um foco maior no ensino primário, no comercio, nos negócios, nas viagens e nos tratados com os vizinhos, todos assuntos de Casa III zodiacal. Além disso, em relação à Casa VI zodiacal, teremos um foco maior nos assuntos da vida diária como emprego, nutrição, saúde e higiene o que não é nada mal pois precisamos focar nesses assuntos tão prementes em nossa sociedade e tão indispensáveis para a nossa sobrevivência. Vamos prestar atenção e verificar se essa regência confere?

Usando positivamente as qualidades mercuriais teremos certamente um 2020 melhor!
Em breve publicarei também as previsões astrológicas anuais sobre o Mapa do Brasil.
Fiquem ligados!

No meu canal do Youtube, você pode assistir às Previsões Astrológicas Semanais e curtas aulas de Astrologia. Assista e inscreva-se aqui no ícone ao lado!
Invista numa consulta astrológica personalizada. Verifique no item VALORES do meu site link Agende sua consulta também pelo whatsapp: 11-96205-1010. Conheça os Cursos de astrologia (Módulos Iniciante e Intermediário) em PPT; e também os Curso de Astrologia Mundial, Curso de Tarot, Curso de Astromedicina, tudo em vídeo-aula!
Me siga no Youtube, no FB em Astrosirius, e no Instagram!


São Paulo, 5 de novembro de 2019
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 16
Atualizado em 08/11/2019 11:12:47

Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Júpiter ingressou em Capricórnio Dezembro de 2019
Nunca traia a si mesmo
Conheça o mapa emocional das Vitimas e dos Abusadores Perversos
Falando do todo - O primeiro amor de tudo!
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 8 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 46 – SHÊNG – ASCENSÃO
A ascensão graças aos próprios méritos é a justa recompensa para o esforço. Não é o momento de parar, ao contrário, estabeleça objetivos e avance.


energia
Runas: Thurisaz
Avalie todas as situações, alerta com assinaturas.


8
Numerologia: Colheita
“Colherás aquilo que semeias”. Essa verdade será bastante evidente hoje. É momento de receber pagamentos e saldar dívidas.
Seja eficiente organizado e preocupado com resultados tangíveis. Torne seus projetos financeiramente proveitosos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa