Menu

A ação contida, ou Marte em retrogradação

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 21/10/2005 11:36:15


O planeta Marte entrou em retrogradação em 2 de outubro e continuará assim até o dia 10 de dezembro, no signo de Touro. Durante esse período teremos uma oportunidade valiosa para rever nossos projetos e dirigir nossas ações com mais foco numa determinada área da vida que consideramos estagnada.

O planeta Marte é ligado ao Deus do mesmo nome, que na mitologia grega encarnava a própria essência da guerra e da luta. A astrologia o relaciona com o impulso primordial que move nossas ações, que nos ajuda a agir e a exteriorizar nossas idéias e a lutar por nossos ideais, mas essa mesma energia, quando excessiva, promove a violência, provoca lutas e agressões físicas, produz acidentes e até morte. Quando utilizamos mal essa energia, primordial para o nascimento e desenvolvimento de tudo o que criamos, podemos ‘nos machucar’. Não é por acaso que neste mesmo momento, por uma incrível sincronicidade, nosso país está envolvido no referendum contra o desarmamento. Nunca se falou tanto de violência como nesse momento. E a violência está presente todos os dias na mídia, tornando-se quase corriqueira em nossa vida. Mas o problema causado por uma arma de fogo não é um problema. Faca também mata. Soco também mata. E uma palavra agressiva também pode causar um enorme estrago! A agressividade se expressa de muitas maneiras. Até mesmo quando, de forma prepotente, tentamos impor a outrem nossa opinião.
Marte é simplesmente “Energia disponível para a ação”. O que fazemos com ela é problema nosso!

Podemos utilizá-la para sair da inércia, começar uma atividade física para restabelecer nossa saúde corporal; organizar nosso trabalho e dar andamento aos nossos projetos, procurando não desperdiçar inutilmente essa força tão valiosa, enfim dar à ação um fim positivo. Mas, quando é mal utilizada, ou até mesmo não é utilizada, essa energia é a maior causa da violência à qual nos submetemos em nosso dia-a-dia, quando não conseguimos dizer “não” à invasão de nossa privacidade, ao abuso de poder por parte de nossos dirigentes, à corrupção e às injustiças sociais que nos assolam todos os dias, e também quando passivamente permitimos a violação de nossa integridade, de nossas fronteiras, de nosso espaço sagrado. A “não ação” é muitas vezes mais prejudicial do que a ação. E uma das maiores causas da violência causadora de morte e destruição é gerada pelo fato de não sabermos fazer um bom uso dessa energia marciana, deixando que ela rompa as barreiras impostas pelo bom senso, pelo comportamento ético e moral que deveria nortear nossas palavras e nossas ações e permitindo que extrapole em violência física e moral.

Marte está atualmente no signo de Touro, que se relaciona com o 2° signo da mandala astrológica, onde residem nossos valores materiais, nossos bens, aquilo que nós desejamos e almejamos. Ele se relaciona com tudo aquilo que promove nosso conforto e nossa segurança. Podemos usar a violência para tentar defender aquilo que nos pertence o podemos simplesmente ‘não fazer nada’, a nós a escolha! Difícil, não é mesmo? Em ambos os casos o resultado é ruim. Melhor seria tomarmos a iniciativa de pôr ordem em tudo o que se relaciona com essa Casa Astrológica, ou seja, fazer uma análise sobre nossas finanças, nosso apego às coisas terrenas e sobre a maneira como gastamos essa energia chamada “dinheiro”. O dinheiro possui uma energia própria, impulsiona nossa economia e pode ser causa de benesse ou de destruição. Conheço e conheci muitas famílias que se desagregaram por causa de brigas de herança. O excesso de dinheiro causa brigas e até mortes! A ganância gera os "mensalinhos" e "mensalões", ou seja, a corrupção de maneira geral. Devemos ter em mente que o dinheiro não traz felicidade (e nem a compra!), mesmo nesse nosso mundo onde o “ter” é mais importante que o “ser”. Ou seja, não podemos dar mais valor ao dinheiro que aos valores éticos e morais (é a lição do eixo Casa II e Casa VIII). Por outro lado, quando há falta de dinheiro, essa energia é quase nula. O problema é inverso - excesso/falta, mas da mesma qualidade. A pobreza também causa a desagregação familiar, para não falar dos outros males bem piores. A pobreza também gera violência, roubos, invasões de propriedade, etc. etc.

A oposição de Marte com o planeta Mercúrio, (que agirá até o final de outubro) provoca uma outra energia. Mercúrio tem relação com a forma de nos comunicar, de falar com os outros. Assim, provavelmente estaremos sendo agressivos e também recebendo muitas agressões verbais, principalmente neste período. Mercúrio se relaciona com o trânsito, e por essa razão estão aumentando os acidentes de trânsito e as mortes consequentes. Aumentaram também os acidentes com armas (de fogo ou brancas), principalmente contra... estudantes! Mais uma relação com Mercúrio que rege o signo de Gêmeos, relacionado com o ensino inferior e médio. A posição de Mercúrio no signo de Escorpião nos torna, a todos “defensores da verdade absoluta”! E com quanta veemência defendemos nosso ponto de vista, não é mesmo? Mas cuidado com nossas afirmações; podemos - sem querer - gerar situações de desconforto nos amigos e conhecidos, e mesmo com nossos familiares. Bem, a todos aconselho sempre a posição do “fiel da balança”, ou seja, aquela da equidade, do caminho do meio, onde poderemos ponderar os prós e contras, e manter nossas posições sem ferir ou atacar ninguém.

Lembre-se que nas semanas anteriores estivemos conectados com a Luz, estivemos reformulando nosso DNA e criando o embrião do novo ano cósmico. Assim, esta semana podemos e devemos nos livrar da negatividade, dos pensamentos sombrios e deprimentes, devemos tratar os outros com equidade sem emitir julgamentos precipitados e, principalmente, devemos nos conectar com a Luz, nos circundar de Luz, viver com a Luz. Desta forma estaremos encontrando o caminho da Harmonia e da Felicidade. Seja Feliz!

Uma boa semana a todos!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa