Menu

A Primavera chegou! O que dizem os astros?

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:53


No dia 23 de setembro de 2010 às 00h09min o Sol secciona a linha do Equador Celeste e, rumo ao hemisfério sul, dá início à Primavera. No hemisfério norte inicia o Outono, já que o Sol fica eqüidistante nos dois hemisférios. O Sol está chegando e com ele iniciamos um período mais alegre e expansivo permitindo uma renovação de energia que a natureza já está anunciando com as primeiras flores. O ciclo se repete a cada ano já que o movimento dos astros em nosso sistema solar obedece a uma lei rígida que a astronomia bem conhece.

As constelações foram criadas na antiguidade, conectando pontos brilhantes do céu (estrelas ou planetas) ou seja 'desenhadas' sobre a abóbada celeste, ou Esfera Celeste, figuras imaginárias que serviam de referência e de orientação para os deslocamentos e longas viagens por terra e por mar. Das 89 constelações existentes somente 12 são tocadas Sol em seu caminho aparente em volta da Terra. Aliás, treze (na realidade existe um pedacinho de uma décima-terceira constelação).

Essas constelações estão colocadas no caminho aparente do Sol, ou seja, por causa do movimento e da inclinação da Terra no seu eixo, o Sol descreve em volta desta um caminho aparente, chamado de elíptica, formando um circulo que é chamado pelos astrônomos e astrólogos de Círculo Zodiacal. A astrologia, por tradição, determinou que esse círculo fosse dividido em Doze Constelações, de 30° cada uma, descartando assim a possibilidade de considerar Ophiucus, (ou Ofiocus) o portador de serpente, cujo desenho somente tem 'um pé' na roda zodiacal. Ophiucus era associado na mitologia Grega ao Deus Esculápio (ou Asclépius), o Deus da Cura. Ainda hoje vemos uma serpente em volta de um bastão símbolo da medicina. Ele parece ter se incorporado ao signo de Escorpião: de fato existem muitos psiquiatras neste signo, ou seja médicos do subconsciente e Marte, o antigo regente de Escorpião, é associado aos cirurgiões. Descartado Ophiucus, às doze constelações restantes foram dados 30 graus cada, de forma a que a divisão em Casas permanecesse igual para todas. A convenção estabeleceu assim um igual valor para todas as doze casas zodiacais. A primeira constelação, Áries, inicia-se em 20 ou 21 de Março, quando o Sol em seu caminho seciona o Equador Celeste. É neste momento que ainda hoje se convenciona o início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Este é chamado de Ponto Vernal, a 0° de Áries.

Costumo salientar que o movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade (ele passa de um mínimo de 0º 57' 59'' a um máximo de 1º 0' 51''), de forma que o ingresso do Sol num signo ( ou seja, o momento em que o Sol inicia sua passagem pelo signo zodiacal encontrando a cúspide do signo) não acontece sempre na mesma data todos os anos. O calendário Gregoriano (usado no ocidente nos dias atuais, é impreciso e não corresponde exatamente ao Caminho do Sol. Esta é a razão pela qual a Revolução Solar de uma pessoa (que é calculada para o momento em que o Sol retorna ao mesmo grau do nascimento) nem sempre acontece na mesma data. De fato, essa posição do Sol é que determina o signo da pessoa e é importante conhecer as coordenadas terrestres (latitude e longitude assim como horário do nascimento) para levantar o Mapa Natal com exatidão. De qualquer forma, existem nascimentos que acontecem quando o Sol está se mudando de um signo para outro, e portanto, esta particularidade acabará dando a essas pessoas características dos dois signos.

Mas voltemos à Primavera, após essa breve lição de astrologia!
O Sol ingressa no Signo de Libra cujo símbolo é representado por uma Balança. Este signo é relacionado com o elemento Ar e é considerado um signo de beleza sendo regido pelo planeta Vênus. Em geral, as pessoas que nascem sob esse elemento se preocupam principalmente com o lado social da vida, com os relacionamentos. Os librianos costumam interagir na sociedade onde vivem. Vênus é a deusa do Amor e da Beleza. A representação da Vênus de Libra é parecida com aquela do quadro da Vênus do pintor renascentista italiano Botticelli: uma Vênus que sai das águas, dentro de uma concha. No mito de Prosérpina que representa o arquétipo do renascimento da natureza na Primavera temos outra representação. A belíssima filha de Ceres, Prosérpina, foi roubada por Hades (Plutão na mitologia romana), Senhor das escuridão e da morte, e levada para a sua moradia, nos infernos. A mãe de Prosérpina, Ceres (a Terra) desesperada com a perda da amada filha, perde o vigor, entristece, e parece morrer. É com esse arquétipo que os antigos explicavam o ciclo do inverno no Hemisfério Norte, quando a terra fica fria, gelada sob a neve, as arvores ficam sem folhas e parecem morrer. Cansada de chorar, Ceres pede a Hades que deixe sua filha voltar para ela, mas Hades ama Prosérpina e não quer deixá-la partir. No entanto, após muita negociação e a intercessão dos outros deuses, ele concorda em devolvê-la para a sua mãe pelo menos durante seis meses por ano, mas exige que durante os outros seis meses ela permaneça com ele no inferno. Assim, para festejar o retorno de Prosérpina, a mãe Ceres se veste novamente com suas melhores flores, pede às árvores que se enfeitem, aos pássaros que cantam, e inicia um novo ciclo de renascimento e de felicidade. Este mito serve para nos mostrar o ciclo das estações do ano e da renovação da vida. Em nosso país esse ciclo das estações é menos marcantes, pelo menos nos estados do norte e nordeste, no entanto, aqui no sudeste e no sul podemos sentir essa renovação no ar. Já notamos nos Ipês amarelos o anuncio do fim do inverno e na florada do Jacarandá mimoso o início da primavera. Por essa razão podemos igualmente iniciar um processo de renovação em nossa vida.Eu acredito nesta integração do ser humano com a natureza para obter uma melhor qualidade de vida. O mundo ocidental, de maneira especial, com o progresso e a industrialização, afastou-se da natureza e por essa razão aumentou sua dose de estresse e de doenças. Somente se vivermos integrados, podemos encontrar o equilíbrio dos pratos da Balança! Sem esta integração e este equilíbrio, geramos conflitos com os outros, com o ambiente e a sociedade onde vivemos, nos sentimos superiores a ponto de pensar que somos donos de nosso destino!

Se estamos vivendo em conflito, se temos assuntos pendentes com nossos entes queridos ou nossos colegas e chefes, podemos aproveitar este momento especial para começar a negociar, fazer acordos, dialogar e encontrar uma solução para que ambas as partes acabem se satisfazendo. O signo de Libra é um signo que nos proporciona esta energia necessária para buscar a sociabilidade, a igualdade e a justiça. Olhar os dois lados da questão, pesar os prós e contras, nos ajudará também a ver o outro lado, a ceder um pouco e a compreender que nossa razão pode não ser a única!

E porque não aproveitar e também fazer uma faxina em nossos armários, doando as roupas que não queremos mais, jogando fora o velho para dar lugar ao novo? A energia que vai fluir irá certamente deixar nossa alma renovada. Vamos também nos vestir com roupas mais alegres e coloridas, aproveitando essa primavera que se anuncia cheia de flores.

Desejo a Todos uma semana cheia de Luz e Paz!
A astrologia ensina: "Todo momento tem uma qualidade. Tudo que nasce ou surge deste momento está impregnado desta qualidade".
São Paulo, 15 de Setembro de 2010



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa