Menu

Análise do Mapa Natal do presidenciável Ciro Gomes

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 19/07/2002 12:56:18


Ciro Gomes nasceu em 6 de novembro de 1957, às 09,00 hs, em Pindamonhangaba, São Paulo. Ele tem o Sol a 13º de Escorpião, o ASC a 09 de Capricórnio, a Lua a 01º de Touro e o Meio do Céu a 29º de Virgem.

Excesso de Terra

O Signo de Escorpião é um signo de Água, fixo e feminino, violento e tortuoso, e governado pelos planetas Marte e Plutão. Ele simboliza no mundo as forças escondidas, o demônio, o mistério e a magia negra, assim como o poder interior dos homens, o poder de controle e manipulação, e está presente em todos os mapas dos homens poderosos e controladores.

Quase todos os políticos possuem este signo em evidência ou o planeta Plutão em lugar de destaque em seu mapa nata. Suas qualidades são a introversão, a força de vontade e a emotividade. Possui muita habilidade e o poder de julgar de forma justa as coisas, as pessoas e os acontecimentos, isto pela sua capacidade de pesquisar no mais profundo da natureza humana. Possui tenacidade, consciência e escrúpulos em seus atos. Possui também muita energia, e uma certa altivez em seu comportamento. Guarda segredo de suas emoções e sentimentos, escondendo tudo dentro de si, de forma bastante desconfiada. O Sol de Ciro está em conjunção com Mercúrio e quadrado a Urano. Mercúrio representa a sua forma de pensar e, estando no mesmo signo, mostra que há uma integração entre o lado intelectual e a identidade de Ciro Gomes. A quadratura com Urano pode indicar uma tendência à rebeldia, à ir contra a corrente, rompendo com o tradicional e demonstra um lado impaciente e nervoso, em contraste com o signo Solar e com o ASC, ambos signos de controle e introversão.

O Ascendente está em Capricórnio, que é um signo de Terra, negativo, violento e tortuoso, e governado pelo planeta Saturno. Simboliza no mundo os lugares elevados, os altos postos de comando, as lutas para conseguir o sucesso na carreira e o reconhecimento social. Suas qualidades são a introversão, a materialidade, a ambição, o senso de responsabilidade, a tenacidade e método, a capacidade de administração, o senso do dever, a integridade, a perseverança, o tato e a prudência. Seus defeitos são a ambição exagerada, o caráter frio e reservado, o egoismo, a vontade de chegar ao sucesso 'a qualquer preço'. O rancor, a frieza, a tendência ao isolamento também são defeitos do signo.

No entanto, o planeta Saturno, regente de Capricórnio, se encontra no signo de Sagitário na Casa XII do Mapa Natal de Ciro Gomes, indicando que ele tem predileção por trabalhos isolados, ou mesmo tem uma certa tendência a trabalhar de forma 'escondida'. Poderá passar alguns anos em exílio, mesmo voluntário, praticando estudos ou trabalhos de pesquisa. Isto está indicado também pelo trígono com o planeta Urano, que proporciona uma grande capacidade de concentração sobre os problemas humanitários, e a sua aptidão em fazer planos e a esquematizar manobras. Ciro possui uma grande possibilidade de vir a ocupar altos cargos administrativos, onde poderá demostrar suas capacidades para efetuar reformas sociais e políticas. Seu sucesso poderá tardar mas virá, sem dúvida. Deve porém desconfiar sempre dos falsos amigos, pois será alvo de traições. Num certo sentido esta é uma característica que seu próprio signo, Escorpião, já lhe proporciona.

A Lua de Ciro Gomes, está no signo de Touro. É uma Lua exaltada, que lhe confere uma grande amabilidade, determinação e confiança em si, e uma tenacidade para conseguir aquilo que ele deseja. Sofrerá com instabilidades e traições em sua vida afetiva, no casamento, ou mesmo com os seus associados, ou amigos, por causa da oposição da Lua com Netuno, este na cúspide da XI. Netuno está em conjunção com Marte, no MC/XI do Mapa, o que indica que ele poderá sofrer com traições e disputas nos meios sociais em que se envolver (sindicatos, associações, partidos e mesmo casamento). Deve tomar cuidado para não se deixar influenciar em excesso e mudar de idéia constantemente pois isto provocará uma certa instabilidade em sua vida pública. Ele tem a possibilidade de se envolver em escândalos públicos. Isto poderá também se aplicar à sua vida afetiva e sentimental, pois esta conjunção faz aspecto com Vênus na Casa XII, daí a tendência a manter seus relacionamentos 'escondidos'. O par ideal complementar seria no signo de Touro, ou mesmo no signo de Câncer, e Peixes.

Num homem público, a Lua pode significar o Povo, portanto Ciro Gomes tem uma grande capacidade de controlar as grandes massas (Plutão em trígono com a Lua), e sabe tratar as pessoas de forma amável e diplomática (Trígono com Vênus), é amante das artes e da música, é romântico e sociável. Sua Lua coincide com a casa III/IV do Brasil, no signo de Touro, o que lhe confere a possibilidade de se tornar muito popular.

O seu Sol em Escorpião, coincide com o MC do Brasil, que indica a possibilidade de vir a governar o país. Isto seria muito bom por causa das qualidades administrativas dele, assim como por seu caráter leal e honesto, e amante da justiça. Outro indício da possibilidade de Ciro Gomes vir a se tornar Presidente do Brasil, está no Planeta Plutão, regente de seu signo, que se encontra no Signo de Virgem, onde o Brasil tem o Sol.

Análise das Previsões de Maio 2002 a Maio 2003:

Progressões Primárias para 2002 são mais favoráveis na primeira metade do ano (Até junho/julho) e começam a ficar mais desfavoráveis à partir de agosto. Uma quadratura Sol/Vênus na Casa II indicam preocupações no campo afetivo e amoroso ou no campo financeiro. Em outubro Ciro tem um aspecto tenso entre Mercúrio e o MC, o que não é seguramente um indicio favorável para ganhar uma eleição, já que Mercúrio é a imprensa, e a comunicação em geral e o MC é a carreira. Um aspecto favorável entre Mercúrio e MC se inicia em dezembro 2002, na Casa XI, indicando possíveis mudanças nos projetos de Ciro, viagens ou salientando sua posição partidária. As Primárias, para serem exatas, dependem muito do horário exato do nascimento.

Progressões Secundárias:

A Lua Progredida transita na Casa XII, já influenciando a Casa I, ASC, à partir de junho. Existe uma conjunção Lua/Vênus que proporciona mudanças benéficas em todos os sentidos, contatos agradáveis com pessoas ligadas á infância, ao lar. É um aspecto favorável para o campo afetivo e amoroso, o que parece indicar que a boa recuperação da namorada de Ciro, a atriz Patrícia Pilar, o deixará muito feliz. Este aspecto é bom para a sua popularidade e o contato com o público será agradável e prazeroso. O aspecto termina em dezembro. Este aspecto reforça também o trígono da Lua com a própria Lua natal, também de junho a dezembro 2002, e este é, para um homem público, um bom indício do aumento de sua popularidade, provavelmente com o início oficial do horário político na TV e mídia. De julho à janeiro, outros dois aspectos são favoráveis ao candidato Ciro: o sextil com Netuno, mostrando que estará lutando com força para defender seus ideais e alcançar os seus sonhos, e o trígono com Plutão, que lhe dará muito domínio da situação, capacidade estratégica, de controle. Em janeiro 2003, a Lua entra na Casa I, em conjunção com o ASC, indicando uma mudança de residência, de trabalho, e de planos de vida. À partir de julho, um paralelo da Lua com Mercúrio, manterá Ciro ocupado com a mídia e a comunicação, indicando inúmeras viagens rápidas. O único aspecto negativo é a quadratura que a Lua forma com o MC, até novembro, indicando um grande desafio para a sua carreira, inquietações e perturbações de todo tipo.

A Lua Pré-Natal, transita na Casa IX do Mapa Natal, formando primeiramente uma quadratura com o planeta Saturno natal (até novembro). Esta quadratura é difícil pois cria atrasos e obstáculos de todo gênero, pessimismo, cansaço físico, excesso de responsabilidade e muito, muito trabalho. Costumo dizer que os aspectos tensos com Saturno fazem com que a gente se depare com montanhas que temos que remover de nosso caminho! O aspecto favorável com o Sol (até outubro) e com o ASC (de agosto a janeiro) indica que, apesar de tudo, Ciro estará muito feliz com sua atuação, tendo resultados compensatórios pelo seu trabalho. Em dezembro, a Lua forma um aspecto favorável com Netuno, planeta do imaginário e dos sonhos, e em março 2003, um aspecto favorável com Vênus e com a Lua, indica que será o lado de sua vida ligado ao afetivo e ao emocional estará em evidência. São possíveis as viagens de lazer, as mudanças de casa, as viagens ao exterior (ligados à Casa IX). A conjunção da Lua com Plutão, em fevereiro de 2002, indica uma grande reviravolta na vida de Ciro, que pode ser muito benéfica. Será um bom momento para tratar de assuntos do governo, de Estado, ligados ao poder. Com o aspecto, coisas que parecem perdidas renascem e trazem vantagem. É um bom aspecto para quem poderia ser eleito num segundo turno, e assumir a Presidência em janeiro 2003.

No geral, as Progressões indicam uma mudança de ritmo entre novembro e janeiro, mais tenso e trabalhoso o primeiro período, mais tranquilo e ameno o segundo. Mas será que alguém que é eleito Presidente poderá ter um dia à dia tranqüilo? Não creio. No entanto a conjunção com o ASC e com Plutão, são fortes indícios de vitória para o candidato Ciro.

Trânsito dos planetas lentos:

Plutão, transita na Casa XII do Mapa, no signo de Sagitário, e forma uma conjunção com o planeta Saturno (o ano todo). Esta conjunção é bastante pesada, mostrando um período bastante difícil na vida de Ciro, agravada pelo fato do planeta Saturno, atualmente se encontrar na oposição, em trânsito na Casa VI. A Casa XII e a Casa VI são casas ligadas à saúde, ao carma e ao sofrimento, A Casa VI é também ligada à rotina diária que neste momento é difícil, pesada, de muita responsabilidade, e que requer um grande domínio da situação, capacidade de planejamento, estratégia e comando. De junho a outubro, Plutão forma um sextil com Urano, indicando um período tenso e cheio de imprevistos. Plutão é ligado ao poder, mas também à morte e à transformação. A preocupação com a saúde de sua namorada pode ser um de seus efeitos difíceis, pois é ligada ao 'medo da morte'.

Netuno transita na Casa II do Mapa, Casa das posses e do dinheiro, que se encontra no signo de Aquário. O dinheiro entra e sai de forma inesperada. Netuno forma uma oposição com Urano (regente do signo) indicando um momento em que Ciro luta por seus ideais e sonhos, tendo que superar muitos imprevistos em seu dia à dia. Ele deve tomar cuidado com calúnias e traições, especialmente ligados com questões de propriedades e dinheiro. O trabalho do grupo, associação, ou partido do qual ele faz parte, será muito importante neste período. Aconselharia que ele confiasse 'desconfiando', e que tivesse cuidado com atitudes estabanadas. Este aspecto provoca também muito cansaço físico, já que Ciro terá dificuldades para dormir. Na realidade, este aspecto é desfavorável para tomar decisões quanto à carreira a seguir, já que Netuno é o planeta da ilusão e Ciro tem Netuno no MC do Mapa Natal. Estará ele se iludindo? Pode ser, mas o que seríamos se não perseguíssemos nossos sonhos?

Urano também em Aquário, já se encaminha para a Casa III do Mapa, formando uma quadratura com o Plutão Natal. Este movimento indica o 'fim de um ciclo' o momento certo para dar uma guinada na vida, escolher novos caminhos rumo à liberdade. Com esta quadratura, Ciro precisará superar os medos e agir, rumo a seus ideais. Ele precisará usar toda a sua energia criativa, e usar sua capacidade de controle e manipulação. Os "jogos de controle e manipulação", que aprendemos desde a pequena infância, servem para alcançar o que a gente deseja, as vezes o poder, mas também para superar o medo e a insegurança. É um aspecto libertador, onde a pessoa 'diz o que pensa', se abre e se expõe, o que será um fato novo e libertador para o candidato Ciro Gomes.

Saturno, o Grande Pai Cósmico, Senhor do Carma, transita na Casa VI, casa da rotina diária, do dia à dia, do serviço e da saúde. Em oposição com Saturno natal, indica, como já citamos, um momento difícil, duro, cheio de preocupações, de 'pedras para carregar' para Ciro. O cansaço físico, os problemas de dentes, pele, ossos, joelhos, devem ser cuidados para não se tornarem crônicos. O retorno de Saturno, que acontece num ciclo completo a cada 29,5 anos, (Saturno forma quadraturas a cada 14,5 anos aprox.). é um ciclo de amadurecimento, mas é um ciclo de cobrança cósmica também, do tipo 'vamos ver o que você fez até agora'! É muito importante conseguir superar estes momentos com a sensação do dever cumprido. Assumir as rédeas de seu próprio destino é imprescindível durante este trânsito. De julho a janeiro, Saturno forma uma oposição com Vênus (que está na XII) indicando ainda possíveis preocupações e insatisfações no campo afetivo. É um momento em que o tempo para o lazer é escasso. A quadratura com o MC, de agosto a dezembro, também é indício de um período de grandes responsabilidades, especialmente no que diz respeito à carreira e à ascensão social. Até dezembro, existe também um bom aspecto com Marte, indicando muito trabalho e ocupação constante, iniciativa e ação, e em setembro e outubro, dois aspectos favoráveis, com Plutão, Lua e Netuno, indicam o aumento da popularidade, capacidade de controlar a situação, manipulação e poder, e ativação dos sonhos e ideais. Os aspectos terminam em janeiro (por causa da retrogradação de Saturno) e retomam seu curso em abril de 2003. Maio e junho e também janeiro/fevereiro e março mostram também um aumento dos gastos, e um certo otimismo e satisfação, assim como uma melhora nos relacionamentos.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 38


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa