Menu

Andar na corda bamba

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 27/07/2007 01:03:23


Existem períodos assim, que parece que andamos na corda bamba! Isso já aconteceu com você?
Quando a linha sobre a qual nos equilibramos é muito estreita podemos cair a cada momento. Estava olhando pela TV a transmissão dos jogos Pan-americanos um dia desses e fiquei comovida com o choro da ginasta Jade de Oliveira depois de uma queda da barra (se não me engano). Quanto esforço, quanta dedicação para se equilibrar naqueles 10 centímetros e um pequeno desequilíbrio acaba comprometendo meses de trabalho! È assim mesmo que acontece. Enfrentamos desafios todos os dias e parece que Deus nos envia mais e mais desafios para testar nossa fé, nosso equilíbrio interno e nossa capacidade de nos superar. Por causa disso devemos sempre estar vigilantes. Nosso desequilíbrio muitas vezes é fruto de falta de atenção. Se você quiser continuar percorrendo o caminho da espiritualidade, espere muitas quedas, muitos desequilíbrios, muitas frustrações. Espere lágrimas e desânimos. Mas espere também recompensas! Às vezes eu me pergunto: se Deus quer que eu evolua espiritualmente, porque ele não facilita as coisas? Pois é, o caminho da evolução é árduo e não existem facilitações, nem jeitinhos que possam evitar ou encurtar esse percurso.

Muitas vezes esses períodos de confusão e de incerteza são causados por um trânsito de Netuno sobre nosso mapa. Nessas últimas semanas estou procurando esclarecer os leitores sobre alguns efeitos dos trânsitos planetários, vou retomar esse assunto, mesmo porque o Brasil está sofrendo de forma brutal os seus efeitos. De fato, Netuno transita sobre o ASCENDENTE DO BRASIL (ou seja do Mapa do Brasil Independência) desde 1998, e essa é uma das razões pelo aumento da criminalidade em nossas cidades, e da crescente cegueira das autoridades para as mazelas que assolam nosso país, como havia comentado em outro artigo publicado no site: O Brasil está doente? Então, como cada um de nós está reagindo a essa trânsito, como nós brasileiros estamos levando nosso dia-a-dia já que precisamos andar todos os dias na ‘corda bamba’? Parece que as pessoas não se dão conta que se a corda balança demais todos nós caímos!

Mas vamos por partes: por que os astrólogos relacionam esse planeta ao caos e à confusão?
Seu princípio energético gera a inspiração, o gênio, o misticismo, a mediunidade. Segundo os manuais de astrologia, Netuno é o mar e os oceanos, as águas e os líquidos em geral, assim como os sonhos, o esotérico e o onírico. Porém, em seu aspecto negativo, ele provoca anarquia, caos, paixões doentias, doenças misteriosas, predispõe a vícios de todo tipo, induz ao erro e atrapalha o bom funcionamento mental. A astrologia tradicional trabalha com arquétipos e com analogias e por essa razão é muito difícil para os leigos compreenderem como todas essas coisas podem ser ligadas entre si. Porém compreendendo o arquétipo compreenderemos melhor o planeta e sua influência sobre nós.

Vamos primeiramente pensar na figura mitológica ligada a Netuno, Poseidon para os gregos, Netuno, para os romanos, é o Senhor dos Mares. A ele foi dado o domínio das profundezas oceânicas onde ele reside. Mesmo se parece tranqüilo, o mar nunca é igual, e pode passar de calmo a agitado de um momento para ouro. O mar esconde em si muitos mistérios ainda não revelados, engole navios e tesouros, e se revolta em tsunamis furiosos quase inexplicáveis e especialmente imprevisíveis! Assim é a ação desse planeta ao qual se atribui a regência do signo de Peixes, último dos doze signos zodiacais. É a esse signo que atribuem-se tradicionalmente todos os vícios e todas as virtudes que os seres humanos possuem, como se sua força energética fosse um ‘resumo’ de todas as forças dos 11 signos anteriores. De fato, a energia netuniana nos coloca em contato direto com a energia gerada pelo Criador, de uma forma altamente espiritual quando bem canalizada. Por essa razão, é considerado o planeta da “redenção”, especialmente pelos cabalistas. Sob sua ação passamos o limite da realidade e entramos no reino espiritual, andamos na corda bamba, no abismo entre a matéria e o espírito, lá onde se divide a razão lógica da imaginação e da inspiração. Por essa razão, determinados seres humanos muito geniais (como o pintor Vincent Van Gogh por exemplo) são considerados ‘loucos’ por seus semelhantes! Netuno é um planeta ‘invisível’, já que está envolto numa nuvem de gás que impede que vejamos o seu solo. Por essa razão ele influencia o ‘invisível’ de nossa mente, nossas faculdades psíquicas. Ele faz parte dos três planetas transpessoais, (Urano – Netuno – Plutão, planetas não visíveis a olho nu), ou seja, aqueles que influenciam inteiras gerações submetendo-as às suas influências do carma coletivo.

Netuno transita durante aproximadamente 12 anos em cada signo (entre a marcha direta e a retrógrada) e dependendo da Casa Natal onde está transitando provoca profundas modificações de ordem íntima e espiritual, fazendo com que percamos os contornos da realidade, que nos sintamos, literalmente ‘perdidos no espaço’. É por essa razão que os piscianos são tão sonhadores e parecem estar sempre fora desse mundo! Netuno é também chamado de ‘solvente universal’ pois ele dissolve tudo aquilo de que não precisamos, mas dando-nos uma oportunidade para deixar para trás as fantasias que alimentamos inutilmente e de refazer novos sonhos. A ilusão faz parte do ser humano e sem sonhos o que seria de nós? Todos nós sabemos da importância que os sonhos têm para a expressão de nosso subconsciente, mas Netuno pode nos fazer perder o pé com a terra, com a realidade, nos afastando da vida terrena para nos transportar num mundo irreal. Dessa forma ele transforma as pessoas de maneira insidiosa, e aqueles que possuem um caráter mais rígido ou controlador normalmente ficam pouco à vontade com um trânsito desse planeta. As pessoas ‘netunadas’ são aquelas que têm mais dificuldades para conviver com as obrigações do dia-a-dia, e por essa razão podem ter necessidade de se refugiar em sonhos irreais, entregando-se, inclusive, aos vícios e às drogas.

Mas falando do trânsito de Netuno que tanto atrapalha a vida dos brasileiros desde que ele entrou em Aquário (vejam no STUM o artigo: O BRASIL ESTÁ DOENTE?)À medida que o planeta transita numa casa zodiacal ele pode nos deixar confusos sobre o caminho a seguir. Imaginemos-nos mergulhados no oceano, onde não existem indicações ou caminhos a serem seguidos! Como encontraríamos o caminho de casa? Como podemos nos comunicar nesse mundo silencioso e onde tudo é deformado aos nossos olhos pelo efeito da água? Assim age esse planeta, alimentando nossa fantasia, criando ilusões de ótica, modificando nosso ponto de vista e nos afastando da realidade. Conforme seus aspectos ele também estará trazendo um sentimento de culpa, a perda da esperança e uma falta de energia que pode nos deixar letárgicos e sem ação. (Ele causa insônia ou letargia, cansaço e incapacidade de se concentrar, nos compele ao consumo de álcool e drogas, e nos deixa perdidos, desvalidos)...

Puxa, dirão vocês, isso é um pouco assustador! É realmente assustador a menos que consigamos nos equilibrar na corda bamba enquanto tentamos canalizar nossas mentes na espiritualidade. Podemos desenvolver a espiritualidade, a intuição, entrar em contato com o Deus interior que nos fala através da intuição e podemos então finalmente compreender que não podemos viver somente no mundo material, e que mesmo se nosso corpo físico parece ter limites bem definidos, os de nosso corpo espiritual não existem, já que fazemos parte de uma única criação, do Todo.
Netuno rege a aura, os fluídos mediúnicos e o subconsciente, e ao passar sobre os ângulos de nosso Mapa nos dá a oportunidade de desenvolvermos esses dons de nosso corpo sutil e espiritual. Quando Netuno entra em contato com nossos planetas pessoais (Sol - Lua – Mercúrio – Vênus e Marte de forma especial) transforma e modifica a força energética em questão, nos abrindo para uma nova realidade que transmuta para um campo mais sutil algo que é simplesmente material. Assim, se Netuno estiver afetando nosso Sol, teremos problemas com o nosso próprio ‘Eu’ perdendo a noção do que somos, do que fazemos e para onde vamos. É talvez o trânsito mais difícil de todos. Pode nos levar a consumir álcool e drogas, a ser indulgentes conosco e perder os limites do real e do correto. A menos que nos encaminhemos para alguma atividade criativa e artística ou espiritual e religiosa. Cada uma dessas energias está uma oitava acima da outra, mas sempre no mesmo campo.

Se Netuno entra em aspecto com nosso Vênus, serão os relacionamentos que irão mudar. Algumas pessoas perdem o interesse pelos relacionamentos amorosos físicos e preferem refugiar-se em fantasias ou ilusões. Procuram relacionamentos utópicos ou espirituais, uniões de alma, por exemplo. Ou então, em alguns casos, se apaixonam por alguém sem enxergar realmente quem ele é na realidade, ou seja, se apaixonam pelo sapo pensando ser ele um príncipe! Sob a ação de Netuno/Vênus nos apaixonamos pelo amor! E assim o efeito ‘Maya’ de Netuno entra em ação, criando um mundo imaginário.

Se Netuno forma um aspecto com a Lua do mapa natal, toda a nossa resposta emocional pode ser transformada. Podemos perder a noção da auto-imagem que fabricamos, ou podemos perder ‘o contato’ com as outras pessoas, de forma física. Isso não significa realmente uma morte física, mas uma transformação do real em irreal. Com esse aspecto serão nossos conceitos e idéias, nossas ilusões e fantasias criadas desde a infância que irão mudar.

O trânsito entre Netuno e Mercúrio traz inspiração e fantasia à nossa mente, mas também pode modificar nossos sentidos, o gosto muda, o tato não é o mesmo, nosso olfato e até mesmo a audição são afetados pelo trânsito. Mesmo sendo um trânsito magnífico, pois nos abre para novas percepções (podemos ter vontade de experimentar certas drogas, por exemplo), é também perigoso porque podemos literalmente ‘sair do ar’! . Em alguns casos o trânsito de Netuno é perigoso pois nos faze perder o rumo, nos deixa desatentos, e quando caminhamos na rua podemos não ouvir uma sirene, podemos não ver um carro vindo na contramão... enfim, podemos não enxergar o perigo. Nossa mente fica instável e no pior dos casos isso pode levar a devaneios e até à confusão mental e loucura. Em casos mais graves, num aspecto entre Netuno-Mercúrio e Saturno por exemplo, podemos entrar em depressão e pensar em suicídio. Mas em geral, quando Netuno forma um transito com Mercúrio, nos sentiremos inspirados e criativos, e, perdidos em nossas fantasias e devaneios, acabamos perdendo as chaves de casa, a carteira ou os documentos em algum lugar!

Devemos concluir então que a influência netuniana irá depender de seu Mapa Natal e dos planetas e casas que estarão envolvidas no seu trânsito planetário. Atualmente Netuno está em retrogradção a 21° de Aquário e forma uma oposição com Saturno (em Leão) e uma quadratura com Marte (em Touro), Esse é um aspecto terrível, cuja energia se materializou no grande desastre aéreo que enlutou nosso país, cujo Ascendente é Aquário. Saliento também que São Paulo sendo uma cidade aquariana (‘nasceu’ em 25 de janeiro) atraiu para si essa perigosa energia. Bem, o que esperar disso tudo? Como País, creio que esteja na hora de nos mexermos, de tirar as vendas dos olhos, de deixar de agir como ‘netunados perdidos no espaço’ já que não há mais como ignorar o caos em que estamos metidos. Mas pessoalmente, o que podemos fazer?

Como já indiquei, os signos mais afetados por esse trânsito são Leão, Aquário e em menor intensidade, Touro e Escorpião. Nesse ultimo ano – de maneira mais intensa - esse signos foram os mais afetados pelo efeito Netuno. Mas todos nós temos o signo de Aquário numa casa zodiacal de nosso mapa e é nessa casa que sentiremos de uma forma ou de outra a sua influencia energética. Para saber em que Casa está transitando Netuno em seu mapa, faça o teste interativo do Mapa astral no STUM. Na próxima semana estarei descrevendo a ação de Netuno em cada signo. Como conselho, direi que a chave para usarmos positivamente sua energia nos leva ao mundo espiritual, por essa razão, busque o Conhecimento!

São Paulo, 25 de julho de 2007


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa