Menu

As sete leis da sabedoria - Parte 6

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 23/07/2004 11:44:40


Essa semana abordaremos a Sexta Lei Hermética, a Lei de Causa e Efeito.
Essa Lei é também chamada de Lei do Carma.

A Lei diz:
“Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei”.

Este princípio hermético contém uma grande verdade que torna possível a compreensão de todas as leis que regem o nosso Universo: ele explica que nada acontece por acaso, que não existe o “acaso”, e que “acaso” é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos a origem e portanto não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica. Este Princípio Hermético é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, este princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Não reconhecer esta Lei torna nulos os pensamentos filosóficos antigos ou atuais que subtraem os fenômenos do universo de uma Ordem cósmica imutável. A ciência às vezes não “explica” um determinado fenômeno, pois não sabe em que Lei ele se aplica, mas reconhece, no entanto, que “precisa” existir uma ordem para ele.
Não reconhecer a Lei de Causa e Efeito é como dizer que algo (qualquer coisa materializada e existente) pode ser independente, pode ser subtraída de forma inexplicável desse universo fenomenal, pode não ser submetido à Lei Universal.
Tal coisa seria então superior ao TODO? Ou seria o próprio TODO que se subtrairia a esta Lei? A existência de tal coisa tornaria então sem efeito todas as Leis Naturais e mergulharia o universo na desordem e no caos. Vocês imaginam o que aconteceria se de repente as galáxias, os sistemas solares, os planetas, tudo o que existe se subtraísse de repente a esta Ordem Invisível e começasse a “enlouquecer”?
Mas vamos falar do ACASO. Esta palavra tem em sua raiz a palavra ‘cair’, (do latim ad-cado, verbo cadere=cair) que dá a idéia de que um acontecimento fruto do acaso ‘cai’ de repente, assim do nada, sem nexo nem ordem. É nesse sentido que normalmente empregamos este termo. Assim, podemos dizer que se você jogar os dados ao ‘acaso’ eles caem de qualquer maneira, sem nexo nem ordem. Mas sabemos que jogadores experientes (e mesmo matemáticos) conseguem prever com uma certa lógica a seqüência na própria queda dos dados. Existe uma espécie de seqüência que faz que eles caiam de uma determinada maneira. Difícil de se compreendida, mas existente. Então, não existe acaso. Tudo obedece à Lei. Sempre há uma Causa e um Porquê para todos os acontecimentos.

Bem, mas no nosso caso, vamos examinar o que chamamos de Lei do Carma, à qual atribuímos todos nossos males e que tanto nos faz sofrer, inutilmente. Muitas vezes escuto a pergunta: “Mas para que serve a Lei de Causa e Efeito se a Causa acontece numa encarnação e o Efeito na outra? Não vou me lembrar mesmo”! Bobagem! Nós lembramos, ou melhor, nosso espírito lembra. Nossa mente racional não quer acreditar na intuição, intuição essa que é fruto da sugestão que o espírito nos transmite. E o espírito SABE! Nós é que não escutamos! Nossa mente (que os cabalista chamam de Lúcifer pois ela nos trai com seus pensamentos “racionais”) não quer dar ouvidos à nossa intuição, vinda do nosso EU INTERIOR.

Assim, nada acontece sem uma Causa, ou mesmo sem uma cadeia de causas. Nossos atos ordenam a eventualidade dos futuros acontecimentos, assim como eles são o fruto dos acontecimentos precedentes. “Nenhum evento cria outro; ele faz parte simplesmente de um elo precedente na grande cadeia ordenada de eventos procedentes da energia criativa do TODO” (O Caibalion).
Vamos raciocinar, “nenhum evento cria outro” quer dizer que há uma continuidade em todos os acontecimentos (anteriores e posteriores) mesmo não diretamente ligados a um determinado ato. Exemplo: Uma pedra cai de um lugar montanhoso elevado e quebra o teto de uma cabana lá no vale. A principio podemos considerar este acontecimento como um fato casual, mas podemos, com um pouco de raciocínio, perceber que ele é fruto de uma cadeia de fatos: a chuva que amoleceu a terra, que deslocou a pedra, a falta de arvores para sustentar a terra, a erosão, etc. etc. É uma “cadeia de acontecimentos” ou não?
Da mesma forma acontece na cadeia das encarnações. Não é absolutamente correto dizer que o que acontece nesta encarnação é conseqüência da precedente! Não acontece tudo de forma tão direta! Inúmeras são as variantes, mas todas se submetem à Lei. Esta é uma Verdade. Tudo tem um Propósito, lembram? E, de qualquer maneira, nossos atos podem ser também subseqüentes a atos procedentes NESTA MESMA ENCARNAÇÃO e não na precedente, não é mesmo? Sabemos que aprendemos com nossos erros, pelo menos se formos um pouquinho inteligentes! E se cuidarmos para não cometer erros nos livraremos de sofrimentos futuros.

Quando trabalhamos com consciência nossa encarnação atual nos tornamos mais atuantes quanto ao nosso destino individual. O Conhecimento nos leva a atuarmos de forma direta, a nos tornarmos responsáveis pelos nossos atos. Ao fazer uma análise de Mapa Astrológicos Cabalístico costumo dizer aos meus clientes que devemos “sair” do Destino Coletivo” para ingressarmos no Destino Individual e, se possível, desenvolvermos nossa Consciência Individual para no final, como o Cristo, o Buda e outros Mestres, chegarmos a encontrar a Consciência Cósmica. Este é o Caminho, essa é a Senda. Quando tomamos as rédeas de nosso destino, quando evoluímos de forma consciente, sem querer nos esquivar das Leis Universais, estamos de alguma forma cumprindo o Propósito do Plano Superior.

Não quero me alongar sobre o assunto do Livre Arbítrio que entra em jogo quando falamos de evolução cósmica consciente. Mas é um fato que, se cuidarmos de nossa palavras, de nossos atos e de nossos pensamentos, se nos tornarmos Senhores de nosso Destino, podemos tomar as rédeas de nossa vida para não nos tornar simples peões ou dados jogados ao acaso pela Lei de Causa e Efeito. Os Mestres não escapam à Causalidade dos planos mais elevados, mas “concordam” com as Leis Superiores, as reconhecem e agem de acordo, dominando assim as circunstâncias nos planos inferiores. Eles, os Mestres, conhecem as regras do jogo e não procuram se esquivar (nem o Cristo se esquivou de seu martírio na cruz!) e se propõem a seguir o Grande Plano sem fugir às conseqüências como simples instrumentos do TODO. Quando servimos o Plano Superior podemos atuar e governar o Plano Inferior ou Material.

Quantas verdades estão contidas nessa Lei! Quantos questionamentos! Como vemos a aplicação dessa Lei em nosso dia a dia? Como podemos atuar para nos adequar a esta Lei? Podemos melhorar nosso destino?
Envie sua opinião por e-mail.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa