Menu

Avançar ou recuar? Qual a melhor estratégia?

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:56


Existem períodos na vida em que as coisas parecem andar como as marés, para frente e para trás. Corremos e corremos para conseguir terminar nossas tarefas, mas elas não andam! Que desespero, quanta aflição! Acabamos nos sentindo dilacerados e chegamos ao final do nosso dia tão estressados que temos vontade de 'fugir para uma ilha deserta'!
Tenho certeza que isso já aconteceu com você, não é mesmo?

Neste período, em que temos uma grande concentração de planetas no signo de Áries e uma oposição destes corpos celestes com o planeta Saturno (que ainda por cima está retrógrado) precisamos do dobro de esforço para conseguir fazer face aos nossos compromissos. A retrogradação de Mercúrio, até o dia 23 de abril, nos obrigará a rever nossas posições, desfazendo mal-entendidos a fim de solucionar as eventuais pendências. O ingresso de Marte em Áries, no dia 03, nos obrigará a arregaçar as mangas, buscando todas as forças necessárias para remar com afinco, caso contrário, não chegaremos sãos e salvos ao porto. Ao mesmo tempo, o Sol, alinhado a Júpiter e Urano, nos estimula cada vez mais, nos impulsionando em direção de nossas metas que, no entanto, em certos momentos parecem se afastar de nós. Saturno, na oposição e também em retrogradação, nos segura, nos prende e nos pede paciência, perseverança e tenacidade. Como lidar com essas forças opostas? Como aguentar este fluxo e refluxo de energias? As tensões parecem enormes em certos momentos!

Devemos lembrar, antes de mais nada, que o mundo todo está num período de transição e de mudanças e que nós também nos inserimos neste carma coletivo. Por essa razão, não devemos ficar deprimidos e desesperados se não conseguirmos cumprir com nossas obrigações, alcançar nossas metas. Recuar faz parte da estratégia. Existe tempo para plantar e tempo para colher, a vida é feita de fluxo e refluxo. Este movimento continuo é descrito na Quinta Lei Hermética, chamada de Lei do Ritmo. "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação", afirma O Caibalion.

O Pêndulo Universal está sempre em movimento, ele vibra dia após dia, para frente e para trás, modificando tudo, dia após dia, mês após mês, ano após ano. Este princípio do Ritmo é também compreendido e explicado pela ciência moderna, e se aplica às coisas materiais. Os hermetistas, porém, interpretam o princípio do Ritmo de forma bem mais completa, pois conhecem a fundo as manifestações dessa Lei, não somente atuando nas coisas físicas, mas ainda agindo nos estados emocionais e mentais do homem. Isso explica a sucessão de contínuas mudanças nas condições, estados e emoções que podemos observar em nós mesmos. Se hoje nos encontramos num enorme estado de euforia, podemos esperar um grande esmorecimento amanhã. Se um dia cometemos um exagero qualquer, no dia seguinte estaremos experimentando o "resultado" desse exagero! Um enorme esforço causa um enorme cansaço, etc. etc..

Por essa razão, e principalmente por causa deste momento astrológico, devemos procurar nos integrarmos às energias que influenciam nosso planeta, percebendo quando devemos ficar quietos e quando devemos agir, quando devemos correr e quando devemos recuar. Tenho certeza que você também, especialmente neste momento astral, sente esta pressão interior, esta enorme vontade de fazer valer a sua vontade a qualquer preço. No entanto, este pode ser um momento para parar, observar, aprender e, sobretudo, escutar o que o outro tem a dizer. Quem conseguir compreender as razões do 'outro', tirando proveito dos ensinamentos decorrentes de um bom entendimento com seu interlocutor, será recompensado mais adiante. Devemos privilegiar as conciliações e não as brigas, os acordos e não as separações.

O mesmo ritmo de fluxo e refluxo acontece na cadeia das encarnações. Os hermetistas e espiritualistas consideram que uma encarnação de sofrimento é seguida por uma encarnação de felicidade, ou seja, o grau de sofrimento precedentemente experimentado pelo espírito será "compensado" pelo grau de alegrias da encarnação subseqüente e vice-versa. Com este raciocínio em mente, poderemos aceitar e compreender melhor muitos acontecimentos desta atual encarnação, que seriam inexplicáveis a uma observação superficial. Aceitando os percalços da vida como um aprendizado do espírito que está sujeito a um Plano Superior e, portanto, às suas Leis, podemos também aprender pouco a pouco que existe sempre uma compensação, uma forma de impedir que essa ação inexorável aconteça em vão. De fato, usando a Lei da Compensação que também é uma ferramenta disponível a todos, podemos balançar e contrabalançar o efeito do Ritmo e isso nos ajudará a escolher sempre o momento certo para cada coisa. Não remar contra a maré, mas seguir o seu fluxo nos colocará no caminho certo para que nossa vida flua de forma harmoniosa e feliz. Poderão ser necessárias várias vidas para que nosso espírito possa acionar -de sua própria vontade-, o movimento de volta do Pêndulo, mas certamente ele o fará se e quando tiver aprendido com cada nova experiência de sua vida terrena. Portanto, afastem a frustração, a tristeza ou a depressão de sua mente. Eliminem também aquele sabotador que impede seu crescimento espiritual! O Eu está conectado com o Todo! Lembrem-se que o autoconhecimento ao alcance de todos, especialmente através da astrologia. Uma outra ferramenta poderosa (não me canso de repetir) ao alcance de seus dedos é a técnica de libertação emocional chamada de EFT* (vejam mais artigos no meu site pessoal). Em maio irei agendar mais workshops. Aguardem o anuncio no STUM.

Para concluir este artigo, aconselho a todos que aproveitem a energia do mês de 'Nissan', mês de Áries, que dá início ao ano Novo Solar, observando como agimos em relação ao nosso 'próximo'. Fazemos prevalecer nossa vontade sem escutar as reivindicações do 'outro'? Estamos reivindicando nossas razões sem ao menos levar em conta as razões de nosso parceiro/vizinho/filho/companheiro?

Como estarei viajando no mês de abril, é possível que não escreva todas as semanas. Parto para merecidas férias para visitar meu filho que mora no exterior.
Desejo a todos uma semana de muita Luz, pedindo ao Criador que inunde as suas famílias de benesses e harmonia!

São Paulo, 31 de março de 2011



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa