Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 

Caminhe na direção de seu tikun

Caminhe na direção de seu tikun
Publicado dia 18/08/2011 15:32:41 em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

O que é 'tikkun'? É a palavra com a qual os astrólogos cabalistas definem o destino, o carma. Nós não aparecemos no mundo por acaso. Cada um de nós tem uma missão, uma função determinada neste aparente caos que é o nosso universo. Quando chegamos a este planeta, não aparecemos através de um processo randômico de seleção: nós encarnamos por alguma razão. Que razão é essa, perguntará você? A razão de cumprirmos um projeto maior: o projeto evolutivo de Deus. Por essa razão precisamos evoluir através das inúmeras reencarnações para permitir que o espírito volte à casa do Pai.

A Astrologia procura desvendar a razão de nossa presença na Terra analisando o momento cósmico desta aparição e o faz elaborando um mapa natal individual. Ou seja: o seu mapa de nascimento é a chave e o relógio de seu destino. Ao interpretá-lo, o astrólogo consegue obter respostas sobre a busca individual de cada um. A diferença entre a Astrologia tradicional e a cabalística é que a primeira é mais determinista e a segunda nos indica de que forma podemos agir em busca de nosso aprendizado espiritual. Para o cabalista, o mais importante é 'restaurar a Luz', ou seja, remover os obstáculos que impedem nosso espírito de evoluir. Com este conhecimento teremos mais acesso ao nosso livre-arbítrio sempre dentro do padrão único determinado pelo nosso mapa. Lembremos, portanto, que não somos reféns de nosso mapa astral, que não somos reféns de nosso destino. As estrelas indicam o caminho, mas não nos obrigam a percorrê-lo. Somente percorrendo o caminho é que evoluiremos e o astrólogo cabalista acredita que é justamente onde temos mais obstáculos a superar, onde empacamos ou paramos, é que se encontra nosso tikkun.

O tikkun corresponde à posição dos Nós Lunares. Os Nós Lunares, chamados também de Nódulos Lunares, são dois pontos de intersecção entre a órbita da Lua e o Equador Celeste. O Nó Ascendente, ou Cabeça do Dragão, é tido como favorável e tem a natureza jupiteriana. Ele representa o desafio, a correção que teremos que enfrentar nesta encarnação. O Nó Descendente, ou Nó Sul ou Cauda do Dragão, é considerado desfavorável e tem a natureza de Saturno e representa a bagagem trazida da encarnação anterior. Os dois Nós se movimentam de forma retrograda.

Quando analisamos o mapa de uma pessoa sob a ótica cabalísticas, procuramos interpretar a posição dos Nós Lunares, pois eles nos darão a indicação do destino, do caminho a seguir. Certamente que não interpretaremos somente estes pontos do mapa, visto que a astrologia tem uma abrangência maior e todos os aspectos planetários são importantes para se obter um retrato completo das características pessoais. Por exemplo, no meu mapa natal os Nós lunares se encontram respectivamente nos signos de Aquário e de Leão. Neste signos também tenho por acaso as Casas 1 e 7. Se o meu Nó Norte está em Leão, quer dizer que em outra encarnação eu devo ter sido aquariana, agindo de forma humanitária mas também assumindo uma arrogância de forma intelectual. Provavelmente tive dificuldade em manter os meus relacionamentos e posso ter impedido o meu desenvolvimento espiritual com atitudes arrogantes e autoritárias. Nesta encarnação tenho o Nó Sul em Aquário, indicando que precisarei desenvolver todas as qualidades dos leoninos, Nó Norte, porém agindo de forma altruísta e generosa.

O eixo, Leão/Aquário é um dos mais orgulhosos do zodíaco pois é o eixo do Eu Sou/Eu Sei. O Leão/Eu Sou, indica pessoas que se comportam de forma autoritária, tornando-se arrogantes, cheias de si e orgulhosas ao extremo. Tudo gira em torno do seu umbigo, de sua vontade! Por isso essas pessoa precisarão corrigir este comportamento, agindo de forma generosa e respeitando a liberdade alheia e se envolvendo com o coletivo. Por outro lado, o Aquariano/Eu Sei se preocupa mais com o bem-estar da coletividade em detrimento de seu próprio, e sua correção poderá indicar a necessidade de seu envolvimento pessoal na intimidade, e também compartilhando o seu conhecimento e usando sua capacidade intelectual para ajudar a evolução de seus semelhantes, porem sem arrogância ou egoísmo. Seria portanto a necessidade da correção no eixo Leão/egoísmo versus Aquário/doação. Esse seria o tikkun a ser desenvolvido, pois eu penso que o Tikkun, ou Carma, deve ser desenvolvido corrigindo os defeitos do eixo Sul/Norte, deduzindo que os signos opostos contém os mesmos defeitos porem em formas diferentes de manifestação.

A profunda compreensão da qualidade de nosso tikkun pode nos ajudar a agir em nosso favor, promovendo ações que nos levarão ao equilíbrio necessário para receber a Luz. Tikkun significa carma, mas também correção, reparação. Mas, o que precisamos reparar? O nosso espírito! Trazemos uma bagagem de outra encarnação, uma bagagem com todas as situações que significaram obstáculos e dificuldade ou situações esquecidas, não trabalhadas, não resolvidas. Cada vez que falhamos em resistir ao nosso comportamento reativo (ou lunar), teremos que corrigi-lo no futuro. Nesta ou em outra encarnação. Este é o conceito de tikkun. O conceito de correção de caminho.

Podemos necessitar de correção com dinheiro, com carreira, com saúde, com amigos ou com família. Então, qual é seu tikkun? Onde você está tendo mais dificuldade! Este é o seu tikkun. E você pode corrigi-lo mudando seu comportamento, fazendo as necessárias mudanças de percurso. Mude seus padrões negativos e utilize as suas bagagens positivas e então poderá receber a Luz nestas áreas e as resolverá, evoluindo espiritualmente.

Os cabalistas dizem que todas as pessoas que incomodam você e que lhe causam desconforto fazem parte de seu tikkun. Elas são necessárias ao seu tikkun, por isso não se aborreça com elas, mas pense positivamente, pois elas estão justamente lá onde precisam estar. Pense nisso.

Consequentemente posso afirmar que as estrelas não obrigam e não determinam nosso destino, mas indicam qual é o caminho que temos a seguir para receber a Luz e compartilhá-la para continuar evoluindo. Sei que o caminho é árduo e que em certos momentos pensamos até em desistir de seguir adiante. Porém, não devemos nos queixar de nossa infância, de nossos pais, das condições sociais, etc. etc.. Essas situações são deste jeito exatamente para nos ajudar a evoluir, por mais incrível que possa parecer! Tudo está em Divina Ordem!

Para conhecer seu tikkun, ou seja, para conhecer melhor qual é sua missão na vida, tenha em mãos o seu mapa astrológico natal e cabalístico. Somente com este autoconhecimento você poderá fazer as correções necessárias e fará crescer sua arvore mais forte e firme. Então, caminhe na direção de seu tikkun: cumpra seu destino de forma consciente!

Aproveito para reiterar os agradecimentos a todos aqueles que me escrevem me relatando suas experiências de vida entre os 27 e 28 anos. Um beijo no coração!

Desejo a todos uma semana cheia de Luz!
São Paulo, 16 de agosto de 2011
Correção efetuada em 4 de Abril de 2016


por Graziella Marraccini

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Obrigado por votar
starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura

Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. grabnn Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa