Menu

As sete leis da sabedoria - Parte 4

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 28/05/2004 12:38:31


Quarta Lei Hermética: O Princípio da Polaridade

Quando sento no computador para escrever mais um artigo para a comunidade Vidanova o faço sempre com muito carinho e dedicação. É claro que ao transmitir um pouco do conhecimento que adquiri nesses anos de estudo, minha intenção é compartilhá-lo com vocês todos. Assim, mais uma vez, nesse frio dia bem paulista, vou tentar conversar um pouco com vocês, e hoje, para continuar nosso estudo sobre As Leis Herméticas, ou Leis da Sabedoria, tentarei explicar o Principio da Polaridade que constitui a Quarta Lei Hermética.
Não devemos - porém - perder de vista as leis anteriormente explicadas porque uma é decorrente da outra e o raciocínio deve ser contínuo e holístico para alcançar o TODO.


A Lei da Polaridade declara:
“Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados” – O Caibalion

Esta lei transmite noções bastante variadas e complexas, mas todas elas facilmente compreensíveis e verificáveis. Primeiramente devemos compreender que tudo o que é manifestado possui dois lados, dois aspectos, dois pólos opostos com muitos graus de diferença entre os dois extremos. No hermetismo se considera que a diferença entre coisas que se parecem diametralmente opostas é simplesmente uma questão de graus de vibração (Ver a Lei da Vibração). Todos nós sabemos que, para que a eletricidade se manifeste, ela precisa ter dois pólos, um negativo e o outro positivo. Assim é para a natureza, que se manifesta em feminino e masculino, nos reinos animal e vegetal, e, creia-me, até no reino mineral. A escala de cores que é perceptível aos nossos olhos é uma vibração em diferentes graus da emissão da luz, e suas manifestações vão desde o violeta superior até o vermelho inferior. O termômetro marca os graus da temperatura, chamando-se o pólo mais baixo de frio e o pólo mais elevado de calor. Entre estes dois pólos existem muitos graus de vibração que nós oferecem a sensação de calor ou frio. Mas é interessante notar que não há uma demarcação absoluta (mesmo se existe uma convenção que indica o 0º como linha de demarcação - e de congelamento - da água). De fato, se para nós a sensação de frio pode ser sentida quando o termômetro alcança os 10º, para os esquimós a mesma temperatura pode representar “Um quente dia de verão”, não é?

A Luz e a Obscuridade também são manifestações da mesma realidade com muitos graus entre elas. A escala musical também, e também o ruído e o silêncio, o duro e o flexível, o doce e o amargo. No plano mental podemos afirmar que o Amor e o Ódio são simplesmente manifestações de uma mesma essência, pois são manifestações “diferentes em graus” de um mesmo sentimento.
Com este fato em mente, e sabendo que podemos aplicar o Princípio da Vibração, é possível transmutar um estado mental de um plano inferior para um plano superior conforme as linhas de Polarização. Elevando sua vibração na linha do medo, pode-se alcançar a coragem, e elevando sua vibração na linha do sentimento, pode-se alcançar o amor universal. No plano físico também é possível modificar o frio em calor, a inquietude em tranqüilidade, com algumas técnicas especiais que foram desenvolvidas especialmente pelos orientais. Conheci pessoalmente um mestre Zen que podia até mudar a freqüência cardíaca deixando pasmados os médicos ocidentais!

Podemos também acrescentar que podemos mudar a freqüência mental de outra pessoa através da Influência Mental. Talvez seja dessa forma que age “O poder da oração” quando, mesmo a distância, pode curar uma pessoa que desconhece completamente que existem outras pessoas que estão orando (E vibrando positivamente) em seu favor. Dessa mesma forma pode se obter a cura física e mental através da cromoterapia, por exemplo, pois sabemos que as cores são vibrações em diferentes graus. Uma inflamação (que se manifesta no vermelho e tem analogia com o planeta Marte) pode ser curada com a imposição de uma luz azul (mais fria e com vibração superior em graus), ou verde ou violeta, dependendo do órgão atingido. Assim acontece na escala dos chakras onde sabemos que o vermelho tem correspondência com o chakra básico (cuja vibração é inferior) e o violeta com o chakra coronário (cuja vibração é superior).

É claro que para induzirmos a nossa própria “mudança de vibração” precisamos de muito exercício, estudo e meditação. E os resultados são obtidos tão lentamente que muitas vezes nos desanimam! É difícil para uma pessoa naturalmente nervosa viver de forma tranqüila, retirando completamente a ansiedade de seus pensamentos. Mas com as técnicas apropriadas isso pode ser conseguido, se não completamente, pelo menos “Um grau por dia” até conseguir alcançar o resultado desejado.
O astrólogo usa essa lei de maneira específica quando analisa os trânsitos planetários (vibrações planetárias atuantes sobre a pessoa num determinado momento e lugar) e pode indicar também a forma mais adequada para “mudar de grau em grau” uma vibração negativa em positiva para minimizar seus efeitos, se não for possível eliminá-los completamente.

Vejamos, por exemplo, como funciona a manifestação que chamamos de RAIVA:

O CAMINHO ENERGÉTICO DA RAIVA E SUAS MANIFESTAÇÕES

As Fúrias (eram assim chamadas na antiga Grécia) são frustrações guardadas interiormente no nosso subconsciente e prontas para explodir e se manifestar.
No Mapa Natal são indicadas pelos aspectos dos seguintes planetas que influenciam o caráter da pessoa e sua conseqüente manifestação:

Quente = Grau vibratório inferior: (Marte) = Explode de forma visceral, animal e verbal.

Fria = Grau vibratório intermediário: (Saturno) = esfriamento = implode em ressentimento. Controla e inibe esta emoção, não a expressa e se torna mordaz. Há dor e bloqueio.

Mais Frio, Gelado = Grau vibratório superior: (Plutão) = gelado = cristalizado = torna-se ódio. É destrutivo e incontrolável. Pode até provocar câncer. A sensação transmitida por Plutão é de medo e terror. Ele representa o baú inconsciente onde guardamos a raiva, e seu caminho se manifesta quando este planeta está em contato com a Lua e sobe à consciência quando em contato com o Sol.

A negação do sentimento de raiva (ódio-amor-frustração) serve de proteção contra o medo e abre o mecanismo de defesa. Os pólos se manifestam em:
Poder <> Controle
Controle <> Entrega

Como você sente a manifestação dessa Lei em seu dia-a-dia? Já observou alguém liberar suas “fúrias” e depois se acalmar aliviado pela explosão? O que você faz quando está com raiva? Como você aplica a Lei da Polaridade?
Compartilhe conosco sua opinião e suas experiências.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa