Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Astrologia
Interpretação Humanística: Síntese Escorpião e Sombra em Virgem e Capricórnio

Interpretação Humanística: Síntese Escorpião e Sombra em Virgem e Capricórnio

por Luiz Francelin


Sexo: Feminino

Signo Síntese: Escorpião
Signo Sombra: Virgem e Capricórnio
Predomínio do Elemento: AGUA e Modalidade Fixa.
Carência do Elemento: TERRA presente na Sétima Casa e na Décima primeira Casas astrológica.

Quando o Elemento Água é predominante temos a sensibilidade, a emotividade e a imaginação (fantasia) acentuadas. Neste sentido há uma tendência a ser imitativa. Muitas vezes vc., sem sequer perceber, acaba imitando os outros. Vc. "copia" estados de humor, estados emotivos, se identificando com os outros e assim mostrando-se una com todos em um abraço universal. O problema é que isso pode despersonaliza-la e lançar luz sobre o que a une ao OUTRO enquanto esconde o que a separa, o que a opõe, o que a diferencia dos outros. Tem um lado bonito nisso sem dúvida, mas por outro lado, vc. pode virar uma espécie de "muro das lamentações" para pessoas que descubram poder "descarregar" em você seus problemas ou sofrimentos.

Como a sua vontade (a da Água) é a de curar, a de minorar os sofrimentos alheios, a de dar sustento espiritual e humano, ocorre que vc. se entrega a isto de corpo e alma, já que a carência do Elemento Terra deixa vc. sem uma noção de limite, sem uma clara definição de onde termina vc. e começa o outro... A falta desta noção atrai alguns problemas, como a dependência, o ciúme, a expectativa de ser correspondida em tudo e a curiosidade de experimentar os limites dos outros até mesmo para irrita-los um pouco.

Qualquer ato separativo dos outros é mal encarado por vc. que entende que ficar junto é “aquele grude” e aquela mistura de sensações e de paixão onde as fronteiras que separam as pessoas umas das outras caiam por terra. Quando isto ocorre tudo bem, mas se por acaso e destino isto faltar, vc. logo sente-se incomodada e insegura. Aí é que entra o ciúme, por mais escamoteado que seja... por mais disfarçado que esteja... O seu ideal é muito elevado neste campo: seu sonho é o de uma união sem fronteiras com o outro. Só que confundindo um pouco a realidade com a fantasia vc. se esquece de cuidar dos passos que podem levar a isso e acha que o destino ou Deus deve lhe dar isto......assim......de mão beijada. Pode lhe faltar uma noção clara de quais são os passos que podem leva-la a experimentar esta união sem fronteiras tão desejada. No geral vc. não tem muita paciência quando o outro mostra as imperfeições humanas que carrega em seu Eu. Vc. pode partir para a crítica e o julgamento e com a ENORME facilidade que vc. tem para penetrar nos segredos do outro acaba achando um prato cheio quando se trata de detonar a auto estima de alguém, de apontar os defeitos não admitidos pela personalidade do outro, de cutucar feridas evidentes (ou até mesmo as ocultas) para mostrar o quanto é necessário que o outro a tenha como amiga e jamais como inimiga. Isto só surge quando há problemas em um relacionamento no qual vc. tenha verdadeiramente fantasiado e se envolvido com as suas fantasias. Depois do período inicial e depois de um momento idílico e romântico, vc. começa a enxergar os defeitos e aí primeiro guarda pra si e continua sonhando a vida a dois de modo idealizado, depois desemboca em uma decepção, especialmente se vc. se vê criticada. Seu revide é contundente e um tanto implacável, pois as palavras vêm à sua boca e não se sabe de onde vc. tirou tudo aquilo. Alguns companheiros poderão ficar assustados. Naturalmente, se vc. ainda não viveu um envolvimento realmente profundo, a capa de civilização que vc. tem (como todos nós em sociedade) ainda não chegou a cair por terra. Porém, se já se envolveu de verdade, a ponto de se tornar uma questão de vida ou de morte a sua felicidade ao lado do outro, então vc. sabe do que estou falando.

Sua marca é a da sensibilidade aguçada somada à facilidade para transformar em palavras o que vc. está sentindo no momento. É um talento fantástico quando a serviço do bem, porém, quando estamos feridos e estamos nos vingando ou nos mostrando pelo nosso lado maléfico aí a coisa toma formas menos simpáticas.

Ainda bem que nem sempre é assim e, no geral, vc. procura o envolvimento com um companheiro, porém idealizando-o demais. Ele é uma espécie de somatória das suas fantasias com as suas carências e vc. projeta nele tudo de que necessita e tudo que sonha obter na vida. É querer demais não é?! Se vc. não exagera na dose tudo vai bem... Vai apenas passar por uma ingênua fantasiosa (às vezes) ou por uma romântica idealista (outras vezes) mas sempre está presente o seu sonhar, o seu imaginar e a realidade nunca é apenas isto ou aquilo, a realidade é sempre carregada e "pintada" por tudo aquilo que é subjetivo em vc., que é capaz de levar um companheiro à loucura por não saber o que dizer, por não lembrar um detalhe, por esquecer um número, por ser desorganizada na hora mais imprópria e por ser confusa ou indefinível, misteriosa até, sem mostrar claramente o que se passa em seu coração. Ora, como é que vc. vai ser clara com aquilo que, de fato, não sabe? Como é que vc. vai ser previsível e "sempre a mesma" se sempre muda de estado de humor, se sempre mostra-se em contínua transformação de valores, de sentimentos, de perspectivas perante os outros e perante a vida de modo geral. Vice versa vc. acaba atraindo companheiros previsíveis demais, repetitivos até, rotineiros para dizer o mínimo. Em um primeiro momento vc. sente-se muito atraída por este tipo de homem, pois é o seu oposto e faz tudo aquilo de que vc. não se sente capaz de fazer, ser ou mostrar... Imagine alguém ser bom em matemática e ser capaz de cumprir fielmente e sem desvios com o programado. Como pode alguém gostar de fazer sempre o mesmo caminho? Comer sempre o mesmo prato e sempre no mesmo lugar? O mesmo pode acontecer com outros tipos de comportamentos rotineiros que vc. não se sente capaz de ter ou fazer. Pois é! Ë a sua carência de Elemento Terra que provoca isso.

Sendo tão plástica e mutável devido ao Elemento Água predominante e sendo tão adversa aos limites materiais das coisas e das pessoas, devido à carência de Terra, vc. acaba atraindo exatamente o tipo oposto para o relacionamento. Primeiro sente muita curiosidade e até admiração genuína, mas depois que ele se mostra previsível demais, perde a graça e vc. acaba criticando-o como defesa, ou seja, vc. foi criticada e cobrada primeiro e é neste momento que a "língua afiada" e a capacidade de descobrir coisas escondidas dos outros entra em ação. Não estou pintando vc. de cores maléficas não, estou apenas dizendo que é bom vc. se dar conta desta característica para não se tornar uma escrava dela, na inconsciência da ação dela, pois a maior parte deste funcionamento é inconscientemente estabelecido.

É devido a este tipo de fator que se criam os assim chamados "relacionamentos cármicos". É difícil definir, para vc. tanto quanto para o outro, qual a diferença entre ser amiga, ser companheira, ser cúmplice e ser comparsa. Para vc. estas diferenciações desaparecem na medida em que o envolvimento torna-se "unha e carne" e na medida em que vc. se dissolve na sensitividade para com o outro. Este é um talento fantástico em qualquer pessoa que trabalhe ajudando pessoas necessitadas, ajudando pessoas deficientes ou com dificuldades de expressão de seus desejos e sentimentos, como são os psicólogos, os assistentes sociais, os pedagogos (às vezes) e os médicos e enfermeiros, de modo geral. Quem tem este seu talento chega muito mais rápido aos diagnósticos e à compreensão do que se passa com o outro, passo essencial para que uma cura ocorra.

Resposta de Rosa:

Recebi a interpretação e gostei muito. Muito de mim está ali. Sei que em algumas coisas tenho conseguido evoluir razoavelmente bem. Não sei se é normal que as pessoas lhe dêem um retorno de suas interpretações, mas aí vai.
Embora não seja esta minha profissão, ou melhor, eu tenha uma atividade principal que não a que se segue, sou terapeuta floral. Curar é algo que me atrai muito.

Na falta do elemento Terra, tenho atraído amigos “Virginianos” (daqueles bem metódicos, na maior parte das vezes!). Meu pai é um deles, e o homem que eu amo também! Mas tem sido um excelente exercício para minha língua afiada e a tendência a idealizar as pessoas.
Sim, sou sonhadora e meio preguiçosa às vezes. Também prefiro bancar a mentora intelectual a estar em destaque. E adoro investigar, investigar, investigar. Especialmente o ser
humano.

Acho que é isso. Se deixar, escrevo horas...
Obrigada por tudo e um abraço fraterno.

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Interpretação Humanística: Síntese Escorpião e Sombra em Virgem e Capricórnio
Avaliação: 5 | Votos: 1


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Luiz Francelin é colaborador do Site
Email: luiz.francelin@bol.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 03/07/2001 12:48:25

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
terça-feira, 14 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 50 – TING - O CALDEIRÃO
Expresse livremente sua luz interior. Aqueles que contribuem para o maior benefício espiritual de outros alcançam o sucesso.


energia
Runas: Talismã da Saúde
Dê atenção à saúde. Cuide da alimentação.


14
Numerologia: Liberdade
Sinta-se livre para enfrentar as experiências que este dia tem a oferecer. Escape da rotina e procure hoje fazer suas coisas de modo diferente. Varie e experimente liberte-se de padrões.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade