Menu

Júpiter: o Regente de 2007

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 01/12/2006 11:39:57


Ao se aproximar o início do próximo ano do nosso calendário, os astrólogos sempre procuram oferecer orientações a fim de ajudar as pessoas a entrarem em sintonia com as energias cósmicas que irão reger o ano em questão. Muitos são os métodos usados e todos eles são válidos, por essa razão existe uma grande liberdade de escolha e cada um irá escolher aquele que mais lhe agradar intuitivamente.

A astrologia, assim como muitas outras ciências, permite várias interpretações que dependem de tradições diferentes. A Astrologia Hindu é diferente da Chinesa que é diferente da Muçulmana que é diferente da Ocidental. Mas todas são válidas e todas transmitem conhecimentos milenares de sabedoria e tradição e por essa razão todas podem servir de orientação. Tentarei esclarecer alguns pontos a esse respeito e deixarei que você, leitor, siga depois sua intuição e seu coração para entrar em conexão com aquele planeta ou energia que mais estiver em sintonia com você neste momento e especialmente na virada do Ano.

Como os astrólogos descobrem qual o regente do próximo ano? Os mais esotéricos buscam nos antigos caldeus este conhecimento. Eles se baseiam na chamada “Estrela dos Magos”, uma estrela de sete pontas onde são colocados o Sol, a Lua e mais cinco planetas (aqueles que são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade). A seqüência em que são colocados os planetas não é clara, pois não segue a ordem lógica (de afastamento dos planetas em relação ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo) e não vamos esclarecê-la neste artigo.

Os Caldeus utilizavam as regências na seqüência, contando o ANO ZERO sempre como sendo o Ano regido pelo Sol. E como encontrar o Ano Zero? Simplesmente dividindo o ano em questão pelo número 7 e obtendo um número de “sobra”. Esta sobra é o numero correspondente ao planeta regente do Ano. Quando a sobra for “zero” será então um ano SOLAR que iniciará novamente um ciclo. O último Ano Zero foi 1981. Assim, fazendo esse cálculo, 2007 nos deixa um numero de sobra que é 5 e, portanto, o regente do ano seria JUPITER. Vejam o exemplo ao lado.

Então, vamos falar um pouco de Júpiter, regente de 2007!
Júpiter é o maior dos planetas que giram ao redor do Sol. Ele era chamado pelos antigos de Pai dos Deuses, o Grande Benéfico e é também chamado do Deus do Raio. Seu diâmetro equivale a 12 vezes o da Terra e seu volume é de 1.370 vezes o volume do nosso planeta. Sua massa é três vezes maior que aquela de todos os planetas reunidos e seu peso é 310 vezes maior que o da Terra. Seu diâmetro é de 142.100 km. A distância média para com o Sol é de 779 milhões de km. E ele leva aproximadamente 12 anos para fazer uma revolução completa em volta do Sol a uma velocidade de 46.660 km/h. Júpiter possui uma inclinação de 1º18’31 em relação à eclíptica e gira sobre seu próprio eixo em apenas 9hs55min. Júpiter possui 16 satélites (ou luas) já identificados, quatro dos quais são bem maiores que os outros. Júpiter possui também anéis como Saturno, mas bem menos visíveis. Ele é formado primariamente de hidrogênio, hélio e metano, que circundam um núcleo bem maciço e denso. È pelo fato de Júpiter ser o maior planeta de nosso sistema solar que ele com sua força gravitacional atrai para si o lixo errante do nosso sistema. Por essa razão ele acaba ‘desviando’ muitos asteróides que poderiam atingir a terra de forma desastrosa.

Em minha experiência de astróloga tenho notado que os ciclos de doze anos oferecem muitas oportunidades para as pessoas, expandem as promessas tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo. Os jovens, meninos e meninas, ao chegarem aos 12 anos, abrem seus horizontes para o mundo exterior, saindo da “casca do ovo” onde a família os confina. Começam a ir a eventos sociais, conhecem novas pessoas, saem para descobrir o mundo lá fora, buscando avançarem para romper os limites estabelecidos pelo núcleo familiar. Esta idade apresenta uma grande oportunidade de crescimento e não raramente esses jovens começam a se lançar em aventuras arriscadas, em atividades esportivas que os levam - às vezes - a viajarem para longe de casa. Um entusiasmo muito evidente invade esses jovens que os leva a desafiarem os limites (impostos por Saturno) para destacar-se em suas habilidades específicas: dança, luta, música, bandas de rock, tudo serve para eles encontrarem uma identidade própria. Mesmo que seja em grupo, dentro de sua própria turma.

Júpiter tem essa propriedade de expansão, que leva a pessoa a romper os limites para ultrapassar as fronteiras limitadas até então. Aos 24 anos o homem e a mulher sentem-se maduros, e, ao saírem da faculdade, se lançam à conquista do mundo profissional, com um entusiasmo e um otimismo ímpar. Que idade maravilhosa é essa que apresenta tantos desafios e tantas possibilidades de superação! Neste momento também se ampliam os relacionamentos sociais e se inicia um novo período de conquista do mundo material com os resultados decorrentes. Essas influências são combinadas, porém, com os ciclos de Saturno, de crescimento e responsabilidade. O trânsito do planeta Júpiter pelas casas do Mapa Natal indica os ciclos pessoais de expansão de cada um numa determinada área, mas não esqueçamos que, dependendo dos aspectos recebidos por este planeta, a expansão pode ser positiva ou negativa. A negativa é seguramente ligada ao excesso, em todos os sentidos: o excesso de risco leva a pessoa a desconsiderar os perigos, em todos os campos de ação. Seja financeiramente, abrindo negócios e fazendo dívidas sem considerar as conseqüências, ou nos esportes, assumindo riscos que levam a acidentes e desgraças, ou ainda, se lançando em aventuras mirabolantes pelo mundo afora. Em todos os casos o excesso de entusiasmo e otimismo pode levar à ruína. O filtro jupiteriano é então benéfico e maléfico ao mesmo tempo, e essa ação dependerá também dos planetas que Júpiter encontrará em seu caminho. Os ciclos Júpiter/Sol são particularmente importantes na vida da pessoa, inclusive do ponto de vista da saúde. Durante a conjunção de Júpiter com o Sol, por exemplo, a pessoa estará no auge do otimismo e da energia e se sentirá invencível, lançando-se em ações temerárias. Inversamente, na oposição ou quadratura Júpiter/Sol o individuo poderá estar com pouca energia e motivação e tenderá a cruzar os braços e a se queixar da falta de sorte.
Os ciclos de “baixa” de Júpiter também são alternados, correspondendo às quadraturas e oposições do planeta consigo mesmo (planeta em transito sobre planeta do mapa natal): aos 18 (12+6) anos aproximadamente (a euforia da maior idade), aos 29 (este é um ciclo importante porque se sobrepõe ao ciclo de Saturno), aos 42 anos, aos 54, etc.Então para você saber se está num período de alta ou de baixa ação de Júpiter, analise como foram esses ciclos de 12 anos em sua vida: saiba aproveitar daqui para frente os ciclos de pico positivo e tente se preparar para os picos de ação negativa para não acabar se encontrando numa sinuca de bico, sem saber onde bater a cabeça. Júpiter é tido como benéfico, mas não esqueça: nem tudo o que reluz é ouro!

Numa outra análise, e sempre no sentido de “expansão” podemos também compreender que podemos expandir nosso conhecimento, nosso saber, nossa cultura sob a ação benéfica desse planeta. Podemos ir além das fronteiras limitadas de nosso pequeno “eu” para assimilar e compreender também o que o “outro” pode nos oferecer. Podemos expandir o conhecimento espiritual, tendo acesso a novas religiões e filosofias de vida que abram nossos horizontes pessoais levando-nos a um maior conhecimento da verdadeira noção de DEUS, do TODO do qual fazemos parte. Afinal... SOMOS TODOS UM!

Por último, vamos dar algumas características desse regente de 2007:
Júpiter, também chamado de Deus do Raio - corresponde à Sephirot de nº 4 da Arvore da Vida.
Gênio Planetário: Arcanjo Tzadkiel
Forças angelicais: Chasmalim ou Seres Brilhantes ou Dominações.
Cor em Briah: Azul.
Pedra favorável: Safira ou berilo
Favorece principalmente os signos de Sagitário e Peixes que terão uma grande expansão neste próximo ano.
A letra do Alfabeto hebraico correspondente a essa energia é o Ghimmel que é uma letra arquetípica cujo valor numerológico é o 3. Ele indica o movimento orgânico da Roda da vida. Juntamente com a letra Lamed e Shin – 3:30:300) expressa o movimento em progressiva expansão, desde a ação funcional descontrolada de Ghimmel através o agente controlador Lamed até se expandir no universo sob a forma de Shin, que é miticamente considerado a essência do Espírito Santo, o alento de DEUS.

Para saber as Previsões para 2007 para o seu signo, e também para o Brasil e o mundo em geral, adquira meu novo Livro Virtual!

São Paulo, Dezembro de 2007



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa