Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade

Mercúrio entrou em retrogradação: você sabe o que isso significa?  
Home > Astrologia

Mercúrio entrou em retrogradação: você sabe o que isso significa?

por Graziella Marraccini

Compartilhe
   

No dia 04 de dezembro de 2017, Mercúrio, o planeta regente de Gêmeos inicia uma retrogradação no signo de Sagitário e forma um alinhamento com o Saturno que está quase saindo do signo para ingressar em Capricórnio. Mercúrio rege Gêmeos e Virgem. Gêmeos é o terceiro signo do zodíaco, pertence ao elemento Ar, tem qualidade mutável e tem relação com a comunicação, o comércio, o trânsito, o aprendizado e também com o ensino primário, entre outros. Virgem, sexto signo zodiacal, é um signo de Terra, mutável, e se relaciona com os assuntos da vida diária, como trabalho, emprego, saúde, higiene, nutrição, rotina, entre outros.

Mercúrio/Hermes, que na mitologia greco/romana era considerado o Deus mais experto de todos, trata de "comunicação" em ambos os casos. Ele é representado com asas nos pés, significando a sua agilidade e mobilidade (Terra), e com asas no capacete, representando o aprendizado e a agilidade mental (Ar) Ele também possui um caduceu nas mãos. O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, e que possui na parte superior um elmo alado ou duas pequenas asas. Conta a mitologia que esse símbolo expressa o equilíbrio da moral e da boa conduta, e expressa também o poder. Quem domina a o poder e a comunicação tem, com certeza, muito poder! As duas serpentes expressam a sabedoria, as asas expressam a diligência, o elmo representa o pensamento elevado e espiritual. Ele pode representar também a integração daquele que o possui com os quatro elementos: a Terra correspondendo ao bastão; as asas ao Ar; as serpentes à Água; e o movimento ondulatório das mesmas indicariam o Fogo. O bastão pode indicar também o equilíbrio, ou seja, o Caminho do meio, que é alcançado quando integramos o movimento ondulatório da energia pelos 22 caminhos da Cabala e ainda a necessidade de nos apoiarmos no conhecimento ao engendrarmos a caminhada da vida.

Mercúrio rege o plano mental, o pensamento, a palavra escrita e verbal, e tudo o que representa a função do cérebro onde se manifesta o espírito. Segundo Edgar Cayce: "É O ESPÍRITO HUMANO QUE CONSTRÓI". Deduzimos, portanto, que é muito importante nascer com um "bom Mercúrio" pois se alguém nasce com Mercúrio em mau aspecto (ou seja com aspectos negativos e tenso com outros planetas) terá dificuldade de aprendizado e de comunicação, pouca esperteza e destreza, um espírito superficial e descoordenado e caminhará na vida sem foco ou objetivo. Além disso, e porque Mercúrio nunca se distancia do Sol a mais de 30º, se o planeta estiver a menos de 5º do Sol, a astrologia ensina que o planeta ficará "combusto", provocando no nato problemas mentais que podem ir desde uma a dislexia, uma dificuldade de fala e de aprendizado, e ainda falta de equilíbrio e dificuldade de locomoção. Alguém que nasce com Mercúrio retrogrado no Mapa Natal precisará de mais repetição para fixar as noções abstratas no cérebro e terá dificuldades com a coordenação corporal. Esse planeta rege os cinco sentidos do corpo humano, além dos pulmões, e de todo o sistema respiratório e ainda as mãos e braços com as quais comunicamos e deambulamos.

Em vários artigos publicados no site expliquei como a astrologia explica esse fenômeno de "retrogradação". Mercúrio, Vênus e Marte, sendo planetas rápidos, permanecem pouco tempo em retrogradação mas seu efeito é bem perceptível. Quando acontece a retrogradação de um planeta no mapa natal, (qualquer planeta mas especialmente os planetas pessoais) a astrologia cármica ensina que existe uma relação direta com alguma pendência trazida de encarnações anteriores que obstruirá a expressão da energia representada pelo planeta. Por essa razão, calcula-se que a pessoa precisará de uma certa quantidade de anos para superar a pendência, e esse número de anos será igual à quantidade de dias em que o planeta em questão permaneceu em retrogradação, desde o momento do seu nascimento. Durante esses anos, a pessoa precisará fazer uma dupla tarefa, como se tivesse trazido consigo uma "dependência", uma segunda época e terá que se esforçar muito por ter negligenciado na encarnação passada aquele assunto regido pelo planeta em encarnação anterior. Se o planeta, apesar de retrógrado, estiver bem aspectado, (com bons aspectos com outros planetas especialmente os benéficos) a tarefa lhes será facilitada por méritos adquiridos. Como Jung afirmava: "Livre Arbítrio é fazer bem feito aquilo que somos obrigados a fazer" e eu diria, aquilo que "escolhemos fazer"!

Portanto, todos podemos aprender com Mercúrio retrógrado! Vamos redobrar a nossa atenção e manter o foco em nossos objetivos. Saturno nos ajudará também a ser organizados, a agir de forma prudente mantendo objetivos precisos, a rever nossos gastos para manter o orçamento sob controle apesar da euforia que nos invade com os festejos do final do ano.

Mercúrio retornará em marcha direta dia 23 de dezembro. Durante esse período o efeito da retrogradação poderá ainda promover problemas de trânsito e transportes, dificuldade de comunicação inclusive na internet, portanto tomem cuidado com os mal entendidos, a perda de documentos e chaves, as distrações de todo tipo. Estaremos todos mais sujeitos a ser enganados por pessoas desonestas, a cometer enganos (cuidado ao assinar documentos e contratos) e a ficar envolvidos em fofocas. Ao viajar, precisaremos redobrar a atenção, pois ocorrerão atrasos e imprevistos como perda de bilhetes e tickets, extravio de malas e documentos, reservas inexistentes em hotéis e outros transtornos similares. Nesse período estaremos ainda mais sensíveis também a doenças respiratórias.

Caro leitor, esse artigo tem o intuito de informá-lo mas nenhum artigo substitui uma boa consulta personalizada! Somente ela poderá ajuda-lo a compreender profundamente quais pendências cármicas você trouxe de seu passado e qual é sua tarefa nessa encarnação. Com esse conhecimento será mais fácil você superar essas tarefas que se tornariam muito difíceis se você permanecer na ignorância. Aliás "Conhecimento" é tarefa de Mercúrio!

Pesquise os atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email contato@astrosirius.com.br ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos meus videos no YouTube: link Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial,Tarô e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

São Paulo, 4 de Dezembro de 2017




Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Mercúrio entrou em retrogradação: você sabe o que isso significa?
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:23

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 22 de junho de 2018


energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Descubra por que você pode ficar sozinha para sempre!
2. O poder da mente plasma sua realidade
3. O que fazer quando somos obrigados a fazer mudanças?
4. Você quer aprovação ou evolução?
5. Somos pura energia manifestada
6. Você quer amor ou liberdade?
7. Três técnicas de visualização criativa
8. Mais alguns toques espirituais da companhia do amor



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade