Menu

O eclipse solar e o equinócio da primavera

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 15/09/2006 15:25:27


Na sexta feira, dia 22 de setembro, acontecerá um eclipse anular solar que será visível num corredor estreito que atravessa a Terra. O caminho do eclipse anular irá se iniciar na Guiana Inglesa em Georgetown às 09:48 (horário local) quando a sombra anti-umbral da Lua, ao esconder a luz do Sol, formará um corredor de 323 quilômetros de largura. Logo depois a sombra se deslocará para a Guiana Francesa, em Cayenne, onde a duração do eclipse será de 5 minutos e 1 segundo. Em seguida o eclipse irá se deslocando com o movimento rotatório da Terra e será observado em algumas cidades do extremo norte do Brasil se movendo para o meio do Atlântico rumo à África. A lunação, ou Lua Nova (ainda em Virgem), acontece no Brasil às 08:45 h. pouco antes do ingresso do Sol em Libra.

Os eclipses foram sempre associados a acontecimentos estranhos e nefastos pelos humanos que observavam o céu com temor diante de fenômenos que não compreendiam. Nos tempos de hoje, conhecemos seu funcionamento e não mais nos espantam esses fenômenos celestes, mas seu significado permanece, no entanto, muito importante. E, mais ainda o será se ele coincide com outro acontecimento celeste como aquele do Ingresso do Sol em Libra. Todos temos em mente aquelas cenas de filmes que mostram, no momento da morte de Jesus na cruz, o Sol escurecendo e assustando o povo que aguardava aos pés do monte Calvário. Se essas cenas ficam guardadas no subconsciente é porque elas têm ainda muita importância para nós. O escurecimento do Sol acontecerá porque a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol. Devido à eclíptica atual, a Lua não obscurecerá o Sol completamente, deixando um anel de luz em volta dele. Daí o nome “anular”.

O Sol, em astrologia mundial, tem analogia com os governantes, com os poderosos, os ricos e potentes que comandam o mundo. Uma primeira observação que podemos fazer é que esse eclipse pode ser ruim para Fidel Castro, por exemplo, que já está com sua saúde debilitada e cujo país está bem próximo do centro do Eclipse. Poderá significar sua morte? Não sei, mas pode indicar um agravamento de suas condições de saúde. Podemos pensar em furacões e catástrofes na faixa atingida pelo eclipse. Podemos crer, se trazemos essa observação para o Brasil, que esse eclipse pode indicar uma diminuição da popularidade do Presidente Lula que poderá não receber das urnas o resultado que ele espera. Será um obscurecimento de sua luz? Pode ser.

Mas podemos tentar transferir seu significado também para nosso microcosmo, e isso nos ajudará a refletir. Perguntemo-nos: Como exercemos a autoridade sobre os outros? Estarmos sendo confiantes demais? Estamos nos impondo e sendo arrogantes? O Sol é o representante de nosso Eu Interior: o estamos ouvindo suficientemente? Ou escutamos somente nosso Ego? Quando escutamos nosso Ego não temos ‘olhos para o Eu interior e o enxergamos ou o escutamos somente ‘em parte’!

Por outro lado, o Sol ingressa em Libra, e se encontra no meio do caminho entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. O Sol secciona o Equador Celeste (O Equador Celeste é uma linha imaginária que corresponde ao Equador Terrestre, projetado no céu em torno da terra) a 0° do signo de Libra que se encontra no meio da mandala astrológica, em oposição ao signo de Áries. Este é chamado o eixo EU/TU. Ou seja, o eixo do relacionamento humano. Ao chegar a 0° de Libra o Sol espalha de forma igual os seus raios nos dois hemisférios da Terra. Para o Hemisfério Norte isto significa o fim do verão e início do outono e para o Hemisfério Sul o fim do inverno e o início da primavera. A palavra equinócio e o próprio signo de Balança nos impõem uma reflexão: aquela da busca do equilíbrio. A busca do equilíbrio é imprescindível para a harmonia do ser humano, a harmonia mente/corpo e a harmonia corpo/natureza. Se procurarmos viver de forma equilibrada, dando alimento ao corpo e ao espírito poderemos viver melhor, com mais saúde e mais felicidade. Se procurarmos viver de forma harmônica com nosso Eu Interior poderemos viver de forma harmônica com os outros seres humanos e, conseqüentemente, com a própria natureza que nos rodeia. È isso que o Sol vem a nos indicar e talvez, esse eclipse, nos ajude a ‘enxergar melhor’ com a Voz Interior, com os olhos do coração e não com os olhos exteriores. Podemos aproveitar esse astral para pensar numa boa dieta, para ficarmos em forma para o verão que vem aí. Podemos pensar e iniciar um curso ou um seminário para alcançar uma melhor evolução espiritual. Podemos, enfim, buscar o entendimento com aqueles que nos rodeiam e com os quais temos atritos, para ‘fazermos as pazes’! Não é este verdadeiro significado do signo de Libra? Libra (ou Balança) é a única constelação que não toma seu nome emprestado de um animal e não é representada por um ser humano. Ele é representado por um instrumento, uma Balança, onde se pesam coisas opostas para equilibrá-las! Costumamos representar a Justiça com uma balança na mão. Em astrologia mundial o signo da Balança representa os acordos de paz, os tratados de amizade, as associações e sociedades e, claro e antes de mais nada, a busca do equilíbrio. Por essa razão a humanidade precisa aproveitar este momento astral para tomar as ações necessárias para promover a união entre os povos, estimulando o sentido de união fraternal e favorecendo as ações pacifistas, os encontros internacionais. O mundo das artes é também favorecido neste período, pois Vênus, regente de Libra, é o planeta da Beleza e do Amor. O feminino está em ‘alta’, o mundo da moda ganha certo destaque na mídia, e se promovem muitas festas e reuniões sociais onde as pessoas podem se encontrar e confraternizar. Este é um período ideal para noivados, casamentos e festas de maneira geral e favorece de maneira especial os tratamentos de beleza e as exposições artísticas.

Porém, não vamos nos esquecer que a energia dessa semana nos indica, sobretudo, que devemos fazer um esforço suplementar para recomeçar, reiniciar, superar os obstáculos e lançar mão do nosso Ego para podermos seguir em frente com nossos projetos e alcançar nossos objetivos em Paz com nosso Eu Interior. A energia astral dessa semana nos indica que devemos reunir todas nossas forças e nossa habilidade para “revelar aquilo que está escondido”, ou seja, para “ver além” do óbvio que nos é dado a conhecer com nossos olhos físicos. Escutando a Voz Interior poderemos conseguir a coragem necessária para escalar montanhas!

O Gênio da Semana que poderá ajudá-los nesta tarefa é o Gênio Mitzarel (ou Micael, é 42° Gênio Cabalístico) cujo Salmo é o 144 (145 hebraico) e o versículo 18. Ele ajuda nas negociações diplomáticas, e é um construtor da Paz! Então, caros leitores, vamos rezar com fé, para obter nossa Paz interior, para que a Paz reine em nossos lares e para que a Paz seja possível na Terra!

Muita Luz a todos!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa