Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O que é Retrogradação Planetária?

O que é Retrogradação Planetária? Publicado dia 3/20/2019 2:57:36 PM em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os internautas que costumam ler meus artigos sobre astrologia, ou mesmo aqueles que costumam ler o horóscopo, se deparam muitas vezes com uma informação do tipo: Mercúrio está em retrogradação, ou então, Netuno está retrógrado. Mas, o que isso realmente quer dizer? Será que isso significa que o planeta está andando para trás? É claro que não!

Para explicar melhor esse assunto, os astrólogos costumam dar um exemplo muito simples: imaginemos que estamos viajando num trem por uma ferrovia que possui várias linhas. Nosso trem anda numa determinada velocidade e quando olhamos pela janela vemos a paisagem externa andando para trás. Na realidade, a paisagem externa está simplesmente parada e nós é que estamos nos deslocando para a frente. Então, de repente, vemos um outro trem passando ao lado do nosso, andando na mesma direção. Se este trem rodar mais rápido do que o nosso, viajando em velocidade mais elevada ele irá nos superar rapidamente. Mas se ele diminuir a sua velocidade ele nos parecerá andar para trás! Sei que nem todos vocês andam de trem, mesmo porque, no Brasil, este não é um habito comum, infelizmente, mas é fácil imaginar o fenômeno. Nós subimos num elevador e nos parece que é o prédio que está descendo, não é mesmo? Como sabemos que somos nós que subimos dentro de uma caixa chamada de elevador, não nos espantamos se enxergamos os andares correrem para baixo na pequenina janela do elevador. Assim fica claro que tudo depende do ponto de vista do observador. Assim acontece com o fenômeno da retrogradação de um planeta. O observador está na Terra, nosso planeta, que possui uma rotação e uma translação própria em torno do Sol. Os outros planetas também possuem os mesmos movimentos, alguns interiores (ou seja mais perto do Sol do que a Terra) e outro exteriores (ou seja mais longe do Sol que a Terra). Todos eles possuem o movimento de rotação em torno de um eixo e o de translação em torno do Sol. Por essa razão pode acontecer que, ao observar um determinado planeta num momento X de sua translação, ele nos pareça andar para trás! O astrólogo consegue essas informações através de tabelas chamadas Ephemerides, que podem ser facilmente encontradas até mesmo em sites de astrologia na internet. Essas tabelas fornecem a posição e a localização dos planetas e também indicam a retrogradação (R) e a marcha direta (D) ou estacionária (St). Somente o Sol e a Lua nunca estão em retrogradação ou estacionários.

Bem, mas o que isto significa do ponto de vista astrológico? A astrologia tradicional nos ensina que, quando um planeta está em retrogradação ele parece 'frear' suas energias de maneira que seu fluxo não irá nos beneficiar. Se a retrogradação de um determinado planeta está indicada no nosso Mapa Natal (ou seja, o planeta estava retrógrado no momento do nascimento da pessoa), ele parece indicar um carma de encarnação passada. Em astrologia cármica, consideramos um planeta 'carmático' quando ele indica uma dificuldade suplementar a ser superada nesta encarnação. È como se, ao passar de ano na faculdade, ficássemos com algumas dependências em matérias que não havíamos estudado suficientemente. Então iremos nos sobrecarregar daquelas matérias no próximo ano de faculdade e precisaremos do dobro de esforço para passar de ano desta vez, não é mesmo? Teremos sem duvida mais pedras em nosso caminho para resolver os assuntos regidos por aquele planeta.

A astrologia ensina também que nossas dificuldades serão determinadas pela quantidade de dias em que o planeta esteve em retrogradação desde o dia de nosso nascimento. Assim, se nascemos com Saturno retrógrado no dia 30 de novembro de 19...., por exemplo, e este esteve retrógrado até dia 30 de dezembro do mesmo ano, podemos considerar que teremos que superar dificuldades 'saturninas' nos assuntos indicados pelo signo em que o planeta está e nas circunstâncias determinadas pela casa zodiacal, durante 30 anos! Trinta dias = a trinta anos! Pois é, isso parece assustador, não é mesmo? Se em nosso Mapa Natal tivermos vários planetas retrógrados e entre eles o regente do tema (ou seja o regente do signo ascendente) teremos muitos entraves a superar. Os astrólogos costumam indicar forma de canalizar as energias de forma a superar mais facilmente essas dificuldades, mas tudo irá depender do esforço de cada um para não acumular mais e mais carmas através das encarnações. O intuito da análise carmática é sempre de orientar e não de assustar!

Muitas vezes, ao fazer previsões e horóscopos que publico no STUM indico que um determinado planeta retrógrado e costumo indicar isso na minha análise, normalmente, fazendo um alerta, mesmo se o planeta em questão não é um planeta maléfico (como Marte por exemplo). Um planeta benéfico como Vênus, em retrogradação, não conseguirá nos enviar seus benefícios! Se as energias de um planeta estão paradas (neste caso o planeta estaria estacionário - St) ou retrógradas - R, ele não conseguirá cumprir suas promessas energéticas, fazendo com que nós, aqui na terra, não possamos usufruir delas como gostaríamos. Aliás, alguns astrólogos consideram a retrogradação sempre de forma negativa e não há como negar que, quando um planeta considerado neutro como Mercúrio, entra em retrogradação, o trânsito fica caótico, as comunicações falham, as pessoas não se entendem!

Observem esse fenômeno em suas vidas e enviem suas observações, responderei a todos na medida do possível! Porém, lembrem-se, nada substitui a interpretação de um astrólogo profissional.

Uma boa semana a todos! Fiquem sempre conosco. SOMOSTODOSUM!

OBS: No dia 04 de abril estarei iniciando um Curso de Tarot, online ou presencial em São Paulo. Verifiquem as informações nesse link.

Atendimento de Tarô pelo telefone ou whatsapp: meia hora para uma visão rápida ou pergunta pontual; uma hora para uma visão mais ampla em todas as áreas de sua vida! Verifique no item VALORES do meu site www.astrosirius.com.br. Todos os atendimentos são personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarôt, EFT*, Mesa radiônica. Email: contato@astrosirius.com.br ou whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em Graziella Somaschini Marraccini ou em AstroSirius! Assista aos meus vídeos no YouTube. Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial, Tarot e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

São Paulo, 19 de março de 2019

por Graziella Marraccini


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Como fazer alguém gostar de mim?
Faça as pazes com Você



Continue lendo
Faça as pazes com Você
Quem leva quem? II
O vazio que a ausência provoca
Avô um ser divino, delicioso

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa