Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O Sol ingressa em Libra: Bem-vinda a Primavera!

O Sol ingressa em Libra: Bem-vinda a Primavera! Publicado dia 9/25/2019 10:02:04 PM em Astrologia

Compartilhe

   

No dia 23 de setembro de 2019, às 04h50min (Hora Oficial do Brasil) o Sol secciona o Equador Celeste a 0º de Libra. Nesse dia, as horas do dia e da noite terão a mesma duração tanto no hemisfério Norte (onde inicia o Outono) quanto no hemisfério Sul (onde inicia a Primavera). Podemos perceber aos poucos essa mudança de energia no ar, pois a Primavera é uma estação mais alegre, cheia de flores, e ainda com um tempo instável, mais ventanias e dias frios que se alternam a outros quentes. Geralmente, no Sudeste do Brasil, inicia-se também a estação das chuvas que irão aumentando no verão. E como é bom passear nas ruas e nos shoppings centers para verificar a nova moda que vem repleta de cores, com vestidinhos leves e floridos! Eu adoro!

O ciclo das Estações se repete a cada ano mais ou menos igual e, dependendo da nossa latitude, a percebemos mais intensamente apesar das loucuras do clima que as vezes chega a nos confundir. A oscilação do eixo da Terra permanece inalterado e é essa oscilação que permite a mudança das estações. A natureza acompanha essa mudança: as árvores florescem direitinho, no momento certo: basta olhar os ipês amarelos que acabaram de anunciar o fim do inverno e os brancos e os jacarandás mimosos que começam a anunciar a chegada da Primavera.

O signo de Libra tem como representação astrológica uma balança e por essa razão ele indica a necessidade de conseguir o equilíbrio. Os dois pratos que estão segurados por um ponto central, chamado de fiel nos convida a melhorar os nossos relacionamentos, evitando o julgamento e as críticas. Libra é um signo de Ar, regido pelo Planeta Vênus! O que ele representa? A equidade, o equilíbrio, a razão que nos ajuda a avaliar antes de decidir. Sendo um signo que pertence ao elemento Ar, ele confere aos seus natos a qualidade do pensamento e da sociabilidade.

As constelações foram criadas na antiguidade, conectando pontos brilhantes do céu (estrelas ou planetas) ou seja 'desenhadas' sobre a abobada celeste, ou Esfera Celeste, com figuras imaginarias que serviam de referência e de orientação para os deslocamentos e as longas viagens por terra e por mar. Porém das 89 constelações existentes somente 12 são percorridas pelo Sol em seu caminho aparente em volta da Terra. Do ponto de vista do habitante do nosso planeta o céu sempre representou um grande mistério e também uma grande fonte de inspiração. A imaginação não faltava aos homens antigos e as figuras mitológicas serviam como arquétipos, e por essa razão são usados até hoje pela Astrologia.

O Sol descreve esse caminho aparente, chamado de elíptica e forma um círculo que é chamado pelos astrólogos de Círculo Zodiacal. As Doze Constelações que estão colocadas no caminho aparente do Sol, porém, não correspondem exatamente aos signos percorridos, porque algumas figuras são maiores e outras menores em tamanho. Porém, a Astrologia, convencionou que esse círculo fosse dividido primeiramente em quatro partes iguais, correspondentes às 4 Estações do ano, e depois cada uma dessas partes, em 3 partes que correspondem aos três meses de cada Estação. Dessa forma, completamos o Círculo Zodiacal com os doze Signos de 30º. Devemos descartar a possibilidade de considerar Ophiucus, ou Ofiocus a 13ª Constelação tocada pelo Sol, já que esse ser mitológico, portador de serpente, tem somente 'um pé' na Roda Zodiacal. Ophiucus era associado na mitologia grega ao Deus Esculápio (ou Asclépius), o Deus da Cura, por isso ainda hoje vemos uma serpente em volta de um bastão símbolo da medicina.

A primeira constelação, Áries, inicia-se em 20 ou 21 de Março, quando o Sol em seu caminho seciona o Equador Celeste exatamente do lado oposto a Libra. É naquele momento que ainda hoje se convenciona o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul. Este é chamado de Ponto Vernal, a 0° de Áries. E quando o Sol secciona o Equador a 0º de Libra, acontece o contrário.

É importante salientar que o movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade. Ele depende da velocidade de rotação da Terra que passa de um mínimo de 0º57'59" a um máximo de 1º0'51". É por essa razão o ingresso do Sol num determinado signo não acontece sempre na mesma data todos os anos. Essa é a razão pela qual seja o Mapa Natal que a Revolução Solar de uma pessoa (que é calculada para o momento em que o Sol retorna ao mesmo grau do nascimento) precisam ser calculados de forma exata por um astrólogo profissional.

Mas voltemos à Primavera, após essa breve lição de Astrologia!

O Signo de Libra é relacionado com o elemento Ar e é considerado um signo de beleza sendo regido pelo planeta Vênus. Vênus era a Deusa do Amor e da Beleza na mitologia e por essa razão os librianos são refinados, belos, adoram as artes e se preocupam principalmente com o lado social da vida, com os relacionamentos humanos e costumam interagir na sociedade onde vivem. A representação da Vênus de Libra é parecida com aquela figura quadro da Vênus do pintor renascentista italiano Botticelli: uma Vênus que sai das águas, dentro de uma concha. No mito de Perséfone, que representa o arquétipo do renascimento da natureza na Primavera, lembramos que a belíssima filha de Mãe Terra, Perséfone, foi raptada por Hades (Plutão na mitologia romana), o Senhor das escuridão e da morte, que a leva para a sua morada, nos ínferos, nas entranhas da Terra. A mãe de Perséfone Ceres (Deusa da Terra e da agricultura) desesperada pela perda da amada filha, perde o vigor, entristece, e parece morrer não produzindo mais flores e frutos. Com esse arquétipo, os antigos explicavam o ciclo do inverno no Hemisfério Norte, quando a Terra fica fria, gelada sob a neve e as árvores ficam sem folhas e parecem morrer. Cansada de chorar, Ceres pede a Plutão que deixe sua filha voltar para ela, mas Plutão ama Prosérpina e não quer deixá-la partir. No entanto, após muita negociação e a intercessão dos outros deuses, ele concorda em devolvê-la para a sua mãe pelo menos durante seis meses por ano, exigindo, porém, que durante os outros seis meses ela permaneça com ele nos ínfero. Desta forma, e para festejar o retorno de Perséfone, a mãe Deméter se veste novamente com suas melhores flores, pede às árvores que se enfeitem, aos pássaros que cantem, e inicia um novo ciclo de renascimento e de felicidade. Este mito serve para nos mostrar como funciona o ciclo das estações do ano e da renovação da vida.

Para entrar em sintonia com essas energias renovadoras, podemos igualmente iniciar um processo de renovação em nossa vida. Um ciclo mais difícil está terminando e outro mais leve e esperançoso está iniciando. Vamos aproveitar essa energia de Libra para iniciar uma reflexão sobre nossos relacionamentos? Vamos abandonar nossa mania de criticar o outro somente por ser diferente, ou por pensar diferente de nós? Penso que esse seja também o momento ideal para estreitar os laços com aqueles que amamos, melhorando os relacionamentos amorosos e afetivos.

Se estivermos experimentando um conflito, se temos assuntos pendentes com nossos entes queridos, colegas ou chefes, podemos aproveitar esse momento especial para começar a negociar, fazer acordos, dialogar para encontrar uma solução para que ambas as partes acabem se satisfazendo. Se houver uma troca sincera de afeto e não existirem mentiras ou subterfúgios, conseguiremos construir um relacionamento sólido, que irá perdurar no tempo. Essa energia é necessária para buscarmos a sociabilidade, a igualdade e a justiça. Olhar os dois lados da questão, pesar os prós e contras, nos ajudará também a ver o outro lado, a ceder um pouco e a compreender que nossa razão pode não ser a única. Feliz Primavera!

Então, anote aí: SOS astrologia via whatsapp 11-96205-1010 ou e-mail [email protected] Uma pergunta, uma resposta nas 24 horas! Valor R$ 50,00 pagos pelo PagSeguro no link ou pelo deposito bancário. Veja no item VALORES do meu site link

LEMBRETE: Em 28 de setembro ocorre em São Paulo o XIV CIRCUITO DA CNA - CENTRAL NACIONAL DE astrologia. Tema: "Saturno e Plutão em conjunção em Capricórnio: quais transformações nos esperam?". Muitos astrólogos renomados convidados! Fique ligado no meu FB!

Entre os dias 4 e 8 de outubro, estarei atendendo no Rio de Janeiro. Só me restam dois horários no dia 07! Agende sua consulta presencial!

Envie seus comentários pelo e-mail do SOMOSTODOSUM ou em [email protected]. Sugira artigos e ficarei feliz em ajudar você a conhecer melhor essa ciência milenar!


São Paulo, 16 de setembro de 2019

por Graziella Marraccini

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
52 - KEN - A QUIETUDE
A parada faz parte do caminho. Afaste-se da tensão e acalme-se. Só então será possível retomar a ação.
Consulte o I-ching

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa