Home > Astrologia

O solstício do verão e os festejos natalinos

por Graziella Marraccini

O solstício do verão e os festejos natalinos

Na correria dos festejos natalinos acabamos esquecendo o verdadeiro significado dessa festa! Sejamos religiosos ou não, todos somos influenciados pelo clima festivo desse período do ano. No entanto, eu penso que o verdadeiro significado acaba se perdendo na euforia das compras e o Natal acaba parecendo mais um Reveillon!

No dia 21 de dezembro de 2018 às 13:37 hs do Horário de Verão (12:37 hs Horário solar) o Sol ingressa a 0º de Capricórnio dando inicio ao verão no Hemisfério Sul e ao inverno no Hemisfério Norte. Quando o Sol ingressa no signo de Capricórnio, chega ao máximo de sua inclinação Sul na cúspide do signo, a 23°S32 marcando para nós o Solstício de Verão. "Sol-stício" significa Sol estacionado: o Sol parece estacionar por algum tempo no nosso hemisfério nos trazendo todo o vigor e a energia do verão. Na realidade, o fenômeno astronômico ocorre por causa da oscilação do eixo da Terra e nos sabemos que é ele que promove essa mudança das estações do ano.

Os povos antigos, principalmente no hemisfério norte, onde chegava o rigor do temido inverno, costumavam marcar essa data com rituais destinados a pedir aos céus e aos deuses uma ajuda que servisse para afastar o medo a carestia que o longo inverno eventualmente traria e fazer retornar o Sol com sua luz e seu calor. Portanto, essa festa era uma festa pagã e não uma festa cristã como nós acostumamos crer. A Igreja Católica para encontrar uma forma de incluir na liturgia religiosa os rituais pagãos determinou que essa data - 25 de dezembro - marcaria o nascimento do Menino Jesus. Essa é uma data bem próxima do Solstício e não é coincidência. O nascimento do menino Jesus, o Cristo, acabou significando a renovação da Luz e da esperança de renovação que uma nova vida sempre significa. O que existe de mais alegre do que o nascimento de um bebê? Uma nova vida trazendo a esperança de que haverá sempre um futuro?

Pelo fato do Natal acontecer num momento de intenso frio no hemisfério norte, os rituais eram acompanhados de fogueiras, e danças e festejos que incluíam a ingestão de alimentos que traziam energias. Tudo isso era feito para espantar a morte que a terra adormecida sob o manto da neve parecia indicar. A partir do momento em que a Igreja cristã se apropriou desta festa, foi iniciada a ritualística do Presépio que foi criado por volta de 1200 por São Francisco de Assis. Ele resolveu reproduzir a representação do nascimento de Jesus que veio a mundo pobre, num lugar frio e inóspito, e foi reconhecido pelos seus seguidores como o Messias, dando inicio ao Cristianismo com seus festejos religiosos. Lembro-me muito bem dos natais de minha infância passados de maneira muito católica na cidade de Milão, geralmente sob a neve e com o coração ansioso pelo recebimento dos presente que chegariam na manhã do dia 25. Na Espanha católica os presentes são geralmente trazidos no dia 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis, que lembram a chegada dos três Reis Magos, que eram três astrólogos provenientes de lugares diversos e que ao observar o céu haviam seguido a indicação da Estrela. Na realidade, parece que esses astrólogos tinham concluído que uma conjunção dos dois maiores planetas (visíveis a olho nu) Júpiter e Saturno anunciaria a chegada ao mundo de um grande Rei. O evento aconteceu cinco ou seis anos antes do ano determinado para o nascimento de Jesus. Mas isso não é importante. Na realidade devemos dar importância ao significado do nascimento ou seja, lembrar que foi um ato de amor que nos convida a efetuar uma renovação dos laços que nos ligam aos entes queridos!
Infelizmente o Natal foi desvirtuado pela sociedade de consumo que fez com que esses festejos sejam quase uma antecipação do Reveillon do final do ano! As pessoas só pensam na ceia, nos presentes, nas reuniões sociais, mas esquecem o seu verdadeiro significado que é o amor universal, irrestrito e sem preconceitos!

No nosso Hemisfério podemos usar varias cerimônias e rituais para conectar essa energia, pois podemos usufruir da energia solar que começa a inundar nosso país com todo seu vigor. Nos preparamos para as férias de verão, pensamos em viajar e aproveitar as belas praias, mas podemos ao mesmo tempo usar a energia capricorniana para recuperar aqueles valores sociais e familiares que estão se perdendo em nossa sociedade e podemos também buscar dentro de nós os sentimentos de generosidade e tolerância que nos ajudarão a espantar de vez as tristezas e as dificuldades que atrapalham a nossa felicidade.

No Solstício de Verão o céu nos convida a agradecer ao Criador por todas as bênçãos que essa energia de Luz nos proporciona. O Sol é Luz e Vida, sem ele não poderíamos existir. O Sol tem relação com o nosso coração, com nosso plexo solar, de onde emana nosso sentimento de Amor Universal. Ele se localiza na Sefirá de Tipheret no Centro da Árvore da Vida de onde ele irradia sua luz representando o poder do Amor Universal.

As festas natalinas nos enchem de alegria e bom humor, as comemorações não faltam e todos se sentem contagiados pelo espírito de fraternidade que reina no ar. Para aproveitarmos ao máximo este espírito canalizando positivamente as energias geradas coletivamente, podemos nos preparar com algumas cerimônias:

- A Cerimônia do Perdão, para perdoar a todos e deixar de lado mágoas e raivas passadas; e também perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos. É muito difícil perdoar nossos inimigos sem guardar mágoas nem rancor.

- A Cerimônia do Amor, para compartilhar e espalhar o amor universal, rezando pela Paz Mundial. Podemos nos dar a mão, nos abraçar, e abraçar virtualmente todos os seres espalhados pelo mundo! Podemos pedir a Deus que afaste a fome, a miséria, a solidão e o medo do coração daqueles que sofrem!

- A Cerimônia do Agradecimento, para agradecer Deus por todos os bens preciosos que recebemos todos os dias, sejam eles materiais ou não e, sobretudo, pelo mais valioso de todos os dons: a própria VIDA.

- A Cerimônia da Esperança, para abrirmos nosso coração às bênçãos futuras que virão se mantivermos a Fé na Providência Divina.

Não tenho intenção de dar receitas para essas cerimônias, mas vocês podem fazer o download do meu livro A Magia que Vem dos Astros (no meu site pessoal) e buscar a cerimônia que mais lhe agrada. Quero somente sugerir que cada um busque em seu coração a sintonia que mais necessita nesse momento. Quem pedir a sua Previsão Anual Personalizada até dia 31/12 ganhará o livro como brinde!

Pesquise os atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email contato@astrosirius.com.br ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos meus videos no YouTube: link (sim, está escrito errado!) Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial,Tarô e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

São Paulo, dezembro de 2018




Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. faça seu mapa astral Atende em seu consultório em São Paulo com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Para atendimentos e consultas, visite o site pessoal.
Email: contato@astrosirius.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 19/12/2018 07:26:18

Veja também
3 segredos que você precisa saber para ser (muito mais) autoconfiante!
O que é Retrogradação Planetária?
Só você pode traçar o seu caminho
Jesus - Estrela e canto de primavera
Quer algumas dicas antiabuso emocional?
Todos anseiam pelo Amor, mas o que fazer para o Amor dar certo?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 24 de março de 2019

energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa