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Os Caminhos da Cabalah

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 12/04/2020 10:46:43


Já falamos anteriormente que os caminhos são a representação da relação entre as Esferas. Encontramos neles três símbolos principais:

- uma Letra do Alfabeto Hebraico,
- uma carta dos 22 Arcanos Maiores do tarot,
- um número.

Estes símbolos devem ser estudados para a compreensão das energias de interligação entre as esferas.
Esta interligação representa as relações de FORÇAS (ou de ENERGIAS) e são elas estados instáveis, pois passam de um estado à outro (ou de Esfera à Outra). O valor numérico está relacionado ao método Pitagórico e, representam também uma idéia e um som.

Todos estes significados são usados para o melhor entendimento da Arvore, seja através da meditação seja nos rituais de Magia, Prática ou Mental. Estes rituais servem para despertar em nós certas imagens do subconsciente, para melhor compreendermos a relação entre o CRIADOR e o CRIADO.

Não devemos esquecer porém, que a Arvore é um SÍMBOLO RELATIVO, e não um SIMBOLO ABSOLUTO, por isso sua compreensão não tem limites, e nem é intenção deste autor, dar definições absolutas.

Já dissemos que as Sephiras são ligadas entre si por caminhos. Os caminhos se iniciam entre Kether e Hochmah, e terminam entre Yesod e Malkuth. Estes caminhos representam estágios de aperfeiçoamento, que são utilizados para o aperfeiçoamento pessoal. Eles são úteis especialmente na meditação para 'abrir' o entendimento da Sephirah que por alguma razão encontra-se bloqueada. A eles é atribuído:
- um número,
- uma letra do alfabeto hebraico
- um Arcano Maior do tarot.

O 1º caminho de número 11, entre Kether e Hochmah, é representado pela primeira letra do alfabeto hebraico, Aleph, e o Arcano Maior do Tarot é 'O Louco'.

A do 2º caminho de número 12, entre Kether e Binah, é representado pela segunda letra Beth, e pelo Arcano I, O Mago.

No 3º caminho, de número 13, entre Kether e Tipheret, encontramos a letra Ghimel, e o Arcano II do tarot: A Sacerdotisa.

No 4º caminho, de número 14, entre Hochmah e Binah, encontramos a letra Daleth, e o Arcano nº III, A Imperatriz.

O 5º caminho, de número 15, entre Hochmah e Tipheret, tem a letra Heh, e o Arcano IV: O Imperador.

O 6º caminho, de número 16, entre Hochmah e Hesed, tem a letra Vau, e o Arcano n° V: O Papa.

O 7º caminho, de número 17, entre Binah e Tipheret, contém a letra Zain, e o Arcano nº VI: Os Enamorados.

No 8º caminho, de número 18, entre Binah e Geburah, encontramos a letra Cheth, e o Arcano n° VII: O Carro.

O 9º caminho, de número 19, entre Geburah e Hesed, contém a letra Lamed, e o Arcano nº VIII: A Justiça.

O 10º caminho, de número 20, entre Hesed e Tipheret, contém a letra Iod, e o Arcano n° IX o representa: O Heremita.

No caminho 11º, de número 21, entre Hesed e Netzach, encontramos a letra Kaph, e o Arcano X: A Roda.

No 12º caminho, de número 22, entre Geburah e Tipheret, encontramos a letra Teth, e o Arcano nº XI: A Força.

O 13º caminho, de número 23, entre Geburah e Hod, é representado pela letra Mem, e pelo Arcano nº XII: O Enforcado.

O 14º caminho, de número 24, entre Tipheret e Netzah, é representado pela letra Nun, e pelo Arcano nº XIII: A Morte.

No 15º caminho, de número 25, entre Tipheret e Yesod, encontramos a letra Samech, e o Arcano nº XIV: A Temperança.

O 16º caminho, de número 26, entre Tipheret e Hod, é representado pela letra Wayin, e pelo Arcano nº XV: O Diabo.

No 17º caminho, de número 27, entre Hod e Netzah, encontramos a letra Peh, e o Arcano nº XVI: A Torre.

No 18º caminho, de número 28, entre Netzah e Yesod, temos a letra Tzadde, e o Arcano n° XVII: A Estrela.

No 19º caminho de número 29, entre Netzah e Malkut, encontramos a letra Koph, e o Arcano nº XVIII: A Lua.

O 20º caminho, de número 30, entre Hod e Yesod, é representado pela letra Resh, ו, e pelo Arcano nº XIX: O Sol.

O 21º caminho, de número 31, entre Hod e Malkuth, é representado pela letra Shin, e pelo Arcano n° XX: O Julgamento.

E finalmente, no 21º caminho, de nº 32, entre Yesod e Malkut, encontramos a letra Tau, e o Arcano nº XXI: O Mundo.

Como vemos, somando as dez Sephiroth e os 22 caminhos, teremos o número 32, que ao ser completado e superado nos levará à chave do Conhecimento, indicado pelo número 33. Aqui podemos refletir sobre este número, usado para representar a idade de JEOVÁ, JESUS o CRISTO, aquele que percorrer todos os caminhos da Árvore da Vida, e através do Conhecimento, consegui a transmutação do estado material em espiritual, ou seja, conseguiu a Ressurreição da carne. Este número representa também o mais alto Grau da Maçonaria, nos Graus Filosóficos e é usado simbolicamente em muitos rituais mágicos.

Assim, os caminhos podem nos abrir as portas para revelar muitos mistérios. A simples meditação nas Cartas do Tarot, percorrendo todos os caminhos, de Malkut a Kether, era usada pelos iniciados na Ordem do (Ordem Hermética que professa a Tradição Esotérica Ocidental) Golden Dawn(*).

OS MUNDOS:

A Arvore é subdividida em Quatro mundos, ou Estados Criativos, que podem ser vistos "de cima para baixo" no glifo, mas que também tem sua existência dentro de cada esfera. Estes MUNDOS são:

- ATZILUTH, que corresponde à 1ª Letra sagrada JOD ( do nome divino JHVH que em hebráico se escreve da direita para a esquerda), mundo da EMANAÇÂO, que pode ser definido como a IDEIA, ou o ARQUÉTIPO, e corresponde ao Elemento FOGO.

- BRIAH, corresponde à 2ª Letra HE, que é o plano da CRIAÇÃO, e pode ser definido como a formação do pensamento para o PLANO detalhado.

- YETZIRAH, corresponde à 3ª letra VAU, que define a FORMA, e indica a maneira com a qual o Plano será realizado.

- ASSIAH, corresponde à 4ª letra, um HE novamente, mas um segundo HE, indicando que a MATERIA, é o resultado da Criação. É o plano da ação e da realização material.

Apesar do sistema Hebraico ser Monoteísta, o termo ELOHIM é plural, o que indica que são Deuses Criadores que regem estas forças energéticas.
Em Atziluth, temos a energia mais pura, Força Divina, também subdividida nas dez esferas.
Em Briah, temos os Deuses Arcanjos,
Em Yetzirah, os Coros Angelicais,
Em Assiah, o Deus Espírito do Planeta que ordena a criação do MOB.
OS TRIÂNGULOS

Estes Mundos são divididos em três triângulos, contendo cada um três esferas.

O 1º Triângulo é chamado ATZILUTH e é o triângulo DIVINO , que representa o Arquétipo DEUS. A IDEIA. Nele encontramos as esferas KETER, HOKMAH e BINAH.

Neste Ponto da Arvore se encontra a Esfera invisível DAHAT, o Abismo ou o a esfera do Conhecimento.

No segundo triângulo, chamado BRIAH, encontramos as Esferas HESED, GEBURAH e TIPHERET. É o mundo da primeira emanação Divina, mundo dos Arcanjos. É também chamado de Triângulo Ético, porquê as esferas Hesed, Geburah e principalmente, Tipheret, são um modelo de comportamento ético e moral.

No terceiro triângulo, chamado YETZIRAH encontramos as Esferas NETZAH, YOD E YESOD. Mundo da Formação, é chamado também de Mundo das Formas Astrais, e é o Mundo dos Anjos, onde se concentram as forças espirituais .

O último Mundo não está num triângulo, mas se concentra, sozinho, sob a arvore, na Esfera MALKUTH. É o Mundo de ASSIAH, o mundo da Matéria, dos quatro elementos criativos: o Ar, a Água, o Fogo e a Terra, como resultado dos três mundos superiores.

Estes quatro Mundos, são também representados no tarot, onde cada naipe representa um mundo de emanação. Assim teremos:

PAUS = YOD = FOGO = ATZILUTH = ESPÍRITO

COPAS = HEH = ÁGUA = BRIAH = INTELECTO

ESPADAS = VAU = AR = YETZIRAH = ASTRAL

OUROS = HEH = TERRA = ASSIAH = MATERIAL

As Cartas dos Arcanos Menores, de 1 a 10, subdivididas pelos 4 naipes, nos indicam em que campo a ação irá se tornar realidade. Para nos aprofundarmos mais, precisaríamos estudar conjuntamente os Arcanos do tarot em seu significado cabalístico.



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Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
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