Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Plutão, Saturno, Júpiter irão retrogradar. O que isso significa?

Plutão, Saturno, Júpiter irão retrogradar. O que isso significa?
Publicado dia 07/05/2020 13:31:42 em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Há um ano publiquei um artigo explicando o que significa a “retrogradação” de um planeta. O que isso quer dizer? O planeta muda o seu andamento? Ele anda para trás? E o que isso ocasiona em minha vida?

Vamos ver se consigo explicar de uma forma clara essa que é uma questão dificilmente compreendida pelos estudantes de astrologia e ainda menos pelos leigos. Será que isso significa que os planetas estarão andando para trás? É claro que não!

Para explicar melhor esse assunto, costumo usar um exemplo muito simples: imagine que você esteja viajando num trem por uma ferrovia que possui várias linhas. O seu trem corre numa determinada velocidade e quando olha pela janela vê a paisagem externa andando para trás. Na realidade, a paisagem externa está simplesmente parada e é você que estamos se deslocando para a frente. Isso está claro. No entanto, de repente, numa outra linha paralela à primeira, você vê um outro trem. Ele percorre o mesmo trajeto e na mesma direção porém em outra velocidade. De vez em quando ele irá mais rápido do que o seu trem, porém, em outros momentos poderá rodar mais devagar. Será nesse momento que esse trem lhe parecerá “andar para trás”. Sei que nem todos vocês andam de trem, mesmo porque, no Brasil, este não é um habito comum, infelizmente, mas é fácil imaginar esse fenômeno também se compararmos dois carros na mesma rodovia. Portanto, fica claro que esse é um fenômeno que depende do ponto de vista do observador.

É desse jeito que acontece o fenômeno da retrogradação de um planeta. O observador está na Terra (é uma observação geocêntrica como o é nosso Mapa zodiacal) que possui uma rotação e uma translação ao redor do Sol. Os outros planetas também possuem os mesmos movimentos, sendo que alguns são interiores (ou seja estão mais perto do Sol do que a Terra) e outro são exteriores (ou seja estão mais longe do Sol que a Terra). Todos eles possuem o movimento de rotação em torno de um eixo e de translação em torno do Sol, movimento que é chamado de elíptica. Por essa razão, pode acontecer que, ao observar um determinado planeta num momento X de sua translação, ele nos pareça andar para trás. O astrólogo consegue essas informações através de Tabelas chamadas Efemérides, que podem ser facilmente encontradas até mesmo em sites de astrologia na internet. Essas tabelas fornecem a posição e a localização dos planetas e também indicam a retrogradação (R) e a marcha direta (D) ou estacionária (St). Somente o Sol e a Lua nunca estão em retrogradação ou estacionários.

Porém, o que isto significa do ponto de vista astrológico? A astrologia tradicionalafirma que, quando um planeta está em retrogradação ele parece ‘frear’ as suas energias de maneira que seu fluxo nos permita revisar os efeitos promovidos quando seu transito num determinado signo estava em marcha direta. Se a retrogradação de um determinado planeta está indicada no nosso Mapa Natal (ou seja, o planeta estava retrógrado no momento do nascimento da pessoa), ele parece indicar um Carma perpetuado de encarnação passada.

Muitos são os planetas que entrarão em retrogradação nesse próximo quadrimestre de 2020, ano que será lembrado como o ano da Grande Mutação. Após ter estacionado, Plutão iniciou uma retrogradação em Capricórnio no dia 26 de abril e permanecerá retrogrado até 4 de outubro; Saturno em Aquário vai retrogradar no dia 12 de maio até voltar para Capricórnio e retornando à marcha direta em 29 de setembro; Vênus retrograda em Gêmeos no dia 14 e retorna à marcha direta em 25 de junho; Júpiter retrograda de 15 de maio a 13 de setembro em Capricórnio e irá formar uma nova conjunção com Plutão em 12 de novembro de 2020;Netuno retrograda em Peixes do dia 24 de junho a 29 de novembro; e Mercúrio o mais rapidinho de todos, retrograda do dia 19 de junho 12 de julho em Câncer.

Costumamos ouvir falar muito da retrogradação de Mercúrio, o planeta da comunicação. Tudo fica complicado quando esse planetinha retrograda! Mandamos e-mails para a pessoa errada ou uma mensagem no WhatsApp ao grupo errado, nos envolvemos em mal-entendidos, esquecemos chaves e perdemos documentos, ou ainda ficamos presos em engarrafamentos sem fim. Nem mesmo um planeta benéfico como Vênus, em retrogradação, não conseguirá nos enviar seus benefícios, produzindo decepções afetivas e amorosas ou mesmo financeiras.

E o que acontecerá quando tantos planetas irão retrogradar todos juntos? A meu ver os quatro meses de junho a outubro serão cruciais para que se possam rever muitas atitudes e iniciativas. Podemos começar desde já a perceber que alguns países estão revendo as suas posições diante da quarentena imposta pela disseminação desse vírus chamado Covid-19. Alguns países já estão aos poucos recomeçando as atividades comerciais para poder recuperar a economia que sofreu um duro abalo desde o início de 2020. Ocorrerão também adaptações e modificações no modo com o qual nos relacionaremos socialmente e exerceremos as nossas atividades comerciais e profissionais. Tudo está sendo avaliado e modificado. Nossa sociedade não será mais como ela era antes! Hábitos estão sendo modificados, adaptados e revistos.

No entanto, a meu ver, a maior modificação precisará ser feita por cada um de nós, como indivíduos! Nossos valores e nossas atitudes precisam mudar definitivamente. Não podemos continuar a ignorar que o desenvolvimento econômico mundial criou um abismo enorme entre ricos e pobres! Precisamos ser menos consumistas, menos individualistas, e começar a agir de maneira mais solidária sendo mais conscientes de que o modelo de desenvolvimento iniciada principalmente após a Segunda Guerra Mundial não pode mais continuar como era. Você já percebeu que não precisa de tantos bens de consumo? Percebeu que o que lhe faz mais falta nesse momento é um abraço, um carinho, um contato com os seus entes queridos e principalmente a saúde e a liberdade? Percebeu que o lixo jogado na rua acaba matando os animais marinhos e prejudicando a vida nos oceanos? Percebeu que a destruição do ecossistema da Terra vai acabar com o gênero humano tornando nosso planeta inabitável? Reflita. Mude sua atitude enquanto ainda é tempo.

Muito obrigada! Tenha uma semana serena, na medida do possível.

Em 11 de maio, estou iniciando uma nova turma do Curso de Tarot Online! Se inscreva no link do Tarot no meu site pessoal link ou se informe pelo Whatsapp 11-96205-1010.
Continue conectado e me siga também nas redes sociais, FB e Instagram, e também no meu canal do YouTube! Verifique no item VALORES do meu site link valores e as formas de pagamento de consultas e cursos e agende sua consulta via WhatsApp ou Skype ou Facetime. Informações também pelo WhatsApp: 11-96205-1010.Conheça também os Cursos de Astrologia (Módulos Iniciante e Intermediário) e os Cursos de Astrologia Mundial, de Tarot, de Astromedicina, e tudo em vídeo-aula em PPT! Me siga no YouTube, no FB em Astrosirius, e no Instagram!Agradeço suas inscrições!


São Paulo, 5 de maio de 2020

por Graziella Marraccini

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Obrigado por votar

O artigo recebeu 39 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o autor
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Plenitude. Dia para concluir tudo que for possível e planejar metas futuras. Combata qualquer sensação de derrota e cultive o otimismo e a autoconfiança. Aja de boa vontade.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa