Menu

Por que precisamos de ídolos?

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 07/07/2006 12:40:03


Não há brasileiro (bem, alguns devem existir!) que não se pergunte a razão do fracasso de nossa seleção de futebol que após tanta expectativa nos deixou a todos tão decepcionados. Eu mesma havia feito um prognóstico favorável (astrologicamente otimista) para a tão sonhada conquista do hexa. E é justamente por essa razão que fiz algumas reflexões a respeito.

Chamou-me atenção o fato de que, de um dia para o outro, nossos jogadores caíram do pedestal e passaram de ídolos a seres desprezíveis, dignos da ira dos torcedores. Mas não eram eles, esses mesmos ídolos que nos encantaram em jogos anteriores? (Não muitos, para dizer a verdade...). Não foram eles aqueles seres que a mídia e o marketing inflaram a ponto de os tornarem ‘quase deuses’? Bem, eu acredito sinceramente que nós todos, e especialmente nós brasileiros, estamos carentes de verdadeiros ídolos. Precisamos de seres ‘quase deuses’ para serem admirados, para servirem de exemplo e incentivo para nossos modelos interiores. E, por causa dessa carência, criamos ídolos com pés de barro (mesmo calçando chuteiras caras), que caem ao primeiro tropeção. Mas, que deuses são esses com que a mídia nos brinda todos os dias, com palavras e imagens belíssimas, preparadas para seduzir nossos corações tão carentes? Serão eles deuses verdadeiros ou falsos ídolos?

A idolatria é condenada no primeiro mandamento da bíblia cristã: “Não amarás outro Deus além de mim”. Então, somente Deus deve ser considerado digno de nossa adoração. Mas porque precisamos de ídolos?

A razão dessa necessidade é que nossa sociedade perdeu os valores verdadeiros. Nossa sociedade fabrica falsos ídolos que nos deixam carentes e frustrados o tempo todo. Nossos ídolos são os acessórios e roupas de grife, os carros importados, as jóias caras, o dinheiro e o poder! Mas onde estão os valores como a honestidade, a perseverança, a bondade, a tolerância, a caridade, e ainda mais, onde estão aquelas virtudes que norteavam as vidas de nossos pais e avós?

Quando eu vejo as pessoas xingarem os jogadores, gritando “Vergonha! Vergonha nacional!”, me pergunto se não estariam essas pessoas equivocadas. Quantos deles gritaram “Vergonha nacional” para aqueles políticos corruptos que nos roubaram e que continuam a roubar o nosso bolso? Quantos deles foram até Brasília exigir mais transparência, mais honestidade dos nossos políticos? Quantos deles foram à frente da cadeia para gritar “Vergonha” ao ex-banqueiro Ademar Cid Ferreira (ex-dono do Banco Santos)? Quantos deles lembrarão dessa verdadeira vergonha nacional que é nossa política no momento da próxima votação? Não se iludam, o nosso povo irá esquecer tudo isso, porque a mídia não enaltece as qualidades do homem honesto e trabalhador que ama sua família e respeita seu próximo e a coisa pública. A mídia enaltece e alardeia os fatos de bandidos e os coloca na capa das maiores revistas deste país! Para que? Para que eu e você precisemos saber que cara tem um bandido que mata sem escrúpulos? Por que as novelinhas globais enaltecem as pessoas que “se dão bem na vida” manipulando a vida dos outros, roubando e matando? Por que não existem novelas que mostrem as pessoas de bem?

É porque essas pessoas de bem não ‘vendem’ marcas famosas e não podem se tornar ídolos nem com o melhor marketing! Essas pessoas de bem, são pessoas comuns, como eu e você, que não poderiam servir de exemplo para ninguém (segundo essa ótica destorcida deles!) e que não podem ser personagens de novelas. No entanto, todos nós -que temos um mínimo de discernimento - sabemos que se fabricam ‘lulinhas paz e amor!’ com uma simples (e cara) campanha de marketing. O povo é facilmente manipulável porque está carente de exemplos melhores. Carente mesmo dentro de casa, onde os pais pobres não conseguem vencer o apelo das TVs que estimulam o consumo desenfreado de seus filhos e que gera mais e mais frustração e raiva! Que deságua em violência e revolta.

Não é saudosismo de minha parte, mas as pessoas tinham outrora outros valores, outros exemplos para serem admirados! Admirávamos - e eu aprendi com meus pais - aquelas pessoas honestas e trabalhadoras que não faziam mal a ninguém e que respeitavam o outro ser humano, que tinham apreço pela coisa pública e que não ambicionavam roubar ou cometer falcatruas. Respeitávamos a pessoa bondosa que fazia o bem sem receber nada em troca. Respeitávamos o político honesto porque ele fazia o seu dever, já que ele havia sido eleito para isso. Respeitávamos nosso mestre que nos ensinava a olhar a vida de forma a tirar dela o melhor proveito. Buscávamos nossa felicidade de forma mais íntima, mais interiorizada. Buscávamos na religiosidade aqueles valores morais e éticos que podiam nos tornar seres humanos melhores a cada dia.

Pois é. Mas tudo muda. E muda bem rápido. É a Era de Aquário chegando a galope. E com ela chega a globalização, a excentricidade, a rebeldia. Mas não percam as esperanças. A Era de Aquário nos ensinará como exercer a solidariedade, a fraternidade, a igualdade social, o respeito pela natureza e pela liberdade alheia. Por essa razão, pessoas de bem que fazem parte dessa maravilhosa comunidade, vamos nos dar as mãos e espalhar por aí que o Brasil não está perdido porque nossa seleção de futebol perdeu a chance de ganhar mais uma copa! O Brasil precisa de gente consciente que respeite os verdadeiros valores morais e éticos e que crie as possibilidades para que surjam outros exemplos para serem admirados. Será que nos mobilizaremos então para cobrar de nossos políticos um mínimo de transparência e honestidade? Nos mobilizaremos para cobrar aqueles que nos roubaram e para enxotá-los da vida pública para que não continuem a exercer sua bandidagem impunemente?

A vida está cheia de bons exemplos, basta procurá-los. Não são muitos, mas eles existem, perto de nós e longe de nós. Na vida privada, no nosso círculo de amigos, entre nossos familiares, basta procurar. Na vida pública são poucos, é verdade, mas alguns existem, no Brasil e lá fora.

E nós, não poderíamos também nos tornar bons exemplos? Não poderíamos simplesmente ‘fazer a nossa parte’? Lembremo-nos que somos parte do TODO, pois afinal, SOMOS TODOS UM!

Uma boa semana a todos.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa