Menu

Qual o efeito da retrogradação de Saturno em Sagitário

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:18


No dia 26 de Março passado, o planeta Saturno iniciou uma retrogradação. Essa "marcha retrógrada" continuará até o dia 13 de Agosto próximo. Mas o que isso quer dizer? Qual o efeito desse fenômeno em nossa vida? Vou começar explicando o que significa "retrogradação". Quer dizer que o planeta em questão começa a caminhar para trás? Como vocês sabem, os planetas do nosso sistema solar têm um movimento de rotação sobre si próprios e um outro movimento de translado ao redor do Sol. Saturno é um planeta lento, que leva cerca de 29,42 anos para completar a circunvolução ao redor do Sol. Durante esse período, ele irá retrogradar algumas vezes, marcando períodos nos quais sentiremos como uma espécie de freio nos assuntos que ele representa e que são relativos ao signo de Capricórnio. O mundo da política, o governo, os postos elevados e os ministros de Estado estão entre eles, mas também a carreira, as empresas e seus dirigentes, as riquezas e propriedades.

Esse efeito retrógrado é um fenômeno simples, fácil de explicar. Imagine dois trens correndo lado a lado na mesma direção. O trem A tem uma velocidade de 100 km/h e o Trem B também. Se ambos mantiverem essa velocidade constante, e tiverem partido da estação ao mesmo tempo, chegarão ao seu destino também ao mesmo tempo, certo? Porém, se num determinado momento, o trem B diminuir a sua velocidade enquanto o A continua a mantê-la, ao observar o trem B da janela do trem A, o primeiro parecerá estar andando para trás. Tudo depende do ponto de vista do observador. Esse é o fenômeno chamado de retrogradação. Ou seja, quando a velocidade do translado de um determinado planeta diminui (ele nunca é constante) enquanto a Terra mantém a sua, o planeta observado parecerá "ir para trás", ou seja, retrogradar. A retrogradação depende também do angulo ou inclinação entre os dois planetas. O seu efeito é aquele de um freio, ou de uma espécie de pausa, que nos ajuda a fazer uma revisão no assunto significado pelo planeta em questão. As crianças nascidas durante esse período de retrogradação, terão Saturno retrógrado no seu Mapa Natal no signo de Sagitário. Uma análise do Mapa Infantil poderá ajudar os pais orientando-os sobre como ajudar a criança nessa tarefa cármica de responsabilidade.

Quando um planeta está retrógrado no nosso Mapa Natal, ele indica em que área iremos fazer essa experiência, negligenciada no passado. É como se tivéssemos ficado numa dependência, numa segunda época, adquirindo um carma para ser superado nessa encarnação. Poucas pessoas possuem todos os planetas em marcha direta no seu Mapa. Especialmente os planetas lentos, Saturno, Urano, Netuno e Plutão,encontram-se em retrogradação durante vários meses e, portanto, abrangem uma grande quantidade de pessoas, marcando, assim, um carma coletivo. No entanto, os planetas rápidos - Mercúrio, Marte, Vênus e Júpiter, que também retrogradam, também indicam um carma, que porém pode ser resgatado mais rapidamente visto que eles retornam à marcha direta em poucas semanas. Uma análise personalizada de seu Mapa Natal e de sua Previsão Anual poderá ajudar você a elucidar quais planetas estão retrógrados, em qual signo e Casa Astrológica, e o que eles representam em seu carma nessa encarnação. Numa Previsão Anual, a retrogradação de um planeta pode atrasar a realização de um desejo, a obtenção de um objetivo.

A retrogradação influencia a coletividade ao mesmo tempo que o indivíduo. Quando falamos de Saturno, falamos principalmente de responsabilidade, de limitação, de restrições. Saturno é um examinador e no caso dele estar em Sagitário tem relação com o julgamento. No caso de Saturno em Sagitário, estamos nos referindo às responsabilidades que devemos assumir principalmente em assuntos de ética, moral, justiça e religiosidade. Falamos de maneira geral do campo filosófico e espiritual, do respeito à opinião alheia, e ainda falamos em punição - todos efeitos de Saturno - e principalmente sendo conseqüência de irresponsabilidade financeira, de gastos e investimentos errados ou indevidos. Não existem coincidências no Cosmo! A justiça retarda mas não falha...

A limitação produzida por Saturno nesse caso pode, porém, ser negativa, pois endurece as posições individuais, e limita o pensamento que se torna estreito, teimoso, e também hipócrita, preconceituoso e intolerante! Nesse período, esse efeito pode ser piorado por causa da quadratura entre Saturno e o próprio regente de Sagitário, o planeta Júpiter que também está em retrogradação em Virgem. Nesse caso esse efeito apareceu claramente na lei europeia que enviou de volta para a Síria os refugiados ilegais que estão na Grécia: retrogradação ao pais de origem! E o que dizer da embate entre o Juiz Moro e os juízes do STJ? E o julgamento do impeachment da Presidente Dilma que enche os nossos noticiários todos os dias? E não devemos esquecer que Saturno rege também o passado, os mortos e a velhice, portanto, como não fazer analogia com o retorno do caso do assassinado Prefeito Celso Daniel? Enfim, enquanto Saturno estiver em retrogradação vamos "comer o pão que o diabo amassou", um pão duro, velho e amanhecido e em muitos casos mofado, e não será fácil digeri-lo! Melhor seria assumir logo as nossas responsabilidades...

E você, caro leitor, onde você tem o signo de Sagitário? Como você está percebendo o efeito do trânsito de Saturno nesse signo? A retrogradação poderá ajudá-lo a resolver definitivamente as pendências contraídas na área indicada pelo signo. Para saber mais, invista numa consulta e poderá canalizar da melhor maneira essa energia que no final poderá resultar em algo positivo!

Pesquise sobre os atendimentos de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email [email protected] ou pelo tel. no 11-3876-6127 (horário comercial) ou no celular 11-962051010 para obter mais informações. Deixe um recado claro para facilitar a minha resposta. Pode me seguir também no FB e usar o Whatsup! Informe-se também sobre os Cursos online (Astrologia e Tarô).

Receba a Luz e compartilhe!

São Paulo, 02 de Abril de 2016



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa