Menu

Quem combina com quem?

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 14/02/2008 18:23:20


Afinal, a astrologia pode realmente indicar qual signo combina com qual? As perguntas sobre relacionamentos continuam a encher minha caixa postal, mesmo se no site já existe um teste interativo que descreve um pouco da ‘forma de amar’ de cada signo. No entanto, não podemos afirmar que este signo é melhor do que aquele, assim como não podemos afirmar que este ‘combina melhor’ com aquele ou então ‘não combina de jeito nenhum’! Seria generalizar demais os conceitos ensinados pela astrologia que é uma ciência em desenvolvimento, sempre em vias de modificação à medida que novos elementos do conhecimento astrológico vêm acrescentar novo material.
Os relacionamentos não ocorrem somente em caso de amor, mas podem ocorrer socialmente, ou em família, ou até mesmo com pessoas que não são amadas por nós, como nosso chefe, por exemplo! Então, como explicar que algumas pessoas nos são naturalmente simpáticas, ou como explicar que nos sentimos imediatamente atraídos por algumas pessoas e repelimos inconscientemente outras?

No entendimento astrológico o relacionamento entre duas pessoas não é tão determinado como se gostaria de crer, mas depende de uma série de fatores. De fato, não basta que o Sol de um parceiro de Virgem faça um trígono (aspecto harmônico) com o Sol de seu parceiro de Touro para que os dois se entendam bem, casem e sejam ‘felizes para sempre’! Seria esta uma conclusão otimista demais! É normal que se costume pensar que entre as pessoas do mesmo elemento haja uma certa afinidade. Mas isto não basta para que a fastidiosa batalha do convívio seja superada e que o relacionamento se torne um crescimento mútuo.

Os elementos usados na astrologia - Fogo, Ar, Água e Terra - podem ser muito importantes por combinarem - ou não - entre si, mas não são determinantes.
A técnica usada pelo astrólogo para comparar dois temas de nascimento chama-se Sinastria. Esta palavra deriva do Grego syn= junto e aster= estrela, e é a análise de como as estrelas se comportam 'junto'. Vejamos. Supomos que uma mulher com o Sol em Peixes tenha Vênus em Áries (que indica uma certa impulsividade, obstinação e até agressividade na forma de buscar satisfação e afetividade), e encontre um parceiro com o Sol em Câncer e Marte em Balança (que orienta o homem para um tipo de sexualidade um pouco fria e mais calculada, mesmo se sociável). Como será o relacionamento? Estas duas pessoas apresentarão afinidades no que diz respeito à sensibilidade por causa do elemento comum - Água - onde se encontram os dois “Sois”. Mas no que diz respeito à relação amorosa, à relação íntima e sexual, poderá haver um conflito, pois Vênus (que representa a sexualidade feminina) e Marte (que representa a sexualidade masculina e a libido nos dois sexos ) estão em desacordo entre si, o que provocará de forma inevitável momentos de conflito, de fatiga e até de saturação dentro do relacionamento. A Vênus ariana buscará um amor ’caliente’ que o Marte canceriano não saberá dar!

Assim, para que esse relacionamento possa ser bem sucedido, é necessário que cada uma dessas pessoas faça um esforço para melhorar essas dificuldades de maneira a melhorar o entendimento sexual. No entanto, este poderia ser um bom relacionamento no caso de chefes ou colegas de trabalho, onde Vênus e Marte não estão envolvidos. Os planetas que definem o sexo e a atração sexual em astrologia são principalmente Marte, para o impulso sexual e Vênus, para a sensualidade e o prazer, e eles realmente precisam estar em harmonia entre si nos dois parceiros caso eles queiram se casar, mas não precisam necessariamente se eles simplesmente são colegas de trabalho ou amigos.
Na realidade, os relacionamentos fluem mais facilmente quando duas ou mais pessoas têm afinidades entre si, e os signos astrológicos - mesmo o signo dos Ascendentes, das Luas ou dos MCs (Meio do Céu) fornecem uma indicação clara a esse respeito. Aliás, inconscientemente as pessoas ‘se juntam’ por afinidades e devemos concluir que se existe uma atração entre duas pessoas, no início, é porque algo em comum elas realmente têm! Ninguém sente atração por algo ruim ou por algo que lhe é prejudicial, a menos que seja doente! Porém não podemos deduzir que um relacionamento é bom ou ruim somente em base da triplicidade.
Para melhor entender a triplicidade vejam a figura abaixo:


Nós somos seres por demais complexos para podermos ser reduzidos a uma simples atração entre signos ou afinidade entre elementos. Assim, se é verdade que os signos possuem certas características simpáticas ou antipáticas a outros, é também verdade que essas simpatias ou antipatias existem para que sejam superadas. Conheço casais que possuem signos opostos que se entendem muito bem e têm um relacionamento harmonioso. Isso pode acontecer porque cada um dos envolvidos faz um passo na direção do outro que nada mais é do que seu lado oposto, ou seja, seu lado ‘sombra’. Compreendendo e aceitando esses elementos opostos que inconscientemente rejeitamos, estaremos crescendo interiormente e aceitando o ‘diferente’ a ponto de torná-lo um conosco e estaremos realmente nos completando mutuamente.

No campo do trabalho os elementos que o astrólogo compara para analisar o bom relacionamento entre colegas, sócios ou colaboradores, são bastante diferentes daqueles analisados numa sinastria de casal. Por exemplo, um parceiro pode ter o Sol no Ascendente ou na VIIª Casa do outro. Ou mesmo o Júpiter de um parceiro estar em bom aspecto com Mercúrio do outro (o que daria um bom entendimento intelectual entre os dois) e isso seria suficiente para um relacionamento profissional. De qualquer maneira, os conflitos entre o Sol de um parceiro e Marte ou Saturno do outro são sempre perigosos, para qualquer tipo de relacionamento, pois Marte pode incitar a pessoa a cometer agressões e brigas e Saturno acabará limitando e 'resfriando' qualquer relacionamento amoroso ou mais intimo. Outros ainda serão os elementos a serem examinados quando se trata de uma sinastria entre pessoas da mesma família, pais e filhos ou irmãos: quantas pessoas vivem sob o mesmo teto e muitas vezes não conseguem nem dialogar entre si! A compreensão sobre esses pontos de conflito ajudaria essas pessoas a compreenderem a razão das divergências e, quiçá, a solucioná-la para melhorar o convívio.Muitas empresas utilizam os serviços de um astrólogo para examinar um candidato a um posto de trabalho, pois podem receber uma visão detalhada de seu caráter e determinar se é adequado ao posto. É importante poder decidir se aquela pessoa pode desenvolver suas aptidões dentro de um contexto que seja mais adequado à sua personalidade! Do mesmo modo que as empresas usam os grafólogos e os psicólogos, o astrólogo tem muito a oferecer com seus conhecimentos milenares sobre astro-caracterologia!

Mas será que existe o acordo astrológico perfeito? Naturalmente não existem temas de nascimento que se harmonizem com perfeição e quando um astrólogo estuda o mapa comparado de dois (ou mais) parceiros - a Sinastria - ele coloca no prato da balança os aspectos harmônicos e desarmônicos, analisando os detalhes do relacionamento (se amoroso, de trabalho, de pais e filhos, etc.) buscando apresentar sugestões para a solução dos conflitos (inevitáveis), para que as pessoas construam no seu dia-a-dia relacionamentos mais agradáveis. Por exemplo: uma pessoa que tem conhecimento que seu Marte em Virgem forma um aspecto desarmônico com a Lua em Sagitário de seu parceiro (a Lua representa a sensibilidade e a emotividade e Marte a agressividade e impetuosidade), ele poderá usar seu autocontrole, evitando as críticas, o sarcasmo e a meticulosidade excessiva, (típicas de Marte em Virgem) para não mortificar a fogosa, idealista e ingênua da Lua sagitariana do outro parceiro e assim melhorar seu relacionamento. Conhecendo melhor as particularidades da personalidade de cada um, os relacionamentos podem se tornar mais agradáveis e harmoniosos.

De qualquer maneira não devemos esquecer que se ‘algo’ atraiu uma pessoa à outra (por ‘algo’ entendo seja a atração física que as afinidades de personalidade) sempre vale a pena fazer um esforço para que o relacionamento dê certo. A ‘Sinastria’ é quase como uma receita de bolo: nós, astrólogos, ensinamos as linhas gerais da receita, mas é seu empenho e seu toque pessoal que irá fazer a diferença!

O Salmo 21 ajuda a manter a paz entre os esposos e o Salmo 29 ajuda a manter harmonia em família, entre pais e filhos! Orem e peça sempre a ajuda dos Gênios Cabalisticos e terão uma vida mais harmoniosa e feliz!

Uma boa semana a todos!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa