Menu

Resgatando o Feminino

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:53


Libra é um signo de Ar regido pelo planeta Vênus que representa o arquétipo do feminino. O arquétipo representado pela Vênus de Touro é, porém, diferente do arquétipo representado pela Vênus de Libra já que os elementos aos quais pertencem estes signos são distintos um do outro em sua manifestação. Touro pertence ao elemento Terra e Libra pertence ao elemento Ar. Essa diferença imprime uma qualidade para cada uma das manifestações da qualidade feminina específicas de nossa personalidade. Em astrologia, Vênus representa a forma como idealizamos o prazer, ou seja, a forma como buscamos a satisfação pessoal e o prazer, seja ele físico, psíquico ou mental. Por essa razão, a Vênus de Terra oferecerá qualidades mais materiais à noção de prazer, qualidades estas que poderão se traduzir no prazer de comer, na sensualidade e no tato, no conforto material, no prazer de comprar, etc. A Vênus de Ar sentirá mais prazer em atividades artísticas e sociais, como festas e recepções, e poderá se expressar numa sensualidade mais refinada, intelectual e sofisticada. Vênus, ou Afrodite (para os gregos), nasceu das águas e surgiu no mar dentro de uma concha. Essa representação pode ser vista em inúmeras pinturas renascentistas ou clássicas, entre elas as famosas de Botticelli ou de Bouguereau. No Museu do Louvre em Paris existe uma belíssima estátua em mármore chamada de Vênus de Milo (nome da ilha grega onde foi encontrada). Porém existem estatuetas de Vênus pré-históricas, que representam diferentemente o arquétipo feminino. Estas estatuetas mostram em sua maioria mulheres que atualmente consideraríamos 'gordas', cheias de celulite e banha de todos os lados!!!
É um fato que o conceito de beleza mudou muito ao longo dos séculos: quem nunca viu as curvas das mulheres opulentas e róseas que o pintor flamengo Rubens imortalizou (como no quadro Vênus e Adônis do Metropolitan Museum of Art de Nova York)? Não devemos esquecer também que o símbolo que a astrologia usa para representar Vênus mostra um círculo (o Sol) sobre uma cruz (a Terra) representando o feminino. Diferentemente, Marte é representado por um círculo com uma flecha em 45º (voltada para o alto) simbolizando o falo, ou seja o masculino.

Ainda hoje nos países árabes (especialmente) a mulher é apreciada por seu quadril amplo e por suas carnes macias e rosadas, indicando um ventre capaz de gerar muitos filhos. No entanto, nos países ocidentais este conceito mudou tanto nos últimos decênios a ponto de vermos enaltecido um modelo feminino mais próximo da androginia! As mulheres magérrimas, de quadris estreitos e poucas carnes são sabidamente pouco férteis. Não é à toa, portanto, que tantas mulheres têm problemas para engravidar! Vocês já perceberam que as mulheres mais simples, aquelas que ainda vivem de forma mais natural e primitiva, têm menos problemas para engravidar que a mulher dita 'civilizada'? É fato que as mulheres mais pobres têm mais filhos! Para estas mulheres, o papel da fêmea nunca foi um problema. Em contrapartida, e por condicionamento dos padrões impostos pela nossa sociedade, de tanto cultivar a magreza extrema, as mulheres atuais perderam a noção do arquétipo feminino, afastando-se de sua função primeira que é aquela de procriar e de parir.

Esse é um grave erro, pois a meu ver, se a estética do feminino mudou, não mudou a função da fêmea na humanidade! A meu ver, as mulheres precisam se reconhecer dentro deste papel para cumprir aquilo para o qual foram criadas. Afastando-se do feminino elas perdem a identidade. Mulher é ventre, e ventre é maternidade, e isso não vai mudar tão cedo. Mulher é cálice, é concha, e foi criada para recolher, abrigar, nutrir e aconchegar! A verdadeira mulher é aquela que sabe o quanto é importante a sua feminilidade. Na era matriarcal, a era da Grande Deusa a humanidade era certamente mais pacífica, apesar de que existe também o papel da Deusa Guerreira, não é mesmo? Vênus não é somente passividade: quem tem filhos sabe o quanto uma mãe é capaz de lutar para defender sua prole ou seu território. Saliento que no mapa natal de uma mulher, a Lua também indicará a fertilidade e Vênus indicará a expressão do prazer e da sedução.

Então, de qual Vênus estamos falando? Com qual Vênus nos identificamos? Cada uma de nós possui Vênus num signo astrológico e também numa casa astrológica em seu mapa natal. A qualidade de cada Vênus será determinada pelo signo zodiacal e a forma de manifestação será determinada pela casa astrológica. Esclareço: a área onde usaremos melhor a nossa qualidade venusiana-feminina será determinada pela casa astrológica onde nossa Vênus se encontra. A forma como usaremos sua energia dependerá do signo solar em que Vênus se encontra e dos aspectos astrológicos que ela forma com outros planetas. Vou dar um exemplo: eu tenho Vênus em Aquário, na Casa 12/1 (ou seja ela está matematicamente na décima-segunda casa mas influencia meu Ascendente). Assim, eu me identifico um uma Vênus de Ar, de qualidade artística, intelectual, idealista e social. Como mulher, prezo a independência e a amizade, e apesar de desejar um parceiro, prefiro minha independência já que não gosto de ser cobrada ou cerceada em minha liberdade. Vênus no Ascendente me confere alguns atributos físicos femininos bem apreciados pelos homens e um poder de atração pronunciado, e também um magnetismo pessoal 'diferente' devido a qualidade aquariana. Compreenderam?

Pronto, agora vocês podem conferir onde está sua Vênus no mapa (vejam o artigo sobre a Vênus nos signos no STUM) e obterão uma pincelada sobre as suas qualidades femininas. Para obter, porém, um quadro mais completo de sua personalidade, é necessário analisar bem mais do que somente um planeta. Uma interpretação completa e personalizada poderá ajudar você a conhecer melhor seus talentos e seu potencial feminino, ajudando-a a evoluir e a caminhar em plenitude pela vida, consciente de sua missão.

Na próxima semana, falaremos da conjunção entre Vênus e Marte, ambos em transito no signo de Escorpião.

Tenham todos uma boa semana, cheia de Luz, Amor e Harmonia!
São Paulo, 22 de setembro de 2010



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa