Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Saturno entrou em Libra

por Graziella Marraccini
Saturno entrou em Libra
Publicado dia 05/11/2009 15:50:10 em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Saturno entrou em Libra no dia 30 de Outubro de 2009, após uma passagem de dois anos e meio no signo de Virgem. Vamos falar um pouco deste planeta tão temido e tão importante em nossa vida, especialmente do ponto de vista do arquétipo que ele representa.

Na mitologia romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Ele correspondia ao Deus Chronos da mitologia grega, filho de Urano e Geia (a terra) e pai de Júpiter (Zeus). Segundo a Wikipedia, designa-se por cronologia (do grego Chronos, tempo + logos, tratado, estudo) a descrição ou registro de eventos organizados em função do tempo, numa seqüência ordenada de ocorrências. Por essa razão, chamamos Saturno de Deus do tempo e sob a sua influência nos sentimos presos ao tempo, como que atados por correntes de um destino que nos impedem de andar depressa e aonde gostaríamos.

Dessa forma, Saturno representa um processo restritivo e limitativo em muitos sentidos. Saturno é o “cercado onde a mãe natureza coloca seus filhos” e esse cercado nos impede de ir para aonde queremos. Ele representa o limite e também a responsabilidade que advém da consequência de nossos atos, de nossas escolhas. Seu papel é aquele de um pai, que nem sempre parece bondoso aos olhos dos filhos, mas que certamente colocará barreiras e limites em seu caminho; fará cobranças e imporá deveres de maneira que eles cresçam seguros e fortes para que enfrentem a vida com responsabilidades. Esse é o papel de um pai, não é mesmo?
Por isso, na astrologia, Saturno simboliza o tempo, os obstáculos, a rotina, a velhice e os antepassados, a solidão e a fatalidade. Ele rege nossa estrutura óssea, os dentes, pele, cabelo e todas as cartilagens do corpo, assim como o sentido da audição e a vesícula. Sua ação é cristalizadora, endurecedora e causadora de pedras, calcificações e calosidades.

Quando esse planeta se encontra em aspecto tenso, ele provoca quedas e contusões que nos obrigam a diminuir o ritmo, a ficar em repouso, a baixar nossa ansiedade, imobilizando-nos numa cama. É desta sua ação negativa que provém a sua fama de nefasto, mas eu o chamaria de ‘educador’!

Saturno tem um ciclo aproximado de 29 anos. Ao percorrer seu caminho em torno do Sol, e ao fechar um círculo imaginário em torno de nós (ou seja, de nosso Sol pessoal) ele fecha um anel que nos faz retornar ao ponto de partida, ponto este que parece representar um exame de conscientização e amadurecimento em nossa vida.
Os ciclos de 7 anos, em astrologia, correspondem também aos ciclos lunares que indicam períodos de amadurecimento emocional. Do mesmo modo, os múltiplos de sete marcam sempre importantes acontecimentos de nossa vida que nos fazem assumir responsabilidades e nos fazem amadurecer. A ação de Saturno pode nos parecer cruel, dura e limitadora, mas isso depende de nosso mapa pessoal, ou seja, de nossa personalidade.
O signo de Libra, onde Saturno estará nos próximos dois anos e meio, é o signo dos relacionamentos, principalmente dos casamentos, acordos, tratados, ou seja, o signo que representa a forma com a qual nos relacionamos com ‘os outros’, seja numa relação ‘a dois’ seja numa relação ‘em grupo’. O signo de Fogo como Áries também poderá sofrer bastante com a passagem de Saturno que estará em oposição.

Lembro que nestas últimas semanas, publiquei vários artigos sobre ‘dores e doenças’ e sobre a técnica de EFT que, aliada à Astromedicina ou às outras terapias, pode ser uma ferramenta poderosa para suavizar o nosso sofrimento, seja ele físico ou emocional.
Eu creio que foi a conexão com essa energia de Saturno, que me fez direcionar os artigos para divulgar essa terapia maravilhosa que visa aliviar o sofrimento humano. Lembro que em Astromedicina, Saturno, o Pai Cósmico, é relacionado às doenças crônicas, às doenças da velhice, os reumatismos, a paralisia, a surdez. Ele ocasiona desordens cutâneas, doenças do frio, atrofias dos ossos e da coluna e provoca quedas e contusões, muitas vezes fatais. Porém, Saturno costuma nos remeter alguns avisos antes de nos enviar os castigos por nosso comportamento errado. Está em nosso poder ‘aprender para não sermos castigados’! Lembrem-se de que a doença é simplesmente o último aviso!

Em astrologia mundial, Saturno causa depressão, pessimismo e limitações na economia, como aquelas que aconteceram desde o ano passado quando ele se opôs a Urano (vejam os artigos no meu site pessoal).
Saturno traz consigo a impressão da restrição, porém, pode ser muito benéfico se pensarmos em sua relação com o signo, ou seja, com a área de atuação de sua energia representativa.
Libra representa a união, a harmonia, a busca da paz, do acordo, da justiça. Lembro que o ‘eixo Áries/Libra’ é o eixo Guerra/Paz, e por essa razão creio que estes serão os assuntos mais comentados nos próximos anos. Áries, o conquistador, faz a guerra buscando a paz; Libra, o pacificador, faz o acordo buscando a paz!
A humanidade precisará se tornar mais responsável no sentido da união e da busca da paz, e teremos muitos encontros internacionais que procurarão soluções para a diminuição da miséria e da fome, da discriminação social, e das injustiças criadas pelas diferenças sociais. Os organismos internacionais como a ONU precisarão tornar-se mais atuantes neste sentido. Aumentará a necessidade de canalizar as ações em movimentos que valorizam a arte em geral, a dança, a música e a beleza, ou seja, o lado ‘feminino’ da vida. As exposições, eventos artísticos, produtos de beleza e os lugares turísticos serão alvo de ações de incremento.Do ponto de vista particular, ou seja, em nossas vidas, devemos primeiramente nos preocupar em assumir a responsabilidade de nossos atos em relação ‘ao outro’. Lembremos de que Saturno pode derrubar tudo o que não está firme em nossas vidas, do mesmo modo que o fará com nossos relacionamentos se eles estiverem ‘balançando’! E não serão somente os librianos que serão afetados por esse trânsito e terão que fazer um exame particular sobre seus próprios relacionamentos (casamento, sociedade)! Porém, particularmente, eu daria um conselho aos librianos: tomem cuidado com a cristalização de sais causadores de pedras nos rins (e provocadores de perturbações urinárias), já que este é o órgão relacionado com seu signo! Se seu casamento ou sua sociedade não está bem, esta é a hora certa para avaliar a situação e resolvê-la! Lembrem-se de que Saturno poderá causar um terremoto, somente para testar seus alicerces!

Por outro lado, creio que as pessoas estarão em busca de relacionamentos estáveis e que procurarão harmonizar as uniões, bem como assinar acordos e documentos. Por isso, a meu ver, os casamentos estarão em alta. A procura de relações mais estruturadas e mais sólidas pode ser muito útil neste momento em que a sociedade está em franca transformação (vide Plutão em Capricórnio!). Espero que os próximos dois anos e meio sirvam para que nos tornemos mais responsáveis e mais envolvidos socialmente. A meu ver, também haverá uma maior preocupação com as pessoas idosas, que serão alvo de ações coletivas, leis de proteção e movimentos sociais. A seriedade com a qual nos comportamos em sociedade demonstra nosso grau de humanidade e de civilização. Cada um terá que fazer sua parte, caso contrário, receberá uma repreensão ou até um castigo.

Porém e, principalmente, creio que estaremos todos mais mobilizados na busca da PAZ!
Por essa razão, devemos começar desde já a respeitar e amar nosso próximo, a respeitar as pessoas que moram ao nosso lado e com as quais nos relacionamos, a nos envolver em ações humanitárias e sociais. Uma só palavra deve nortear nossas escolhas e nossas ações daqui para frente: AMOR AO PRÓXIMO! Faça a sua parte!

Não esqueçam de enviar e-mails manifestando seu desejo de participar das Palestras de Astromedicina e EFT* em Brasília e São Paulo. Estamos preparando palestras também em outras cidades do Brasil e as agendaremos na medida do possível em várias cidades de maneira a ensinar a todos essa Técnica de Libertação Emocional! Afinal, isso também é um ato de Amor!

Uma semana repleta de Luz e Amor!
São Paulo, 2 de Novembro de 2009



estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. grabnn Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa