Menu

Transições e Transformações Uranianas

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:57


Na semana passada, escrevi um artigo sobre os efeitos dos diferentes ciclos do planeta Saturno. Recebi muitos emails de internautas contendo relatos sobre os efeitos por eles experimentados, que coincidem e confirmam as implicações produzidas por estes ciclos.

Atualmente, Saturno se encontra em trânsito em Libra, mas não somente os librianos podem estar sentindo em suas vidas os efeitos desta energia planetária, que afeta também arianos, cancerianos e capricornianos. Saturno, com seu poder restritivo e limitador, promove uma mudança de percepção no dia-a-dia das pessoas, causando até mesmo um estado de depressão e tristeza. Creio que somente os capricornianos não terão muita dificuldade com esse aspecto planetário, visto que Saturno é o regente do signo e eles estão bem acostumados a este tipo de energia!

A percepção da energia saturnina talvez seja bastante importante, porque ela tem uma duração de dois anos e meio aproximadamente, tempo em que o planeta transita num signo (são cerca de 28 anos para dar toda a volta do zodíaco). A casa astrológica (área de atuação) onde o planeta estará em trânsito, portanto, será muito focalizada naquele período e precisará de um esforço suplementar de nossa parte. No entanto, os três planetas trans-saturninos: Urano, Netuno e Plutão, também promovem transformações importantes, só que o fazem de forma mais lenta e coletiva. Podemos dizer, portanto, que Saturno age mais sobre o individuo (assim como os outros planetas rápidos) e os outros três planetas agem mais sobre a coletividade, abrangendo assim gerações inteiras.

Saturno, em seu momento atual, está em marcha direta em Libra e retoma a oposição com Urano, que já havia acontecido no ano passado. Esta oposição irá terminar em finais de Agosto. Em geral, quando estes dois planetas se enfrentam, ou seja, quando essas duas forças arquetípicas se opõem uma à outra dentro de nós, temos de um lado um ímpeto para promover a liberdade e do outro um sentimento de compromisso e um chamado do dever. Por esta razão acontecem fatos repentinos que causam rupturas, enfrentamentos e aparecem novos desafios que nos fazem temer por nossa segurança. Deixar aquilo que já foi conquistado e que nos dá garantias para ir adiante e enfrentar um novo desafio é certamente amedrontador!

Lembrando o mito, devemos nos recordar da castração de Urano por Saturno. O filho castra o pai para instalar uma nova ordem no lugar da primeira. De fato, por que um filho castraria o pai se não para ganhar a liberdade e depois agir a seu modo? Certamente, quando sentimos em nós esta urgência uraniana, queremos nos libertar, pois nos sentimos castrados e impedidos de seguir em nosso ímpeto renovador.

Os jovens (filhos) sempre procuram enfrentar os mais velhos (os pais) para estabelecer uma transformação e isso é bom, muito bom! Porém, com essa liberdade adquirida, libertaremos também as 'fúrias' nascidas do sangue do falo cortado de Urano versado sobre Geia (o útero da Terra). As fúrias representam a raiva armazenada com o atrito e que se traduzirá em atos de agressividade e rebeldia! O ressentimento será tão maior quanto maior será nosso ímpeto de liberdade! Funcionará como um verdadeiro terremoto!

Ao mesmo tempo, se não conseguirmos efetivar esta libertação, ficaremos também zangados conosco, por nossa inércia, por nossa falta de atitude. Se não deixarmos que a energia uraniana exploda, ela fará estragos dentro de nós. Traduzindo: podemos sofrer acidentes, quebrar um membro, nos machucar e adoecer subitamente. Pior, se esta energia explodir em nosso cérebro pode causar um estrago ainda maior, causando um derrame, um surto de loucura ou um colapso nervoso! Normalmente, não associamos os trânsitos de Urano à depressão, mas se procurarmos conter essa energia com muita força, poderemos, sim, cair em estado de depressão, porque Urano terá tirado toda nossa energia!

Lembrando que Urano entrou recentemente no signo de Áries, podemos fazer uma analogia com todos os movimentos rebeldes que aconteceram e acontecem ainda no norte da África, onde, coincidentemente (por sincronicidade) aconteceu um eclipse lunar logo no inicio do ano.
Se desafiarmos com o espírito uraniano o 'status quo' ou a ordem estabelecida das coisas, poderemos também enfrentar as fúrias exteriores, que virão em forma de agressividade proveniente dos outros contra nós. De nada adiantará desistir; em todo caso, o efeito poderá ser devastador! Frequentemente, este aspecto astrológico promove o rompimento de uma relação, de uma sociedade, ou aumenta a necessidade de mudarmos de casa, de emprego, de cidade ou de país. Com Saturno em oposição (como já escrevi na semana passada) a repressão virá com intensidade igual à do movimento rebelde, e por essa razão temos visto no coletivo como as ações da policia são despropositais em relação às manifestações publicas, como na repressão à marcha da maconha em São Paulo, ou do movimento dos bombeiros no Rio. Ação versus repressão, Urano versus Saturno.Por sorte, (e ainda bem) podemos também contar com a ação de Vênus para amenizar esse enfrentamento entre Saturno e Urano. De fato, ao cair no mar, o falo de Urano gerou também a bela Vênus! Esta parte do mito sugere que Vênus -o princípio do prazer, do amor e da beleza, do equilíbrio e da harmonia-, pode nascer da tensão entre as forças de (Homeostase é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados (Wikipédia)) homeostase(*) saturnina e de rupturas uranianas. O nascimento de Vênus -segundo Howard Sasportas (em Os Deuses da Mudança)-, indica que teremos a possibilidade de apresentar novas idéias e alternativas de uma forma habilidosa e diplomática, que não serão tão ameaçadoras para a ordem estabelecida das coisas. Ou seja, com diplomacia conseguiremos um acordo!
Ou seja, podemos usar a energia venusiana (regente de Touro e Libra, e neste último se encontra Saturno em trânsito) para conseguir efetuar as transformações que desejamos, a fim de conseguir conquistar nossa satisfação pessoal sem provocar cortes brutais em nossos relacionamentos pessoais. É claro que, se nossa diplomacia e tato falharem e o sistema vigente se recusar a ceder, não teremos outra alternativa senão desafiar diretamente o status quo e promover a mudança, mas teremos também que aguentar as consequências! Como regente do signo de Libra, Vênus também age como Deusa da Justiça e do equilíbrio e sua ação é reparadora, lenitiva. Vênus se encontra em trânsito em Câncer, focalizando principalmente os assuntos familiares.

Portanto, caros internautas, se estão precisando fazer uma escolha de natureza uraniana, terão pela frente um obstáculo a ser superado, mas terão que agir com diplomacia. Este é o recado do céu! Não se pode fazer o novo sem demolir o velho. É tempo de promover mudanças, transformações e reformas, tanto na vida física como na emocional e mental.
Que tal experimentar novas formas de pensar e de agir? Que tal nos livrarmos dos preconceitos para experimentar uma forma mais livre de enfrentar as diferenças sociais, por exemplo? Existem tanta discriminação e preconceito em nossas mentes!
O caminho da liberdade é árduo e certamente cheio de pedras, mas podemos superar todas as dificuldades se tivermos fé!
Falando em fé, na próxima semana conversaremos sobre os efeitos de Netuno, que entra definitivamente em Peixes a partir do inicio de 2012.

Ainda há tempo para fazer a sua inscrição para o curso de Tarô e Astrologia na Árvore da Vida, que irei ministrar em agosto! O curso é destinado a unir esses três conhecimentos esotéricos para dar uma visão mais ampla e holística da criação humana.
Confiram clicando no banner no STUM.


Uma semana cheia de Luz!
São Paulo, 7 de Julho de 2011



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa