Menu

Uma boca, Duas orelhas!

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 04/06/2010 16:30:11


Neste mês em que o Sol transita no signo de Gêmeos, quero refletir um pouco sobre a simbologia deste signo. O terceiro signo do zodíaco é regido pelo planeta Mercúrio, pertence ao elemento AR e é um signo mutável. O que isso significa? Podemos começar traçando um paralelo entre o ano zodiacal (ou solar) e as nossas experiências de vida. O signo de Áries tem a simbologia do nascimento de uma criança, quando ela sai do útero para a vida terrena. Por essa razão, os arianos são pioneiros, têm sempre pressa, são impacientes e têm uma liderança inata. Além disso são briguentos, e ativos, pois o planeta Marte que rege o signo lhes confere as qualidades deste ‘Deus da Guerra’. Ao experimentar a energia de Touro, a criança inicia sua relação com a comida, com o prazer da mamada e do seio materno. Ela inicia uma jornada de sensações: de plenitude, de conforto, de satisfação. Desperta para o prazer a para a sensualidade. Este signo, que pertence ao elemento Terra é regido pelo planeta Vênus. Na terceira fase de sua evolução, o bebê inicia a balbuciar e começa a descobrir o mundo. È quando ela entra na energia de Gêmeos, o signo da comunicação. Com os olhos bem abertos e os ouvidos atentos ela explora seu ambiente, se comunica com a mãe e começa a reconhecer seu rosto. Com as mãos explora, mexe, percebe. O planeta Mercúrio, na astrologia se relaciona com o intelecto, com o aprendizado, com a comunicação verbal ou corporal. Crianças nascidas sob esse signo são muito precoces ao falar, tem um olhar atento e vivo e facilidade de aprendizado. No entanto, podem sofrer de desatenção, de dispersão, e terão dificuldade de dormir, de relaxar num sono tranqüilo, coisa que os taurinos fazem muito bem!

O símbolo que representa Gêmeos é formado por dois traços paralelos, lado a lado, duas colunas que indicam a dualidade e quando existe dualidade existe escolha. Desde pequenos nos deparamos com o dilema da escolha! Como é difícil escolher, não é mesmo? Mas não seria esse mesmo o nosso Livre-Arbítrio? De fato, em minha opinião, não temos ‘múltiplas escolhas’ já que nossa escolha estaria limitada dentro das ‘duas colunas’ e o caminho do meio deveria ser sempre o caminho escolhido. O glifo da Árvore da Vida nos mostra um conjunto de símbolos (10 esferas) distribuidas em três colunas, a da direita, a da esquerda e aquela do caminho central. Cada uma das três colunas nos levará para cima, para a evolução espiritual, para o caminho de volta ao Pai. Só que em cada uma delas encontraremos dificuldades particulares relativas ao caminho escolhido e percorrido. Do mesmo modo, podemos fazer analogia com o que acontece em nossa vida diária. Devemos escolher um caminho e permanecermos nele. Se ficarmos o tempo todo ziguezagueando de um lado para o outro não conseguiremos avançar e desperdiçaremos nossas energias inutilmente. Isso acontece principalmente com os geminianos ou com aquelas pessoas cujo Mercúrio (no mapa natal) se apresenta em signos de Ar ou aspectado por um planeta como Urano, por exemplo. Crianças (ou adultos) que possuem essas características são curiosas, inteligentes, espertas, ‘ligadas’, aprendem facilmente, não param quietas. Porém, encontrarão dificuldade para se aprofundar nos assuntos, faltarão de constância e perseverança e precisarão de estímulos mentais constantes. Essas crianças são muito difíceis de lidar principalmente por serem hiperativas. O planeta Mercúrio se relaciona com os cinco sentidos e rege os órgãos respiratórios, as mãos e braços. Nascemos e respiramos, e isso é básico para nossa sobrevivência. Não controlamos nossa respiração, a menos que tenhamos consciência da necessidade de respirar melhor e usamos práticas como a Yoga, por exemplo. Quem possui Mercúrio evidenciado no Mapa (por exemplo na Casa I ou nos signos de Ar ou de Fogo) costuma se comunicar facilmente, ter um olhar atento e gesticular muito! A pessoa ‘mercurial’ tem alocução fácil e rápida, porém (sempre há um porém!) pode ter dificuldade de ‘segurar a língua’! De fato, parece que entre o momento da elaboração do pensamento e sua verbalização se passa somente um segundo! Em alguns casos, isso pode causar até mesmo dislexia ou outros problemas de comunicação verbal (especialmente se Mercúrio estiver combusto ou retrogrado no mapa).

Uma das observações que costumo fazer sobre o assunto me lembra uma expressão muito popular que afirma: Deus nos deu somente uma boca e duas orelhas, ou seja, dois órgãos para ouvir e somente um para falar. Por essa razão, deveríamos ouvir mais e falar menos! A meu ver um dos maiores defeitos relacionados com este signo e com seu regente é o interesse demasiado pela vida alheia. Sim, os geminianos adoram fazer uma fofoca! Porém, as fofocas podem causar danos aos outros e também a nós mesmos! Quando falamos (bem ou mal) de alguém, toda a energia que deriva de nossas verbalizações passa para a outra pessoa, seja ela uma energia positiva que negativa. Ao falar, ao emitir opiniões sobre a vida alheia, nós nos privamos dessa energia e a enviamos a essa pessoa. Podemos deduzir, portanto, que podemos falar do que quisermos, de quem quisermos, no entanto, o preço que pagaremos será o retorno desta energia para nós mesmos. Tudo vai e volta: é a Lei de causa e efeito. Por essa razão, se falarmos bem de alguém, certamente conseguiremos receber de volta um benefício, mas se falarmos mal receberemos em retorno somente energia ruim! Essa energia ruim irá certamente atrapalhar nossa evolução espiritual. Eu sempre bato nesta tecla, pois é muito importante que controlemos nossos pensamentos e também nossas palavras se quisermos ter uma vida mais feliz e harmoniosa. Talvez esse não seja o único fator determinante para a nossa evolução, mas é certamente um dos mais importantes. Outra coisa que causa dano em nossa vida espiritual é o fato de que, quando fazemos uma fofoca, estamos julgando a outra pessoa. E todo julgamento emitido em pensamento ou palavras voltará para nós. Não há como fugir dessa ‘lei de retorno’. Nenhum julgamento pode chegar até nós se antes não o tivermos emitido nós mesmos contra alguém. Então, prestem atenção: se acharmos que estamos sendo injustamente julgados devemos nos perguntar se, anteriormente, nós mesmo julgamos alguém da mesma maneira! Vamos nos exercitar? Hoje e nos outros dias desta semana digam para si próprios: ‘Hoje não emitirei nenhum julgamento’! Sei que é difícil, mas não é impossível, não é mesmo? Praticando todos os dias acabaremos conseguindo. A meu ver, em certos momentos deveríamos colocar um esparadrapo na nossa boca! Sábias palavras de minha mãe que me dizia para beber um copo d’ água e mantê-la na boca, contar até 10 enquanto examinava bem se as palavras que estavam na ponta da minha língua, e só depois, só então falar! Deste jeito eu teria certeza de não ferir ninguém com palavras insensatas, inúteis ou maldosas! (Eu tenho Mercúrio em Aquário e em conjunção com o signo Ascendente!)

Essa semana, vamos aproveitar essa energia geminiana para fazermos uma reflexão sobre esse assunto? Se ao menos tivéssemos cuidado sobre o que sai de nossa boca do mesmo modo que o temos com aquilo que entra nela, nossa vida seria bem melhor, creiam-me!

Agradeço os emails que recebo todos os dias e onde vocês compartilham comigo suas opiniões pessoais. Podem me sugerir assuntos de seu interesse para que sejam esclarecidos nesta coluna, está bem? Desejo a todos uma semana muito harmoniosa e, especialmente, livre de fofocas!

São Paulo, 3 de junho de 2010



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa