Menu

Urano, O Deus Libertador - Parte 2

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 18/07/2007 18:42:15


Na semana passada começamos a descrever as influências do planeta Urano na visão da astrologia moderna. Falei da ação libertadora que a energia desse planeta exerce (dependendo da casa e dos aspectos astrológicos que ele forma) e descrevi um pouco sobre o mito de Urano para compreendermos melhor a razão pela qual os astrólogos fazem esse tipo de interpretação ou de analogia. Recebi muitos e-mails de internautas ávidos para saber mais sobre esse planeta tão ‘excêntrico’ que está influenciando também nosso país, já que o Ascendente do Brasil Independência se encontra no signo de Aquário do qual Urano é regente.

Essa semana continuarei minha analise sobre Urano e também, ao final, vocês poderão ler uma pequena descrição da influência desse planeta na Casa astrológica onde ele se encontra em seu mapa natal ou em trânsito.

Ao terminar o artigo anterior, descrevi a ação das Fúrias que, ao serem libertadas pela ação uraniana são capazes de causar grandes estragos em nossa vida atraindo para nós a raiva e as fúrias dos outros que se sentem ameaçados em seu ambiente.
Vou dar um exemplo: sob o efeito de Urano na casa VI (este é somente um exemplo!) você acaba de mudar de emprego. Chegando no novo ambiente de trabalho, ainda sob a influência dessas novas energias, cheio de criatividade e de vontade de colaborar, corre para seu novo chefe, indicando ‘tudo aquilo que é necessário mudar’, aperfeiçoar, inovar em sua opinião de maneira a tornar tudo mais eficiente! Suas intenções são das melhores, mas você irá fatalmente bater de frente com o ‘status quo’ existente nesse local e o resultado, creia-me, será o desencadeamento das fúrias provenientes daquelas pessoas que se sentem ameaçadas por sua atitude, inclusive seu próprio chefe! No mínimo, ele irá pensar: ”Quem é esse pretensioso que já é metido a ‘sabe tudo’? Essa ação é tipicamente uraniana: você desafiou a autoridade vigente com o intuito de reformar algo, mas, quem disse que ‘eles’ desejam essa reforma? Portanto, a melhor maneira de abrandar as fúrias é usar as energias uranianas mitigadas por aquelas de Vênus. O resultado: a diplomacia. Vá com calma, eu aconselho aos meus clientes que passam por essa energia uraniana.

Na realidade é possível canalizar a energia uraniana de duas formas: por escolha ou por coerção. Se você mesmo escolhe usar de forma criativa essa energia, obterá certamente os melhores resultados, pois poderá dosar atitudes e palavras para não atacar os outros de frente! Não imponha suas opiniões, não queira mudar tudo de uma hora para outra! Por exemplo, se você sentir que um relacionamento ou um trabalho esteja bloqueando sua evolução pessoal impedindo seu crescimento, você mesmo pode tomar a atitude de romper, de mudar. Você escolherá as formas e as armas para não machucar ‘o outro’ (ou outros) desencadeando suas fúrias. Porém, muitas vezes, nos encontramos sob a ação de um planeta de coerção (ou seja Saturno) e então não conseguimos tomar nenhuma atitude e acabamos insatisfeitos, deprimidos, ressentidos, amargurados e podemos até mesmo adoecer. Normalmente, o Cosmo acabará encontrando uma forma externa que irá causar a ruptura de que necessitamos. O parceiro irá embora porque não encontra mais satisfação no relacionamento, ou nosso chefe nos mandará embora porque percebeu nossa insatisfação e se cansou de nossa ineficiência. O cosmo poderá nos enviar até mesmo um acidente ou uma doença que poderá nos afastar de nosso trabalho, obrigando-nos a encarar uma nova forma de viver. Por isso, se você não seguir sua intuição e não mudar algo, Urano encontrará uma forma de fazê-lo por você! É claro que toda mudança tem seu preço, e a liberdade tem um preço muito, muito caro. Os outros irão nos atacar porque estamos fazendo algo ‘diferente’, algo que eles próprios não ousaram fazer quando sentiram essa mesma necessidade. Por outro lado, não devemos libertar essa energia sem controle nenhum, pois também acabaremos nos machucando. Quando agimos com rebeldia e irresponsabilidade, não estamos pensando em construir algo novo, mas estamos simplesmente destruindo o velho sem construir nada em troca e isso não nos levará a nada de bom. Portanto, devemos agir com discernimento e tranqüilidade, mas com abertura de espírito e com ousadia.

As pessoas que possuem Saturno em evidência no seu mapa ou uma grande quantidade de planetas em signos de Terra são aquelas que têm maior dificuldade para efetuar as mudanças uranianas. Como sempre Saturno e Urano ‘brigam’ de foice!

Mas eu queria também lhes indicar uma forma maravilhosa de canalizar as energias uranianas: ampliando sua consciência e nos conectando com o TODO! Pois essa é uma das funções de Urano. Urano é o Céu, Saturno é a Terra, Urano é o Cosmo, Saturno é a Matéria.

O planeta Urano é representado na Astrologia Alemã com o símbolo do Sol (um círculo com um ponto no centro) e mais uma seta vertical (que lembra o símbolo de Marte), ou seja, um vetor apontando para cima. A simbologia indica então que Urano é igual ao Sol mais Marte. Assim, podemos deduzir que:
Urano pode indicar a possibilidade de elevação da consciência (o Eu solar) elevando-a na direção da consciência superior (o Eu Superior) abrindo um caminho para nossa evolução espiritual.

Para um astrólogo (a astrologia é regida por Urano) esse tipo de pensamento é natural. Estudam-se as estrelas do céu para compreender o Logos-Deus, ampliando nossa consciência. Vislumbramos assim a possibilidade de interagir com o cosmo no qual estamos inseridos.

De fato, nós somos agentes transformadores da realidade, co-criadores e participantes na construção do mundo em que vivemos, simplesmente pela realização de quem somos. Urano nos traz essa lembrança da parcela, infinitesimal que seja, de livre-arbítrio que nos cabe, a responsabilidade de fazermos escolhas, através da consciência que temos de nós mesmos.
Jung escreveu: "O livre-arbítrio é fazer da melhor forma possível aquilo que é preciso ser feito". Mas a questão é: Como saber o que é preciso ser feito? Urano nos dirá: "Você está acomodado, aclimatado, aconchegado e habituado ao seu circulo de vida! Acorda, muda, interage”! Ele nos agita de repente e nos chacoalha tirando-nos do nosso sono. Como um raio luminoso proveniente do céu, rompe o véu de nossa consciência atual e inunda a nossa mente com uma percepção repentina de que existem outras dimensões de realidade ao nosso alcance. Abre-nos portas, rompe muros, rasga o consciente, abrindo uma perspectiva que está acima da nossa compreensão imediata, além dos fatos em si, além do limite dos conhecidos cinco sentidos, ou da relação de causa e efeito. As informações nos chegam na velocidade dessa luz, de fora do círculo do "em torno" imediato, permitindo a conexão com aquilo que está sendo revelado. È disso que depende o direcionamento da consciência para a compreensão daquilo que deve ser feito, que deve ser escolhido! Essa é a parcela de liberdade que nos cabe! No nosso site temos inúmeros exemplos de pessoas que estão conectadas com essa energia uraniana. Eles ousam ‘entrar em contato’, ousam abrir seus sentidos para novas dimensões e são criticados e vilipendiados por causa disso. Visionários, excêntricos, rebeldes! De quantos nomes são tachados! Porém o Eu Superior estabelece as situações necessárias, as circunstâncias que precisamos para abrir nossa mente: nós é que continuamos ‘surdos’ aos apelos. Coincidentemente, a Cabala nos ensina que neste momento o universo espiritual nos ajudará a remover a venda de nossos olhos, os tampões de nossos ouvidos; podemos retirar o filtro e deixar fluir a Luz! Normalmente, se mantivermos nossos filtros, não deixaremos a Luz chegar até nós e continuaremos olhando somente para o chão, para nossos umbigos! Mas, ao retirar o filtro, (depressão, sensação de fracasso, medo, limitação) estaremos deixando a Luz nos inundar abrindo nossa percepção. O trânsito de Urano nos ajudará a fazer a conexão com a Mente Universal.

No entanto, aqui vai uma advertência: Sob a ação de Urano podemos pensar que somos donos da “Verdade”, com V maiúsculo. De acordo com essa crença, podemos empreender ações que acreditamos estarem em ligação com a vontade de Deus ou com a vontade do Cosmo, da Mente Universal. Sentimos que não é apenas nossa vontade pessoal que insiste que sigamos um caminho ou plano determinado, ou seja, sentimos que estamos agindo conforme a ‘vontade de Deus’ que exige que ajamos de determinada maneira. Cuidado! A crença de que agimos por ‘mandado divino’ contribui no mínimo para a arrogância, a mania de grandeza e o ego inflado. Na pior das hipóteses causa até surtos psicóticos e doenças esquizofrênicas! Vimos isso inúmeras vezes ao longo da história! Por essa razão os místicos e mentores de uma grande diversidade de civilizações e épocas sempre afirmaram que dentro da União com a Mente Universal existe um elemento unificador que nos faz compreender nosso papel e também nossa pequenez, nossa insignificância. Fritjof Capra nos ensina que o conceito místico de mente universal é aquele que liga o Universo numa rede complexa de relações, onde nada pode ser entendido como único. “A mente e os seres de tudo o que existe estão inextricavelmente entrelaçados”. Assim, os trânsitos de Urano podem ativar nossa habilidade de nos ligarmos com o funcionamento da mente universal e de entendê-lo, permitindo-nos vislumbrar sua intenção e direção. Quando isso acontece, nos tornamos um canal, um agente através do qual alguma nova idéia e tendência que está circulando na psique coletiva se manifeste. Vejam a sintonia existente entre os colaboradores do STUM e os internautas!

Bem, mas é obvio que nem todos serão afetados por Urano da mesma maneira. Como já disse, as pessoas que aceitam mal as energias uranianas são aquelas que possuem muitos planetas em Terra ou Saturno em evidência em seu mapa natal. Essas pessoas têm muita dificuldade em mudar e lutam para manter o status quo, assim, acabam machucados ou doentes!
Na descrição Urano nos signos você poderá fazer sua própria avaliação, porém, somente uma analise completa de seu mapa feita por um astrólogo competente será capaz de indicar uma boa forma de canalizar positivamente a energia uraniana!
Boa sorte e muita coragem àqueles que ousam mudar!

São Paulo, 16 de julho de 2007


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa