Menu

Você desenvolve sua Inteligência Espiritual?

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 20/01/2010 15:19:31


Há algumas semanas, escrevi um artigo inspirado nos livros de Danah Zohar, física e filósofa norte-americana, que afirma que nós temos três tipos de inteligência: a inteligência racional (QI), a inteligência emocional (QE) e a inteligência espiritual (QS).
Nossa civilização moderna deu muita importância à inteligência racional que ajudou os países a desenvolverem um capitalismo baseado na riqueza e no lucro. Quanto mais a pessoa é racional, mas ela é materialista e pensa somente em acumular bens em benefício próprio ou de sua família. No modelo capitalista de desenvolvimento, as empresas visavam somente os lucros de seus donos e acionistas e acabaram com os recursos do meio ambiente com as conseqüências que estamos vendo atualmente. Esta é a lei do retorno, a lei de Causa e Efeito. Colhemos o que plantamos. Mas não foi somente o meio ambiente que sofreu a exploração desenfreada que visava o lucro sem responsabilidade social! As pessoas relegadas em míseras periferias, mal servidas de transporte público e saneamento básico, sem educação ou centros de saúde decentes, foram as principais vítimas do capitalismo ‘á moda antiga’, esse que está agora afundando e será obrigado a mudar. A astrologia nos mostrou essa mudança desde que Plutão entrou em Capricórnio, (porém sua influencia já se delineava em anos anteriores) indicando que as nações de nosso planeta estão sendo obrigadas a procurar novos modelos de desenvolvimento para as suas empresas. Não há mais lugar para o capitalismo sem responsabilidade. Aquela atitude do ‘não me importa com o que acontece no mundo lá fora’ acabou! Não podemos mais ignorar que estamos todos conectados num único carma coletivo, habitando o planeta Terra que nos oferece uma magnífica ocasião de desenvolvimento espiritual em cada nova encarnação.

A palavra ‘espiritual’ deriva do latim ‘spiritus’ que significa: aquilo que dá vida ou vitalidade a um sistema. Sistema pode ser algo no macro ou no micro, ou seja, uma nação ou uma pessoa. Por isso, a espiritualidade é capaz de promover mudanças significativas para melhor na humanidade. Basta mudar nossa forma de agir e nos conectar com o TODO. Saliento que não estou falando aqui de religião, mas de espiritualidade num sentido mais amplo, no sentindo de ‘vida interior’.

Em cada ser humano existe uma centelha espiritual, aquela voz da consciência que nos questiona quando fazemos uma escolha. Essa ‘centelha divina’ nos pergunta: “Porque você está fazendo isso? Quem estará se beneficiando de sua ação? Você irá compartilhar com alguém os benefícios de suas escolhas? As suas metas visam somente lucro e prazer para si próprio?” É assim que um ser espiritualizado faz suas escolhas pessoais. Agindo sempre dentro de um contexto mais amplo ele beneficia não somente a si próprio, mas também às pessoas em sua volta. As pessoas espiritualizadas determinam suas ações em prol da sociedade onde estão inseridas, possuem valores éticos e morais destinados a não prejudicar os outros, se alimentam de objetivos que podem atender as necessidades básicas dos menos favorecidos, e sobretudo, não ficam indiferentes à dor e a miséria de outro ser humano!

Existe ‘compassividade’ num ser humano espiritualizado, que não só se comove, mas que assume a responsabilidade de fazer algo que minimize o sofrimento de seu irmão que sofre. Em geral, os seres mais espiritualizados são espontâneos e sinceros, parecem muitas vezes diferentes, se destacando da multidão pela sua alta disponibilidade em ajudar os outros. Os seres espiritualizados procuram seguir sua vocação e são capazes de fazer ajustes, com humildade, sempre que percebem falhas em suas ações. Procuram soluções diante das dificuldades em vez de se abater e se entregar, e não se ofendem quando agredidos pois sabem que o EU INTERIOR não se ofende comas críticas! Somente o Ego reage negativamente e nós já discutimos esse assunto em inúmeros artigos passados.

Desde o inicio deste ano de 2010 as tragédias se multiplicam e não há dia que não estejamos diante de alguma catástrofe natural ocasionada pela revolta da natureza enfurecida: Gaia se sacode e enfurece para mostrar sua raiva diante de uma humanidade tão irresponsável! A astrologia em sua disciplina chamada ‘desenvolvimento das grandes conjunções’, ensina que alguns aspectos planetários são particularmente preocupantes. Por exemplo: a quadratura de Plutão e Saturno em atividade neste período. Plutão está em conjunção com Mercúrio, planeta que rege os meios de comunicação, transportes e mídia. Plutão é o Deus do Reino dos Mortos (Hades dos gregos) e Saturno (Cronos dos gregos) representa a morte da matéria física. Plutão rege as catástrofes coletivas e Saturno nos faz enfrentar o luto e a tristeza. Entre fevereiro e março este aspecto tenso diminuirá de intensidade, mas voltará em junho e continuará até setembro fazendo prever um meio de ano muito turbulento, como já expliquei nos artigos das Previsões Anuais. Em fevereiro inicia também uma quadratura de Saturno e Urano, que são dois outros planetas destrutivos em seu simbolismo astrológico. Lembrando o Princípio Hermético: ‘O que está em cima é como o que está em baixo’, quero esclarecer que, ao fazer as analises dos movimentos dos corpos celestes, a astrologia interpreta uma linguagem simbólica que está bem diante de nossos olhos desde os primórdios da humanidade. A meu ver, de nada adianta tapar o sol com a peneira e fazer previsões positivas quando ainda existem outros aspectos astrológicos muito preocupantes no céu de 2010! Leiam com atenção as Previsões para o Brasil em 2010 já publicadas no STUM. Pessoalmente, nem mesmo quando faço previsões pessoais não consigo me abster de alertar meu consulente sobre algum obstáculo que possa estar mais adiante a desafiá-lo! Esse é o papel do astrólogo sério: ajudar a compreensão do momento astral, aconselhando e indicando possíveis soluções e, sobretudo, indicar a forma ideal para desenvolver o Eu Espiritual através das provas enfrentadas. O que está diante de nós representa a meta traçada por nós antes da encarnação e não há outra maneira de enfrentar essa caminhada a não ser de forma consciente, pois desta forma podemos nos tornar seres humanos melhores a cada dia.A meu ver, devemos continuar insistentemente em nosso caminho de Desenvolvimento Espiritual porque podemos modificar o rumo negativo por onde nosso planeta se encaminhou. Ainda há tempo: TODOS JUNTOS devemos assumir nossa parcela de responsabilidade social porque somente assim poderemos iniciar aquilo que Fritjoff Capra chamou de ‘O Ponto de Mutação’!

Hoje, encerro esse artigo com o coração apertado pela tragédia no Haiti, mas especialmente triste com o desaparecimento de uma ‘grande alma’, uma brasileira chamada Zilda Arns, que com suas ações nos indicou o caminho do desenvolvimento espiritual. Médica, pediatra e sanitarista, essa virginiana dedicou sua vida ao próximo e especialmente as gestantes e as crianças fundando a Pastoral da Criança que está presente em mais de 20 países. Peço a Deus que seu exemplo nos sirva de inspiração, norteando cada pequena ação, cada pensamento de nosso dia-a-dia. A ela, minha homenagem sincera.

Uma semana cheia de Paz para todos!
São Paulo, 13 de janeiro de 2010



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa