Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Você sabe o que é compassividade?

Você sabe o que é compassividade? Publicado dia 3/10/2019 8:02:39 PM em Astrologia

Compartilhe

   

Num diálogo muito citado entre Leonardo Boff e o Dalai Lama, este afirma que a melhor religião é aquela que mais te aproxima de Deus, ou seja é aquela que te faz melhor e que te torna "compassivo". E o que é ser compassivo, me pergunto? Para continuarmos no tema de Netuno, regente de Peixes, procurando compreender essa afirmação que está na minha cabeça e em sintonia com as energias do signo de Peixes me proponho a escrever mais sobre 'a energia positiva de Netuno'.

Vamos analisar então o que quer dizer ser 'compassivo'? O Dicionário Houassis descreve: adjetivo: que tem ou revela compaixão; que se compadece; condolente. A etimologia da palavra: provém do latim: compassivus, a, um. O substantivo é feminino: a compaixão (será que as mulheres são mais compassivas que os homens? Seria esse um atributo Yang?) Indica: sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor. A etimologia vem do latim e quer dizer: 'com-paixão' do verbo compadecer, etc. Indica um sofrimento comum, comunidade de sofrimentos, opiniões comuns, simpatia pelo sofrimento alheio. Lembremos que por paixão entendemos não somente aquilo que confundimos com o amor, mas também a paixão-sofrimento, como a Paixão de Cristo, ou seja, o indescritível padecimento de Cristo sob os golpes de seus algozes conforme é descrito na Bíblia.

Aqueles que me conhecem bem, sabem eu não posso "ver defunto sem chorar", mas isso me faz compassiva? Sou pisciana e tenho uma inclinação inata a me fundir com os outros e a me compadecer com o sofrimento alheio, seja ele humano ou animal e mesmo vegetal! Tudo é criação de Deus, o Todo, e eu percebo essa criação como parte integrante de mim mesma. Netuno é chamado de 'solvente universal' em astrologia, pois fornece uma energia que apaga as fronteiras e os limites entre nós e os outros e que afirma que SOMOS TODOS UM. Netuno provoca em nós uma necessidade de integração e realização num impulso coletivo, não individual. Sob sua ação não pensamos em nós mesmos, mas pensamos em nós todos. Netuno enfatiza o desejo de transcender nossa "separatividade" e por essa razão estimula a experiência mística e religiosa. Sob a ação de Netuno a percepção e a intuição se afinam com o Universo e consequentemente percebemos que não podemos nos alienar do sentimento de união com o Todo. Por isso nos tornamos 'bons'.

Netuno pode nos forçar a abrir mão de algo que queremos muito, algo ao qual nos apegamos: uma casa, uma pessoa, um lugar, um emprego. Netuno nos força a encarar as perdas que requerem um sacrifício pessoal e por essa razão pode nos levar à depressão, ao desânimo. Em muitos casos, uma sensação de impotência nos invade e então compreendemos que devemos 'seguir o fluxo' e deixar tudo nas mãos do Criador. A sensação de totalidade que a influência netuniana produz não pode ser encontrada externamente, mas precisa ser encontrada dentro de nós, lá no nosso coração onde reside o Eu superior que nos guia e encaminha para a evolução espiritual. No entanto, essa é uma energia muito perigosa, pois pode também nos induzir à fuga, à alienação, algo que encontramos através do misticismo exagerado, do fanatismo religioso, ou até mesmo do escapismo conseguido com as drogas e os vícios de todo tipo! Essa mesma necessidade de fuga pode ser causa de depressão e pode levar ao suicídio quando é extremada, exagerada. Voltar para Deus, voltar para a Casa do Pai pode ser uma tentação muito forte para quem está cansado das mazelas e dificuldades da vida terrena! Sob a influência de Netuno podemos nos sentir atraídos por propostas mirabolantes e fantásticas de todo tipo, podemos entrar em esquemas fantasiosos sem qualquer realismo e invariavelmente destinados ao fracasso. Podemos ser levados à falência financeira, simplesmente porque teremos tendência a ignorar o lado mais material da vida, vivendo de sonho e fantasia ou porque iremos preferir jogar na loteria no lugar de investir num trabalhar duro para conseguir aquilo que queremos.

Netuno também nos faz apaixonar da maneira mais romântica: nos envolvemos em relacionamentos do tipo vítima/salvador, desejando salvar o 'outro' (sofredor) de suas desgraça. Desta forma, acabaremos nos apaixonando e nos compadecendo com o sofrimento do 'outro' achando que nós, anjos salvadores, poderemos salvá-lo. Então, quando o 'outro' estiver de pé, sarado e curado, seremos invariavelmente descartados e nos sentiremos jogados às traças, caindo em estado de desânimo e depressão. O amor netuniano é um amor altruísta e não deveria querer nada em troca. É o amor puro, como aquele que devotamos a Deus. Mas seremos capazes desse tipo de amor que renuncia ao prazer pessoal, sem pedir retorno? Na teoria isso parece fácil, mas sabemos que não é tão fácil assim. Um dia estaremos em êxtase, fundidos e completados pelo amor do 'outro', e noutro dia, quando inseguros sobre o amor correspondido ou, pior ainda, quando nos sentirmos descartados e abandonados, estaremos na mais profunda depressão. Por essa razão, o amor netuniano é causador de decepções e tristeza e é invariavelmente um amor de ilusões, um amor complicado. O amor ideal é o amor místico, aquele que nos une a Deus e que induz uma paz interior indescritível. É o amor do êxtase. Quando ajudamos os outros, nos compadecemos de seu sofrimento, nos engajamos em atividades de voluntariado para ajudar os excluídos, os desvalidos, os pobres e os maltratados, estamos também sob a influência deste amor altruísta chamado 'netuniano'.

Com essa reflexão termino minhas reflexões piscianas, para me preparar a escrever sobre o Ingresso do Sol em Áries, ou seja, o Ano Novo Solar!

Lembre-se que ninguém representa somente o seu signo solar e que a interpretação de um Mapa Natal que descreva a personalidade requer muitos anos de estudo! Para saber mais sobre os signos astrológicos, estude astrologia!

Atendimento de Tarô pelo telefone ou whatsapp: meia hora para uma visão rápida ou pergunta pontual; uma hora para uma visão mais ampla em todas as áreas de sua vida! Verifique no item VALORES do meu site link Todos os atendimentos são personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarôt, EFT*, Mesa radiônica. Email: [email protected] ou whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em Graziella Somaschini Marraccini ou em AstroSirius! Assista aos meus vídeos no YouTube. Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial, Tarot e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

CURSO DE TAROT ASTROLÓGICO - 4 de abril de 2019


São Paulo, 06 de março de 2019

por Graziella Marraccini

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
57 - SUN - A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.
Consulte o I-ching

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa