Home > Autoajuda

Como ganhar espaço interno

por Bel Cesar

Como ganhar espaço interno

Há momentos em que certos pensamentos não nos largam e outros nos quais não queremos largá-los. O problema é quando os pensamentos são tantos que não conseguimos mais pensar com clareza. Falta-nos espaço interior para organizá-los. É como ter uma sala lotada de móveis. Temos que ter mais espaço e menos móveis! Mais calma e menos pensamentos intrusivos. Para tanto, vamos começar por tirar o que está em excesso: os pensamentos limitantes e repetitivos.

No ano de 2000, quando estivemos no Tibete com Lama Gangchen Rinpoche, gravei esses preciosos ensinamentos que ele nos deu sobre como criar espaço interior: "Nós estivemos em muitos lugares: em Shigatse, Gangchen e Lhasa. Espero que vocês tenham aproveitado e estejam felizes. Alguns talvez estejam cansados; mas eu espero que vocês tenham recebido um benefício real, que possam levar com vocês não apenas nesta vida, mas até à Iluminação. Uma das razões pelas quais viemos ao Tibete foi para inaugurar o Monastério de Gangchen; mas não foi só por isso que viemos. Estamos aqui para resolver o nosso problema com o elemento espaço.

Na sociedade moderna temos problemas com o espaço, tanto no nível físico grosseiro quanto no nível interno, mental. Sentimos falta de espaço externo e interno. Por isso, temos de começar a encontrar nosso espaço interno.

Eu pude mostrar para vocês a amplidão que existe no Tibete. Espero que vocês não tenham apenas olhado para ela, mas que também a tenham colocado dentro de vocês. Devemos levar com a gente toda a beleza que vimos estes dias. Se fizermos isso, teremos aproveitado muito bem todo o dinheiro que gastamos para vir até aqui, mesmo tendo muitas dificuldades durante a viagem.

Temos de criar um espaço muito grande dentro de nós. Nosso objetivo final é ter uma mente com muito espaço, uma mente que tenha um relacionamento direto com o elemento espaço. Quando tivermos a nossa mente repleta de espaço, seremos felizes de verdade.

No dia da inauguração, nós soltamos dois enormes balões. Já faz alguns anos que eu lhes ensinei a 'terapia do balão'. Espero que vocês tenham aproveitado esses balões para soltar com eles todo o seu nervosismo e suas dificuldades, e agora estejam se sentindo bem mais leves...

Outra terapia que eu criei para vocês ganharem espaço interno é a das caixas. Vocês devem usar diferentes caixas, uma para cada problema. Coloquem seus problemas nas caixas e, um dia, vocês podem fazer como com o balão: desfazer-se dessas caixas. Mas, se vocês quiserem manter seus problemas com vocês, deixem-nos dentro das caixas!
Deixem os problemas em um espaço fora de vocês. Cada um tem de fazer sua experiência para entender o que estou falando. Se vocês ficarem com saudade de um problema, podem abrir a caixa e olhar para ele. Vocês logo vão sentir que não querem mais o problema, que não precisam mais dele.

Temos de aprender a nos separar da negatividade, a ver os problemas com uma visão mais distante, mais ampla. Temos de nos distanciar deles, dentro e fora de nós, para saber o quanto eles são pesados e negativos. Na realidade, os problemas não fazem parte da natureza de nossa mente. A energia da mente deve ser sempre um espaço limpo e leve. Assim poderemos reconhecer o espaço de nossa mente como algo muito precioso.
Algo tão precioso que queremos preservar acima de tudo. Então temos de considerar e respeitar a energia preciosa da mente".


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Email: contato@vidadeclaraluz.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 24/11/2016 13:01:38

Veja também
Quando o coração voa pelas estrelas...
Qual é a cor do seu sonho?
Qual a origem de seus conflitos atuais?
Sorrir para ser saudável
Ho´oponopono e as expectativas...
Entrevista sobre a importância da Criança Interior


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 32 – HENG – DURAÇÃO
Será beneficiado aquele que segue seu curso sem modificar o que já foi iniciado. A constância e a fidelidade serão premiadas.


energia
Runas: Talismã da Vitória
Mantenha o equilíbrio emocional. A vitória será certa.


13
Numerologia: Construtividade
O dia de hoje traz a necessidade de definir e de por as coisas em ordem. Organize sua agenda de atividades, use de praticidade, paciência e critério. Estabeleça hoje sólidos fundamentos para sua vida.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
3. Quando o amor faz o abismo virar céu...
4. Como aproveitar o trânsito de Júpiter sobre meu Mapa Natal?
5. A empatia
6. Você é um leão ou um carneiro?
7. Meu coração está cheio de Luz
8. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa