Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade

Como ganhar espaço interno  
Home > Autoajuda

Como ganhar espaço interno

por Bel Cesar

Compartilhe
   

Há momentos em que certos pensamentos não nos largam e outros nos quais não queremos largá-los. O problema é quando os pensamentos são tantos que não conseguimos mais pensar com clareza. Falta-nos espaço interior para organizá-los. É como ter uma sala lotada de móveis. Temos que ter mais espaço e menos móveis! Mais calma e menos pensamentos intrusivos. Para tanto, vamos começar por tirar o que está em excesso: os pensamentos limitantes e repetitivos.

No ano de 2000, quando estivemos no Tibete com Lama Gangchen Rinpoche, gravei esses preciosos ensinamentos que ele nos deu sobre como criar espaço interior: "Nós estivemos em muitos lugares: em Shigatse, Gangchen e Lhasa. Espero que vocês tenham aproveitado e estejam felizes. Alguns talvez estejam cansados; mas eu espero que vocês tenham recebido um benefício real, que possam levar com vocês não apenas nesta vida, mas até à Iluminação. Uma das razões pelas quais viemos ao Tibete foi para inaugurar o Monastério de Gangchen; mas não foi só por isso que viemos. Estamos aqui para resolver o nosso problema com o elemento espaço.

Na sociedade moderna temos problemas com o espaço, tanto no nível físico grosseiro quanto no nível interno, mental. Sentimos falta de espaço externo e interno. Por isso, temos de começar a encontrar nosso espaço interno.

Eu pude mostrar para vocês a amplidão que existe no Tibete. Espero que vocês não tenham apenas olhado para ela, mas que também a tenham colocado dentro de vocês. Devemos levar com a gente toda a beleza que vimos estes dias. Se fizermos isso, teremos aproveitado muito bem todo o dinheiro que gastamos para vir até aqui, mesmo tendo muitas dificuldades durante a viagem.

Temos de criar um espaço muito grande dentro de nós. Nosso objetivo final é ter uma mente com muito espaço, uma mente que tenha um relacionamento direto com o elemento espaço. Quando tivermos a nossa mente repleta de espaço, seremos felizes de verdade.

No dia da inauguração, nós soltamos dois enormes balões. Já faz alguns anos que eu lhes ensinei a 'terapia do balão'. Espero que vocês tenham aproveitado esses balões para soltar com eles todo o seu nervosismo e suas dificuldades, e agora estejam se sentindo bem mais leves...

Outra terapia que eu criei para vocês ganharem espaço interno é a das caixas. Vocês devem usar diferentes caixas, uma para cada problema. Coloquem seus problemas nas caixas e, um dia, vocês podem fazer como com o balão: desfazer-se dessas caixas. Mas, se vocês quiserem manter seus problemas com vocês, deixem-nos dentro das caixas!
Deixem os problemas em um espaço fora de vocês. Cada um tem de fazer sua experiência para entender o que estou falando. Se vocês ficarem com saudade de um problema, podem abrir a caixa e olhar para ele. Vocês logo vão sentir que não querem mais o problema, que não precisam mais dele.

Temos de aprender a nos separar da negatividade, a ver os problemas com uma visão mais distante, mais ampla. Temos de nos distanciar deles, dentro e fora de nós, para saber o quanto eles são pesados e negativos. Na realidade, os problemas não fazem parte da natureza de nossa mente. A energia da mente deve ser sempre um espaço limpo e leve. Assim poderemos reconhecer o espaço de nossa mente como algo muito precioso.
Algo tão precioso que queremos preservar acima de tudo. Então temos de considerar e respeitar a energia preciosa da mente".


Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Como ganhar espaço interno
Avaliação: 3 | Votos: 234

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Email: contato@vidadeclaraluz.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 24/11/2016 12:01:38

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 24 de junho de 2018


energia
I-Ching: 54 - KUEI MEI – A JOVEM QUE SE CASA
Evite qualquer decisão ditada pela paixão.


energia
Runas: Tiwaz
Remoção de obstáculos, vitória através de lutas.


24
Numerologia: Equilíbrio
Procure estabelecer um ritmo harmônico em sua vida, evite precipitações e correrias e arrume tempo para dedicar-se aos que ama dialogue, faça trocas pratique a compreensão.




Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Descubra por que você pode ficar sozinha para sempre!
2. O poder da mente plasma sua realidade
3. O que fazer quando somos obrigados a fazer mudanças?
4. Você quer aprovação ou evolução?
5. Somos pura energia manifestada
6. Você quer amor ou liberdade?
7. Três técnicas de visualização criativa
8. Mais alguns toques espirituais da companhia do amor



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade