Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Mitos e Realidades em Terapia Floral  
Home > Autoajuda

Mitos e Realidades em Terapia Floral

por Katia Kuchler

Compartilhe
   

Mito: Floral é Homeopatia.
Realidade: A Terapia Floral é feita com essências de flores obtidas por um método diferente da Homeopatia. As flores, colhidas em sua floração máxima, são depositadas em um recipiente de vidro com água cristalina e expostas ao sol por algumas horas. Esse líquido, impregnado com a energia das flores, é conservado com a utilização de Brandy (a essa composição chamamos "tintura mãe"). Depois é novamente diluído em água com Brandy e engarrafado em vidros de estoque, dos quais tiramos algumas gotas para a preparação da solução de uso. A Homeopatia é preparada com plantas, minerais, secreções do próprio corpo e até animais inteiros (abelha, por exemplo), utilizando-se o processo da diluição e "agitação" a que chamamos de dinamização. Filosoficamente a Homeopatia é baseada na lei dos semelhantes ("veneno de cobra para tratar mordida de cobra"), e a Terapia Floral trabalha com o equilíbrio entre as polaridades de um estado emocional ou energético.

Mito: Somente 4 essências podem ser misturadas numa mesma fórmula.
Realidade: Bach, na década de 30, dizia que não deveríamos misturar mais de 4 essências numa fórmula. Hoje temos mais de 500 essências descritas, e a maioria dos terapeutas concorda que podemos utilizar um número maior de essências, desde que conheçamos seus efeitos. Na verdade, cada terapeuta floral pode ficar livre para prescrever quantos florais considerar necessários na mesma fórmula, pois as flores estão aí e, combinadas, criam "buquês" bastante eficazes.

Mito: Ao tomar os florais vou ficar dependente deles.
Realidade: Muita gente acha que não vai mais poder ficar sem floral depois de ter experimentado seus benefícios, pois os sintomas podem voltar. Na verdade o floral é o facilitador ou catalisador das mudanças dentro de um processo de autoconhecimento, assim se a pessoa realmente elaborou de acordo com suas dificuldades, os sintomas não mais surgirão.

Mito: Não se pode misturar essências florais com remédios alopáticos.
Realidade: Podemos misturar os florais com qualquer outro tipo de medicamento: alopático, homeopático, antroposófico, etc. Psicoterapia, massagens, yoga, fonoaudiologia e outras atividades também podem complementar a terapia. Lembre-se sempre que o seu médico ou terapeuta é a pessoa mais indicada para orientá-lo!

Mito: Não existem pesquisas científicas que comprovem a eficácia das essências florais.
Realidade: Aqui mesmo no Brasil, profissionais de diversas áreas tem realizado pesquisas, com a utilização de métodos tradicionais, obtendo resultados muito interessantes. No entanto, devemos pensar em novas metodologias científicas para a comprovação, pois a área de atuação dos florais é muito subjetiva (lida com energia). Devemos mudar o paradigma cartesiano de pesquisas para modelos mais "quânticos".

Mito: Não se pode misturar florais de Bach com florais de outros sistemas.
Realidade: Podemos misturar essências florais de qualquer sistema. Afinal, uma proposta terapêutica tão bela, que se baseia na harmonia e equilíbrio da energia, jamais poderia ser discriminatória!

Mito: Qualquer pessoa pode prescrever os florais.
Realidade: As essências florais podem ser prescritas por quem realmente conhece e estuda os florais e tenha condição de acompanhar o seu cliente ou paciente tanto psicológica quanto fisicamente. Sempre devemos pedir ajuda a um profissional capacitado, quando o aspecto apresentado pelo cliente/paciente estiver fora da nossa alçada. Em muitos casos é necessário o trabalho multidisciplinar.

Mito: A pessoa pode se automedicar.
Realidade: A automedicação não oferece tantos riscos, porém é bom lembrar que, embora as essências florais não causem danos, pode ocorrer o que chamamos de "crises de conscientização", onde a tomada de consciência de uma dificuldade pode trazer certos transtornos ao paciente, sendo indicado acompanhamento por um profissional que possa dar o suporte necessário. Os mecanismos de defesa do ego, muitas vezes impedem o aprofundamento em certos problemas que podem ser extremamente dolorosos.

Mito: Os florais só tratam de sintomas emocionais.
Realidade: A medicina holística tem provado que os desequilíbrios que ocorrem com as pessoas, envolvem o ser como um todo. Assim, quando um sintoma se apresenta, temos aspectos a nível físico, psíquico e energético que devem ser tratados. A Terapia Floral atua nesses 3 níveis, sendo indicada a nível físico por exemplo para os casos de asma, úlcera, cálculos renais, hipertensão, ditúrbios menstruais e tantos outros, sendo vital nesses casos, o acompanhamento médico.




Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Mitos e Realidades em Terapia Floral
Avaliação: 5 | Votos: 3

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Katia Kuchler é terapeuta floral
e colaboradora do Site
desde 2000.

Email: katiakuchler@msn.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 21/07/2015 17:33:26

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 16 de julho de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade