Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Saúde e Terapia Floral  
Home > Autoajuda

Saúde e Terapia Floral

por Thais Accioly

Compartilhe
   

Saúde é a capacidade de celebrar a vida, de mergulhar nossa alma plenamente em nossos corpos físicos e no mundo em que vivemos. É entusiasmo e senso de propósito naquilo que fazemos - seja no trabalho, na família, na vida social, na expressão criativa ou na contemplação interior, usando definição de Patrícia Kaminski, que consta de seu livro Flores que Curam, da ed. Triom. Para ela, a verdadeira saúde também nos dá a capacidade de enfrentar a adversidade e o sofrimento, de penetrar na imperfeição e na contradição, além de compreender e transformar a mensagem da doença.

Assim, a boa saúde não é restrita somente à saúde física, pois somos mais do que um corpo físico, temos uma alma, que é nosso Eu Divino, e que antecede e sobrevive ao corpo biológico em cada encarnação, portanto, não devemos somente lutar pela perfeição física, numa tentativa de apenas suprimir as doenças do corpo.

Ao usarmos os florais, para promover a saúde, devemos "tratar o paciente, e não a doença", como ensinava Dr. Edward Bach, criador das primeiras essências florais. Pois, a doença é o resultado final da dissociação ou de um conflito criado entre a alma e a personalidade, e esse distúrbio é causado pelas imperfeições de nossa personalidade, segundo o Dr. Bach.
Sob uma determinada ótica, a doença é como que um alerta, um chamado para olharmos com urgência para nós mesmos, e curarmos os defeitos, imperfeições e crueldades que existem em nós.

Os florais, todavia, não tratam os sintomas físicos, por isso, não existem essências florais para tratar determinados problemas orgânicos, como por exemplo para combater a obesidade, para curar a diabetes, para aliviar alguma dor física, ou curar o corpo, de forma geral. As essências florais, elevam o padrão vibratório daquele que dela se utiliza, criando ou desobstruindo um caminho de comunicação entre a alma e a personalidade, para que esta se deixe guiar pelo Ser Divino, que é seu eu real.

Desta forma, também se pode dizer que, os florais despertam, nas pessoas, virtudes, talentos, dons, qualidades que estavam adormecidas, permitindo que o homem, de posse do melhor que há em seu interior, tenha condições de mudar em si o que for necessário para passar pelos desafios de sua vida, sentindo-se mais fortalecido, para curar-se, sempre que possível; desenvolver-se através do aprendizado que os desafios trazem ou, quando não for possível supera-los, aceita-los e às vezes transcende-los.

Os florais são mobilizadores e promotores da boa saúde, exatamente porque oferecem um cuidado integral ao homem. Todavia ao fazer uso deles não se pretende substituir os cuidados médicos, nem outros tratamentos que se façam necessários, tais como cuidados fisioterápicos, psiquiátricos, endocrinológicos, por exemplo, pois nem sempre o corpo físico adoecido pode esperar a solução de distúrbios mais profundos nascidos da relação conflituosa entre a nossa personalidade e nossa alma.
Nestes casos a Terapia Floral pode ser utilizada, com sucesso, como terapia complementar a outros tratamentos de saúde, agilizando o processo de cura.

Ao enfrentarmos uma doença, seja física, emocional, mental ou espiritual, devemos procurar entender a mensagem, o apelo relativo à necessidade de cura que ela traz e que vai além dos sintomas que nos incomodam, porque a doença é um caminho, um mestre que nos ensina sobre nós mesmos.
Então, por exemplo, quando estamos fisicamente doentes podemos nos perguntar: como nos sentimos emocionalmente enquanto vivenciamos a doença? Que tipo de pensamentos cultivamos nestes momentos, e nos períodos anteriores ao aparecimento do mal estar físico? Qual a nossa forma de ver e pensar sobre quem somos, sobre nossos sentimentos, sobre a vida, que gera mal estar em nós? Isto nos dará pistas seguras de o que em nossas personalidades adoeceu e acabou por gerar, atrair ou permitir o aparecimento da maioria das doenças físicas.

Após esta observação, desprovida de julgamentos a respeito de si mesmo, pode-se optar por escolher, entre as muitas essências florais existentes, aquela ou aquelas que possuem em sua vibração, a qualidade oposta ao conflito da personalidade, pois, o uso adequado das essências florais fortalece, limpa, descongestiona, equilibra, promove e ajuda a desenvolver o mundo emocional, e também a vida espiritual e mental, tendo isto repercussões favoráveis na criação da realidade física, inclusive no que diz respeito ao nosso corpo orgânico, e então podemos até mesmo prevenir a manifestação de outros sintomas físicos desagradáveis.

Promover a saúde, sem agredir o corpo, sem provocar repulsa em quem está doente, oferecendo um cuidado integral ao homem é o intuito da Terapia Floral, que para isso, utiliza as essências florais, belas expressões anímicas da natureza, para criar este equilíbrio dinâmico em que corpo, mente, emoção e espírito participem conjuntamente e mantenham a harmonia do todo.

Leia mais sobre este assunto nos livros:
Florais Uma Alternativa Saudável - pesquisas revelam tratamentos e resultados dessa terapia - de Maria Julia Paes da Silva e Olympia M. P. Vieira Gimenes - ed. Gente;
Os remédios florais do Dr. Bach - de Edward Bach - ed. Pensamento;
A doença como caminho - Thorwald Dethlefsen e Rudiger Dahlke - ed. Cultrix.
Na internet, no site link, na página de Pesquisa.



Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Saúde e Terapia Floral
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: thaisqaccioly@hotmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:24

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 16 de julho de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade