Menu

Se observar é o começo da evolução

por Saul Brandalise Jr. em Autoajuda
Atualizado em 04/01/2024 18:42:21


É com o novo, em conteúdo e ação, que evoluímos. E, OBSERVAR-SE, significa SE ENCONTRAR.

OBSERVAR-SE, é apenas começo, de uma espetacular virada, na forma de entendermos as Causas e os Efeitos, de nossas vidas, porém SE OBSERVAR exige um pouco mais de introspecção. Porque é "SE" de "SER".

O novo, às vezes, nos assusta, principalmente se fomos criados na base do medo, do terror, do "bicho papão", do satanás. E, de tantos outros métodos negativos de adestramento. A vida está à nossa frente, para ser vivida, enfrentada, desafiada e jamais para ser executada, principalmente, com excesso de disciplina e rigor, se isso é imposto por terceiros que são controladores e adestradores.

O maior segredo, de uma vida saudável, vem da fé que temos em nós mesmos e, consequentemente, em nossas atitudes. Agora, é tempo de nos aprofundarmos, ainda mais, na nossa busca evolutiva porque, é isso que buscamos, quando queremos, efetivamente, nos conhecermos. Nossa impressão digital não é única por obra do acaso. As decisões precisam ser nossas e não dos outros, que nos adestram.

Precisamos mergulhar mentalmente, para podermos entender, que os nossos pensamentos têm origem nos nossos valores. Mas, que valores são esses que tanto ajudam ou prejudicam as nossas caminhadas?



Começam pelo país em que escolhemos nascer. Cada um tem, em si, uma forma de agir e de ser. E, nestas características é que precisamos aprender a nos superar. Não é por um acaso que um Argentino pensa diferente de um Brasileiro. Não é por um acaso que um Português quando viaja a Paris "vai para a Europa".

Na sequência da avaliação MENTAL, entendermos a FAMÍLIA, os pais, eventualmente os irmãos, se forem mais velhos, que escolhemos, para nos moldarem em educação, e nos acrescentarem, maior ou menor dificuldade, em nossa caminhada de evolução, desta vida. Se, temos irmãos mais velhos é porque os escolhemos. Se, temos irmãos mais novos é porque ELES nos escolheram, como companheiros de evolução ou, resgates karmicos. Existe, portanto, fortes valores familiares. Se temos filhos é porque eles nos escolheram.

Indo em frente, na SOCIEDADE e PROFISSÕES, em que vivemos, encontramos várias opções de valores que podemos, exercendo o Livre Arbítrio, adotar ou ignorar. Nossos Amigos, aonde temos, fortes relacionamentos, não é por um acaso. Eles também nos apresentam várias opções de valores. Adotamos se queremos...

Nossa eventual religião e, no que cremos ser verdadeiro para construir a nossa fé, é uma real opção para que nossos VALORES MENTAIS sejam adequados ou não, ao nosso crescimento. Neles estão grande parte de nossas deficiências e buscas. Temos que saber interpretar para termos atitudes corretas, ao nosso favor e, não só seguir como animais domados. O melhor de tudo é termos uma Filosofia de Vida que nos permita SER e não seguir adestradores.

Nossos parceiros (as), namorados (as), esposa ou marido, igualmente, são uma fonte enorme de valores que estão a nossa disposição para adotarmos ou não.
Portanto, somos sim, fruto do meio em que vivemos e, nossa caminhada tem muito, de cada um de nossos relacionamentos. O que gostamos e aprovamos deles, ajudam a moldar a nossa forma de viver a vida.

Está faltando equilíbrio, a vida perdeu o sentido, as dificuldades não cessam e, os resultados estão ruim? SE OBSERVE. Você decide, na sua caminhada atual ... Ta ruim? Mude, simples assim.

Verifique qual o valor mental que não te serve? O que você usa como alicerce em sua vida? SE OBSERVAR é dar um passo à frente de, simplesmente, Observar-se.



Sei, mais do que você possa imaginar, que a vida não é uma competição com qualquer pessoa, a não ser comigo mesmo. Somos nós, nossos vícios e hábitos, que fazem parte de nossas colheitas. São nossas decisões, emocionais ou não, de conformismo ou de dinamismo, que nos ajudam a criar nossa evolução.

E, elas estão altamente comprometidas, com os valores mentais, os quais cremos serem verdadeiros, para nossa vida. Joguemos, portanto, os adestramentos, fora de nossa mente.

Não há como negar que somos, consequência do que cremos como verdadeiro, e real, para nossa caminhada desta vida. Eles, os valores mentais, geram o nosso destino. Não é um super, hiper, mega, máster cara, que faz isso por nós. Somos nós quem decidimos caminhar, de acordo com os valores, os quais acreditamos certos para nossa atual existência. O Universo sempre existiu. Ninguém criou. Não usamos tão pouco do cérebro, como humanos, por acaso. Tudo é evolução mental.

SE Observar, é uma clara demonstração de sabedoria de vida, que sempre começa, com Observar-se. Mas, cuide-se, ao SE OBSERVAR, depois de Se Entender, vem o mais difícil: AGIR CONFORME.

Só assim adquirimos SABEDORIA ao nosso favor. Não adianta só saber... Temos, fundamentalmente, que aplicar.

Pablo Neruda disse: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."

Cuide-se, jogue o Medo fora, ele é adestramento e, SE OBSERVE.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 61


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa