Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


5 Cs para criar adolescentes felizes  
Home > Autoconhecimento

5 Cs para criar adolescentes felizes

por Adília Belotti


Não é fácil entrar no mundo adulto. Mas novos estudos sugerem que desenvolver algumas competências pode ajudar...

Detesto essa expressão "aborrescente"! É tão cheia de si, tão gorda e de nariz empinado...
Aborrescentes... Impossível não sentir certo incômodo, de vida congelada numa imagem de outdoor, casas arrebentando de 'tudos', TVs imensas sempre ligadas, jardins não-me-toques, piscinas pintadas de azul, seres não-aborrescentes vivendo aqui e ali vidinhas aborrecidas e espantadas, imaginando afinal por que esses aborrescentes fazem tanto barulho lá embaixo, trancados no porão? Mas, não têm TUDO essas criaturas?
Lembro do convite irônico de um jornal francês velho e talvez meio nostálgico: "Os velhos no asilos, os jovens nos acampamentos, iuupi!!! Lá vamos nós para o Clube Med"! Brrrrr, que medo!!!

Sou daquela safra retardatária de adultos, que pegaram já estourando na praia, a onda gigante de rebeldia dos jovens do planeta... ainda assim estávamos todos lá, na traseira do caminhão que levava "Nós que amávamos tanto a revolução" direto para as barricadas do sexo, drogas e rock'n roll, paz e amor, abaixo a ditadura, é proibido proibir! Você lembra?

Tire o ranço romântico que as lembranças sempre carregam e sobra o quê? Sobramos nós, tentando passar de um lado para outro da vida, sem garantia nenhuma de que o que vamos encontrar não é só uma versão envelhecida e desesperançada de nós mesmos... aborrescentes... todos não fomos? Mas a gente confiava que era mais do que isso...

Nossos ancestrais usavam rituais de passagem para ajudar os muito jovens a entrarem no mundo dos adultos. Nada que lembrasse uma festinha inocente, ao contrário, esses rituais incluíam práticas bem dolorosas, como... escarificações, tatuagens, piercings, isolamento, provas de fogo... nunca foi fácil virar adulto, você sabe...

Um estudo publicado na revista Newsweek, cujo objetivo era determinar quais seriam as características ou as "qualidades" que fariam um jovem tornar-se adulto de maneira mais tranqüila, mais amadurecida e com menos sofrimento na bagagem, revelou o que os estudiosos estão chamando de "5Cs" fundamentais:

Competência para lidar tanto com as provas de matemática, quanto com as provas de afeto e de convivência social;

Confiança para lidar com os altos e baixos da vida, superar as frustrações do caminho e acreditar que dá sim para cada um de nós fazer diferença;

Conexão ou capacidade de criar vínculos, não só com os amigos, mas com os outros seres todos que compartilham desses espaços chamados cidades, onde a anda se trombando e se desconhecendo, lembram do filme Crash?

Caráter ou integridade ou dignidade ou moral ou valores éticos...

Cuidado ou compaixão pelos outros, um sentimento ainda que confuso de justiça social.

Esses 5Cs dão origem a um sexto C, Contribuição. Jovens que têm essas competências, em geral, acabam se engajando em serviços comunitários ou em outras atividades do gênero. E crescem para se tornarem adultos mais amadurecidos e mais felizes...

Li, li, e fiquei pensando, será que esses 5Cs valem só para os adolescentes?

Leia aqui o Study of Positive Youth Development, conduzido pelo dr. Richard Lerner, na íntegra.

E um outro artigo muito interessante sobre a relação entre os 5Cs e a espiritualidade do mesmo autor

Compartilhe


Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro: Toques da Alma, clique e confira.
Email: adiliabelotti@gmail.com
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje
Saturday, April 21, 2018


energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Aceite-se como Você é!
3. Limão para tratar o Sistema Digestivo
4. Vamos ver o que virá...
5. O Limão na Gravidez e Amamentação
6. Previsões das Runas pra 2018
7. Sonhar com a própria morte
8. As Profecias de Chico Xavier


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade