Menu

A Ética, o Amor e o Respeito

por Saul Brandalise Jr. em Autoconhecimento
Atualizado em 01/07/2022 21:27:19


Este trio, a Ética, o Amor e o Respeito, é fantástico.
Precisamos prestar muita atenção nele, porque assim, criamos a base de nossa evolução, na encarnação atual. Trata-se de algo simples mas, de difícil execução, porque precisamos saber administrar os nossos sentimentos e a nossa energia, quando os estamos aplicando.
Um sempre depende do outro. Não há Amor sem Ética. Não há Ética sem Respeito. Não há Amor sem Respeito. O pior amor é o da posse e do ciúme. Nele faltam ética e respeito. Quem amamos não é algo nosso. Precisamos respeitar o espaço de cada um.

Não há Ética só no discurso. Precisamos ter respeito com o que falamos e como agimos. O falar e o agir tem que ser semelhantes. Evitei colocar iguais porque nada é igual. Tudo pode ser semelhante.

Muitas relações são pelo o que a outra pessoa nos agrega em TER. Neste exato momento estamos deixando de lado o SER. Não nos damos conta, quando agimos assim, de que precisamos ser semelhantes ao que falamos ou escrevemos.

O trinômio da relação humana - ÉTICA, AMOR E RESPEITO - são a base de nossas conquistas, sejam elas, de posse material ou de energia. Precisamos ficar atentos ao trio, quando estamos buscando algo material e isso depende, também, da competência e respeito, dos que nos cercam.

Tudo na vida é Energia e ela precisa ser bem administrada e jamais adestrada. Quando as pessoas dizem para nós:
- Não é assim que se faz ...
Isso é adestramento. Precisa haver entendimento e explicação de como se faz, então. A visão de cada um é singular. Quando agimos assim estamos comandando e não tendo, nem ética, nem amor e muito menos respeito.

É fundamental que saibamos entender e respeitar o "espaço" de cada um. Não adianta querermos ter posse de quem amamos achando que os estamos protegendo. Não é ético agirmos assim.



O respeito está nas atitudes e jamais só nas palavras.
Falta ética quando queremos que as pessoas sejam como achamos que devem ser.
No amor, acima de qualquer coisa tem o respeito. Não posso fazer ao outro o que não quero que façam para mim. Esta é a base da ética.

Algumas pessoas definem a palavra Ética como sinônimo de Amor e Respeito. Não existe Moral sem a aplicação da ética. Não resolve ter regulamento se ele fica só no papel. Regulamento regula a mente e assim as atitudes futuras.



Para amar verdadeiramente devemos aprender a misturar vários ingredientes: carinho, afeição, reconhecimento, respeito, compromisso e confiança. Tudo na sua devida ordem e respeito.

Não há como definirmos a palavra ética porque ela está dentro dos valores de cada ser Humano.
Respeito é formado em atos de consideração e até de reverência.
Ora, imagina os três - Ética, Amor e Respeito - determinando as nossas atitudes... Bom, né?



Sejamos éticos, portanto, em nossas atitudes sociais, profissionais, familiares, de fé e amorosas.
Sei que nos veremos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 255


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa