Menu

Carta às mulheres

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 17/04/2003 16:06:04


Dieta, malhação, otimismo e disposição. Todo o ano, com a proximidade do verão, a história sempre se repete: uma multidão invade as academias em busca do corpo perfeito, no menor tempo possível. A maioria acha que vale tudo para recuperar o tempo perdido. Dietas malucas, injeções milagrosas e até mesmo passar fome. Porém, quando o verão acaba, as promessas também ficam para trás. Daí toda aquela vontade de se exercitar dá lugar à preguiça e ao desânimo. Por que tantos mortais passam por isso?

Desculpas não vão faltar para justificar a desistência de se levar em frente as promessas de uma vida saudável. Afinal, o ser humano tem um incontável repertório de “auto-engano”. Diante do conforto dos lençóis, do prazer de alguns minutos a mais de sono ou da possibilidade de um programa mais tranqüilo, somos capazes de inventar mil desculpas para não suarmos a camisa numa academia. Hoje está frio, está calor, estou indisposta e por aí vai.

Para vencer o desânimo e mudar o estilo de vida sedentária, algumas dicas fazem a diferença. Antes de começar qualquer atividade física, defina seus objetivos com os pés no chão. Tentar seguir o conceito de peso ideal exibido na mídia pode ser doloroso e frustrante. Talvez este seja um dos principais motivos que fazem tanta gente desistir. Algumas pessoas desejam o impossível. Num processo de mudança de hábitos de vida, a auto-aceitação é fundamental. Não queira ficar igual a uma capa de revista. Aquelas modelos não existem, são feitas de sonho e desejo. São bonecas perfeitas que não estão nas praias, nem nas ruas e muito menos em nossas casas. Foram moldadas por um programa de computador, pela destreza de um bisturi cirúrgico ou nasceram com um DNA único, impossível de ser clonado. Portanto, seja você!

Primeiro passo: traçar metas. As pessoas desanimam por que não sabem onde querem chegar. Se você tem objetivos claros em mente, fica mais fácil perseverar. Depois de planejar, comece. Sempre que se fala em dieta e ginástica, é comum ouvir a famosa promessa: “na segunda-feira eu começo”. Abandone esta idéia. Quem quer mudar o estilo de vida, não escolhe dia. Simplesmente começa, porque todo dia é um bom dia.
Na hora de escolher a atividade física, descubra a que lhe dá mais prazer. Não adianta passar horas na musculação, se você não gosta de levantar peso. Nem saracotear numa aula de lambaeróbica, se você é uma pessoa zen, tranqüila. Também não é preciso se martirizar por não estar em forma. Ao chegar à academia no primeiro dia, muita gente tem a impressão de estar sobrando. Esse sentimento de exclusão acontece quando os novatos insistem em se comparar com as pessoas que já praticam exercícios físicos há mais tempo. Se os “malhadores” estão bem, é porque tiveram paciência e disciplina. Não se intimide com aquela amiga que faz uma hora de spinning, seguida de mais uma hora de musculação e ainda encontra disposição para uma aula de aeroboxe. Respeite seus limites.

Fuja das dietas da moda ou radicais e não adote a máxima de "fechar a boca". Só o seu médico ou um profissional da área de nutrição podem lhe indicar o melhor caminho. Associe sua dieta com imagens de auto-estima. Quando der vontade de devorar aquele pudim, lembre-se que disciplina é o amor e o respeito que você sente por si e pelo seu corpo. Faça uma “lipoaspiração” na sua geladeira. Nada de doces e comidas gordurosas. Encha as prateleiras com alimentos saudáveis, frutas, legumes e iogurte desnatado. Ande sempre com um estojo de “primeiros-socorros” recheado de coisinhas gostosas e saudáveis. Assim será mais fácil resistir à tentação de comer aquele sonho de padaria ou aquela caixa cheia de bombons.

Adote um estilo de vida mais criativo. Leia, aprenda coisas novas, não se queixe. Pessoas pessimistas e desanimadas estão mais sujeitas ao fracasso. Mantenha o bom humor e aprenda a rir de si mesma. Lembre-se de que o riso é o combustível da alma. E agora, mãos à obra. Levante do sofá ou de sua confortável cadeira de trabalho. Balance as gordurinhas, sacuda a poeira das suas celulites e vá em frente. Dieta e exercícios físicos não devem ser encarados como simples promessas de verão. Eles fazem parte de um compromisso com a sua saúde, para a vida toda. Boa sorte!

Carmen Martinez
Consultora motivacional e autora do livro "Dieta? Ginástica? Na segunda-feira eu começo... (O fim das falsas promessas)”, pela Litteris Editora. [email protected]


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa