Menu

Carta de um Afegão - Uma perspectiva diferente do Atentado

por WebMaster em Autoconhecimento
Atualizado em 20/09/2001 14:11:30


Recebido de Ana Cristina Carneiro e Luciana Mussato

Escrevo para mostrar uma perspectiva diferente dos eventos da última terça...
Aqui está o que um afegão pensa da situação.
Tenho visto muita gente dizer "bombardeiem o Afeganistão ate que este país volte aos tempos das cavernas". Ron Owens, do programa de radio KGO, falou hoje que isto significaria matar pessoas inocentes que nada têm a ver com estas atrocidades, mas "como guerra é guerra", deveríamos ter que aceitar danos colaterais. "O que mais poderíamos fazer?"
Minutos depois vi um comentarista de TV dizendo que nós "temos peito para fazer o que deve ser feito".

E assim tenho pensado seriamente nas questões levantadas, especialmente porque eu sou do Afeganistão, e apesar de viver aqui na América por mais de 35 anos, nunca perdi contato com o que acontece por lá. Então sinto necessidade em dizer a todos que queiram ouvir, como a situação se apresenta sob meu ponto de vista.
Falo como alguém que odeia profundamente o Taliban e Osama Bin Laden. Meu ódio vem da minha própria experiência em primeira mão.

Não há duvida em minha mente de que estas pessoas são os responsáveis pela atrocidade em New York. Eu concordo que algo deve ser feito em relação à estes monstros.
Mas o Taliban e Bin Laden não são afegãos. Eles não são nem mesmo o governo do Afeganistão. O Taliban é um culto de psicóticos ignorantes que assumiu o poder do Afeganistão em 1997. Bin Laden é um criminoso político com um plano. Quando você pensar em Taliban, pense em nazistas. Quando você pensar em Bin Laden, pense em Hitler. E quando você pensar em "Povo do Afeganistão", pense nos "judeus em campos de concentração".

O povo do Afeganistão não somente não têm nada a ver com esta atrocidade, como foram eles próprios as primeiras vítimas dos responsáveis por este ato terrorista.
Os afegãos exultariam se alguém pudesse entrar lá, expulsar o Taliban e varrer o ninho de ratos que se alojou em seu país. Alguns poderiam dizer, "então por que os afegãos não se revoltam e destituem o Taliban?" A resposta é porque eles estão famintos, exaustos, incapacitados e sofrendo.

Há alguns anos atrás, as Nações Unidas estimaram que haviam 500.000 órfãos e aleijados no Afeganistão - um país com nenhuma economia ou mesmo comida.
Existem lá milhões de viúvas e o Taliban as têm enterrado vivas, em covas coletivas. O solo está infestado de minas, as fazendas todas destruídas por anos de guerra com os soviéticos. Estas são algumas das razões pelas quais o povo do Afeganistão não destituiu o Taliban.

Agora nós voltamos à questão "bombardear o Afeganistão de volta aos tempos das cavernas". O problema é que isto já foi feito. Os soviéticos já cuidaram do assunto.
Fazer os afegãos sofrer? Eles já estão sofrendo.
Nivelar suas casas? Feito. Transformar suas escolas em pilhas de escombros? Feito.
Erradicar seus hospitais? Feito. Destruir sua infra-estrutura? Feito.
Isolá-los dos suprimentos de medicamentos e cuidados de saúde? Tarde demais, pois alguém já fez todo o serviço.
Novas bombas só iriam espalhar os escombros deixados por bombardeios anteriores. Será que um ataque conseguiria pelo menos atingir o Taliban? Talvez não.

No Afeganistão de hoje, apenas os membros do Taliban comem, somente eles têm recursos para se locomoverem. Eles iriam arrumar um jeito de fugir e novamente se esconder. Talvez as bombas iriam atingir alguns dos órfãos, já que tantos deles estão aleijados - por minas - e não têm como se locomover. Um vôo de jatos despejando bombas sobre Kabul seria um golpe contra os criminosos que fizeram este ato hediondo, mas na verdade isto faria até sentido para o próprio Taliban - por atingir mais uma vez o povo que eles já vêm aniquilando há tanto tempo.

Então, o que mais existe lá? O que poderia ser feito, então?
Deixe-me agora falar do meu verdadeiro temor. A única maneira de pegar Bin Laden é entrar lá com tropas de solo. Quando as pessoas falam em "ter peito para fazer o que deve ser feito", eles falam em termos de "ter peito para matar tantos quanto forem necessários". Ter peito para passar por cima de quaisquer conceitos éticos sobre matar pessoas inocentes. Vamos colocar nossas cabeças para fora da areia. O que está realmente na mesa é o fato de que muitos americanos morreram. E muitos americanos mais morreriam nesta caçada ao esconderijo de Bin Laden através do Afeganistão. Porque para chegar ao Afeganistão, eles teriam que ir através do Paquistão. Será que eles deixariam? Talvez, mas certamente estariam com a insegurança de que a conquista do Paquistão poderia ser uma conseqüência. E as outras nações islâmicas, se uniriam neste esforço de guerra?

Vejam bem, nós estamos flertando com uma guerra entre o Islam e o Ocidente.
E adivinha? Este é o plano de Bin Laden. Isto é exatamente o que ele quer.
Caso você tenha tido a chance de ler seus discursos e pronunciamentos, vai ver que tudo isso está lá. Ele realmente acredita que o Islam pode vencer o ocidente e transformar o mundo numa grande nação islâmica.
Parece ridículo mas ele acha que SE pode polarizar o mundo em Islam e Ocidente, ele possui então um bilhão de soldados. E se o ocidente começa uma guerra naquelas terras, seria uma multidão de pessoas com nada a perder, o que é ainda melhor que o ponto de vista de Bin Laden.

Ele pode estar errado e ao final de tudo o ocidente poderia triunfar, seja lá o que isso signifique. Mas a guerra duraria anos e milhões mais morreriam, não somente do lado deles, mas do nosso.
E quem tem peito para encarar isso?
Infelizmente Bin Laden tem. Alguém mais?

Em paz,
Tamim Ansary


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


clube WebMaster é o Apelido que identifica os artigos traduzidos dos Associados ao Clube STUM, bem como outros textos de conteúdo relevante.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa